Se você é uma das pessoas que pretendem ou já estão vendendo brigadeiros, é importante se atentar a algumas condições, como custos, lucro, aparência, impacto do produto e a divulgação do seu trabalho.
Uma das principais vantagens de vender brigadeiros é que o investimento não é alto e o doce não enfrenta períodos sazonais, ou seja, épocas em que ele vende mais ou vende menos, como é o caso de sorvetes e picolés, que tem uma vendagem maior no verão, em comparação ao inverno. Por isso, vender brigadeiros é uma oportunidade de ganho constante, sem encarar momentos de vendas fracas.
Para iniciar um negócio de brigadeiros gourmet não é preciso ter muito dinheiro disponível, já que os custos são relativamente baixos, os ingredientes e as embalagens são simples de encontrar, possuem um preço acessível e grande parte dos utensílios você já tem em casa.
Os equipamentos mais sofisticados podem ser adquiridos mais tarde, conforme as suas demandas e lucro aumentarem, para que você possa otimizar o tempo da produção e a qualidade do produto.
O que você realmente irá precisar neste momento é de tempo para confeccionar e vender os docinhos e de dedicação para melhorar sempre a qualidade das guloseimas.
Custos
A despesa para fazer brigadeiro é relativamente inferior ao lucro que podemos obter, pois existe uma grande procura pelo doce.
O custo do investimento em um negócio de venda de brigadeiros gourmet é bem mais baixo em comparação a outros, visto que uma receita pode custar em média R$20,00!
Lucro
Para quem está começando, o retorno financeiro é de pelo menos 200%, ou seja, se você investe R$ 500,00 em doces, volta R$ 1000,00.
O poder comercial do brigadeiro é alto, então no início você pode ganhar um valor total entre R$ 900,00 a R$ 2500,00 com a venda dos brigadeiros gourmet. Mas conforme o tempo passa, você começa a se especializar e garante estratégias para aperfeiçoar tanto o produto, quanto a sua divulgação e inovação, resultando em uma renda que varia de R$ 2000,00 a R$ 5000,00 por mês.
No entanto, é preciso ter um bom marketing, saber precificar os produtos corretamente através de cálculos que levam em consideração as suas despesas, mão de obra e lucro para evitar prejuízos, como veremos no próximo capítulo.
Uma grande dica para evitar inconvenientes ao receber encomendas de brigadeiros é sempre fechar o negócio recebendo metade do valor antes de iniciar a produção, e a outra metade do pagamento após a entrega do pedido. Essa maneira de trabalhar ajuda a reduzir os famosos calotes e desistências de encomendas.
Aparência do produto
Os produtos precisam ter uma boa imagem para auxiliar nas vendas. Então aposte em embalagens mais atrativas para os seus brigadeiros gourmet e invista na estratégia de vender conjuntos ao invés de apenas um doce, pois dessa forma é possível vender várias unidades.
Uma outra tática é adquirir embalagens que ilustram datas comemorativas próximas, como dia dos namorados, natal, páscoa e várias outras.
Divulgação
O marketing é um ponto importante em qualquer tipo de negócio. No caso de brigadeiros gourmet, invista na divulgação do cardápio em redes sociais e oferecimento de cartões em comércios próximos por meio de parcerias com outras lojas, além de utilizar a embalagem do produto como propaganda.
Se estiver com um orçamento mais folgado, forneça degustações para atrair pessoas e fazer com que elas conheçam o seu produto.
Fotos
As fotos fazem parte da divulgação dos seus itens. Faça sempre boas fotos para montar o seu inventário, com imagens que captam a maior quantidade de detalhes possíveis.
Ao montar o álbum com cada brigadeiro, você também pode acrescentar o preço para cada um, variando em sabores e tamanhos!
Inovação
Inovar é importante a todo tempo. Busque entender quais são os produtos necessários neste meio, ou seja, sabores de brigadeiros gourmet que tenham uma alta procura ou que ainda não sejam comercializados na sua localidade!