DIMENSÃO
A dimensão da escrita tem a ver com o tamanho das letras. É um parâmetro que avalia a autoestima, o conceito que a pessoa tem de si mesma, o quanto ela se valoriza, seu grau de introversão ou extroversão e grau de confiança em si mesma.
Para realizar a medição, deve-se observar quatro ou cinco letras ovais das primeiras três linhas do texto, quatro ou cinco das linhas do meio e quatro ou cinco das linhas do final da escrita. Depois, deve-se fazer o mesmo com as partes superiores e inferiores para obter uma média. Se há desigualdade de tamanho maior que 2 milímetros, é importante levar em consideração.
- Letra grande: de 3 a 5 mm.
- Letra média: de 2,5 a 3 mm.
- Letra pequena: menor que 2,5 mm.
▪ Dimensão das partes ovais: são medidas em milímetros seguindo a inclinação da letra. Vale lembrar que as partes ovais são os “olhos” das letras a, g, q, d, e, que se situam na zona média da escrita.
▪ Dimensão das partes superiores: são medidas em milímetros como se faz com as parte ovais segundo a inclinação da letra seguindo o eixo central. Vale lembrar que são as partes superiores das letras b, d, f, h, j, l, t.
▪ Dimensão das partes inferiores: são as partes das letras que vão desde a zona média para baixo nas letras f, g, j, p, q, e, z. São medidas seguindo as mesmas instruções anteriores.
▪ Dimensão das letras maiúsculas: são medidas em seu todo.
Os padrões de dimensão da altura e extensão são:
- Altura do corpo das letras minúsculas (medem-se a, e, i) é entre 2,5 a 3 milímetros.
- Partes superiores e inferiores: entre 9 e 11 milímetros.
- Largura: toma-se 80% da altura de uma escritura determinada.
- Maiúsculas: altura entre 9 e 11 milímetros e largura de 80%.
▪ Escrita de dimensão muito grande: indica uma pessoa que se valoriza excessivamente, vaidosa e que pode compensar complexos de inferioridade mostrando o contrário. É orgulhosa e busca se identificar com ideias de famosos ou personalidades prestigiosas. Será uma pessoa que terá uma visão mais global das coisas do que minuciosa.
▪ Escrita de dimensão grande: a pessoa possui grande capacidade de comunicação e generosidade. É extrovertida e aberta à conexão com os outros. Além disso, é otimista, não é muito reflexiva (primeiro faz e depois pensa) e segura de si mesma.
▪ Escrita de dimensão média: são pessoas com equilíbrio emocional e que vêem a si mesmas como são. Possuem como características a espontaneidade, a sociabilidade com equilíbrio de introversão e extroversão e boa adaptação ao meio, fazendo amigos facilmente. Costuma analisar as coisas antes de executá-las.
▪ Escrita de dimensão pequena: são pessoas observadoras, caladas, detalhistas, meticulosas, singelas edóceis. Pode ser a escrita característica de pessoas pouco desprendidas, introvertidas, retraídas, pouco espontâneas e, em algumas ocasiões, podem chegar a ser rotineiras.
▪ Escrita sobreerguida: a escrita é mais alta do que larga. Partes superiores e inferiores são longas e acentuadas no sentido vertical. As maiúsculas são acentuadas. Isto é característico das pessoas que se valorizam tanto que se sentem superiores em relação aos demais, orgulhosas e vaidosas. Possuem grande ambição espiritual.
▪ Escrita reduzida: a dimensão nesta escrita é oposta à sobreerguida. As partes superiores e inferiores são curtas, de tamanho menor que o módulo. Predomina a zona média da letra. É característica de pessoas realistas, práticas, singelas, submissas e tímidas. Além disso, são de pouca iniciativa e difíceis de motivar.
▪ Escrita alta: acontece quando as letras são mais altas do que largas. É importante diferenciar da sobressaltada, na qual as desproporções se dão apenas em algumas partes das letras (como nas maiúsculas, pontos e barras de t). Aqui, ela simboliza pessoas abertas a aspirações por viver em um mundo socialmente mais elevado, idealistas e com aspirações bastante elevadas. Porém, possuem dificuldades para adaptar à realidade e têm sentimento de inferioridade.
▪ Escrita baixa: são as letras que ficam na zona média, que são mais largas do que altas (os pontos, barras e acentos são baixos. As partes inferiores são normais ou excessivas). Diferem da escritura reduzida, em que as partes superiores e inferiores são encurtadas. Indica critério de realidade, poucas ambições e comodismo. Há introversão com tendência à desvalorização pessoal.
▪ Escrita crescente: a dimensão das letras vai aumentando ao longo da palavra. São características de pessoas confiantes, otimistas, espontâneas, com tendência à ingenuidade e uma grande capacidade de assombro. Também, são pessoas que tendem a engrandecer os fatos para receber a aceitação do outro. Por isso, têm tendência a mentir.
▪ Escrita decrescente: as letras diminuem de tamanho ao longo das palavras. Observa-se isso em pessoas prudentes, com análise crítica das situações, reflexivas, desconfiadas e que precisam chegar ao fundo das situações para esclarecer o oculto. Também, são discretas, curiosas, diplomáticas e possuem habilidade para convencer e persuadir.
▪ Escrita uniforme: não há grandes mudanças na altura das letras. Equilíbrio, ordem, reflexão, constância, perseverança, boa adaptação ao meio e fidelidade são as principais características de quem escreve desta maneira. A mesma característica psicológica em excesso pode cair na rotina, monotonia e a pessoa pode considerar perigoso tudo aquilo que a retire de seus hábitos.
▪ Escrita irregular: a escrita é desigual e típica das pessoas muito emotivas, receptivas, sensíveis, inseguras e com instabilidade emocional. Possuem dificuldades para adaptar-se ao meio. Suas condutas são voláteis e inseguras.
▪ Escrita com acréscimos de tamanho: observa-se alguma letra maior do que as outras, o que chama a atenção por não manter nenhum ritmo. Pode indicar mau humor e violência.
▪ Escrita estendida: as letras são mais largas do que altas e se alongam em sentido horizontal. Há grande espaço entre as letras de uma mesma palavra. Indica extroversão, necessidade de contato com o outro, generosidade e sociabilidade. Se o ambiente gráfico é negativo pode significar esbanjamento e falta de reflexão e concentração.
▪ Escrita apertada: existe pouca separação entre as letras de uma mesma palavra. Tem a ver com pessoas reflexivas, cautelosas e com capacidade de concentração. Também, são austeras, tenazes e com grande propensão à economia. Contudo, são inseguras, tímidas, prudentes e desconfiadas. Estabelecem mais contanto com o âmbito familiar.
▪ Escrita contida: se retrai quando avança para a direita. Significa reflexão, temor, necessidade de poupança, introversão, dificuldade para estabelecer relações ou amizades e prevalência de pensamento abstrato.
▪ Escrita lançada: é impulsionada nos finais das letras e nas barras de t, para a direita e para cima. Significa que predominam os instintos sobre a razão. São pessoas impacientes e com fácil irritabilidade. Apesar de extrovertidas, suas relações são voláteis e instáveis.
▪ Escrita movida: possui movimentos desnecessários. A escrita possui velocidade rápida nos traços. Essas pessoas têm pensamento influenciado pela imaginação. São ativas, dinâmicas, impulsivas, sociáveis, mas com vínculos instáveis.
▪ Escrita sóbria: os traços são singelos, proporcionais e sem adornos desnecessários. O pensamento é influenciado pela razão. Assim, a escritura é clara, contida, simplificada e proporcional. A pessoa apresenta objetividade, clareza mental, timidez, austeridade, maturidade afetiva e vínculos estáveis.
Este artigo pertence ao Curso de Grafologia
Faça o Curso completo grátis!!