Área do Aluno


ou



DICAS PARA LEITURA DINÂMICA DE TEXTOS

A capacidade de manter-se focado durante a leitura é fundamental para ser produtivo e não desperdiçar tempo. Se, a cada dois parágrafos, o leitor interrompe a leitura para checar as notificações do celular, a experiência será parada para, depois, ser retomada continuamente, o que diminui a capacidade de compreensão.


Dessa maneira, desperdiça tempo em dobro: o tempo adicional que demora para compreender o que leu e os preciosos minutos desperdiçados com as distrações (smartphone, computador, redes sociais etc.). O segredo está em transformar a produtividade em hábito, mantendo as distrações longe, sem deixar o celular ou computador por perto.


O lugar escolhido para fazer as leituras também influencia muito na velocidade e no dinamismo da atividade. Barulho de trânsito, de obras, de algum estabelecimento e até mesmo de música podem atrapalhar a capacidade de concentração, fazendo com que o leitor “saia” da leitura com frequência e, com isso, não consiga ler tão rápido quanto possível.


Além disso, se estiver lendo em um ambiente com outras pessoas, também será diretamente interrompido caso falem com o leitor, mesmo que para um diálogo rápido. Além de silencioso, também é importante que o cantinho escolhido para a leitura seja confortável. Quando está à vontade para ler, é muito mais fácil entregar-se ao texto e dedicar toda a atenção a ele. E se tiver um espaço especial onde gosta de ler, outra vantagem é que isso facilitará o estabelecimento da leitura como parte integrante da rotina.


Outro ponto é não ser muito produtivo que um estudante vire a noite estudando para uma prova que será dada no dia seguinte. Nesse momento, o desespero de algumas horas extras de estudo já não é mais tão importante quanto o descanso, que permitirá mais foco e uma melhor memória para o aluno durante a prova. O mesmo princípio pode ser aplicado à leitura dinâmica.


Quando estamos cansados, independentemente se a exaustão atingir a nossa vista e/ou cabeça, nossa capacidade de concentração diminui drasticamente. O leitor se verá, então, tendo que ler e reler o mesmo trecho diversas vezes e, é claro, demorando muito mais para ler cada linha do que o normal. E o pior é, no dia seguinte, retomar o texto e perceber que não se lembra de praticamente nada do que leu na noite anterior.


Isso porque um cérebro cansado também diminui sua habilidade de reter informações. Portanto, um importante ponto da leitura dinâmica é saber a hora de parar. Uma boa noite de sono e hábitos saudáveis de vida têm muito a acrescentar na mente, no foco e no bom aproveitamento dos conteúdos lidos.


Tome cuidado para não pronunciar o que lê, mexendo a boca. Também tente evitar voltar sempre para a mesma linha do texto, procurando acompanhar as linhas com o dedo. A partir daí, é acelerar e ler mais rápido. Pode ser que não entenda nada no começo, mas seu cérebro vai ser forçado a absorver informações. Além do mais, com a aceleração, seu pensamento vai mudar e seus olhos aprenderão a focar em um único ponto da palavra.  


Você não verá mais o texto como uma seqüência de letras, mas em unidades de pensamento.Para ler, vai passar das sílabas para as palavras e das palavras para as idéias centrais do texto. Mais uma dica boa é, aos poucos, mudar  o tipo de texto. Daquela reportagem que você já decorou, passe para notícias sobre celebridades, por exemplo, que são simples. Depois procure algo mais denso. Quer ter uma noção exata? É possível ler Dom Casmurro, que tem mais de 65 mil palavras, em 80 minutos.


Por fim, é interessante começar a aproveitar cada minuto livre para a leitura, especialmente no que diz respeito ao tempo ocioso que passamos em filas, salas de espera, intervalos ou no transporte público, por exemplo. E que tal ir um pouco mais cedo para a cama, todas as noites, e ler antes de dormir?


Um bloco de quinze ou vinte minutos que seriam jogados fora, quando dedicado à leitura, torna-se tempo bem aproveitado. Com isso, o leitor avança bem mais rápido nas suas leituras, ainda que não consiga ler muito a cada dia. Outra vantagem é que isso ajudará a construir o hábito cotidiano da leitura.



Este artigo pertence ao Curso de Métodos de Leitura

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados