Área do Aluno


ou



Dificuldades de uma Cultura Organizacional

Por mais que uma cultura organizacional forte tenha os seus benefícios e facilite em muitas situações o cotidiano dentro de uma empresa, há dificuldades que devem ser explanadas. 

O grande problema de uma forte cultura é a dificuldade de adaptação aos novos desafios. Quando todos os processos e regras já estão definidos, é normal que a empresa comece a passar por um processo de burocratização, buscando a excelência dos processos realizados. 

Entretanto, os processos em si não são analisados, nesses casos. A burocracia tem as suas vantagens ao permitir uma padronização de comportamento, que permite maior visualização das atividades da empresa. Contudo, gera uma rigidez dentro da organização que pode ser extremamente prejudicial aos seus resultados. 

Ainda, uma empresa com uma grande rigidez em sua cultura organizacional tende a ser avessa a mudanças. E considerando que estamos presenciando a quarta revolução industrial desde o advento da internet e da batalha por dados, não se adaptar às mudanças do mercado pode gerar a ruína de uma organização. 

Para que os problemas em relação a culturas fortes fique devidamente mapeado, é interessante observar as principais barreiras que esse tipo de cultura apresenta: 

  • Barreira a mudanças 
Em culturas fortes existe uma considerável resistência à mudança por parte dos colaboradores. Isso é um aspecto extremamente prejudicial em mercados dinâmicos, como os meios que envolvem tecnologia. 

Porém é preciso entender que mesmo empresas em setores tradicionais precisam estar abertas a mudanças quando perceberem uma tendência de modificação no mercado. O mercado de velas sofreu um baque considerável após a popularização da energia elétrica, por exemplo. 

  • Barreira a diversidades
Em determinadas culturas fortes, pode ser que os colaboradores tenham uma maior dificuldade de aceitar colaboradores que não se encaixem em um padrão pré-definido. Esse tipo de comportamento é extremamente prejudicial, por poder chegar a discriminar pessoas de determinada cor, sexo ou idade. 

É sempre importante lembrar que a diversidade gera a possibilidade de se enxergar um mesmo problema por diferentes ângulos, o que leva a respostas diferentes. E quanto maior a variedade de respostas que uma empresa consegue dar, mais preparada ela estará para as reviravoltas que podem ocorrer no mercado. 

  • Barreira às aquisições e fusões
Quando ocorre a fusão entre duas empresas, ou a aquisição de uma empresa por outra, esse é um fator a ser considerado. Quando as duas empresas possuem culturas fortes, pode não haver compatibilidade entre os comportamentos dos funcionários. 

A dificuldade de compatibilizar as culturas é tão elevada, que o mais comum é que uma das culturas termina fagocitando a outra, eliminando-a do ambiente de trabalho. Isso pode vir a ser um problema, pois pode gerar a  insatisfação dos funcionários da empresa cuja cultura deixou de existir.


Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Pessoas

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados