Área do Aluno


ou



DIREÇÃO DAS LINHAS

A direção das linhas é o percurso que a pessoa realiza durante a escrita sobre a linha. Por meio da direção das linhas é possível interpretar a estabilidade emocional, as variações do estado de ânimo e o humor de uma pessoa. A linha evidencia a forma com que ela enfrenta os obstáculos que se vão interpondo ao longo da vida.

▪ Direção das linhas horizontal: as linhas seguem uma reta.



▪ Direção das linhas ascendente: as linhas da esquerda à direita tendem a ascender. Do ponto de vista psicológico indica otimismo, autodomínio, ambição e atividade. Também são indícios de imaginação, fantasia e capacidade criativa. Há traços de extroversão e desejo de comando, o que aponta uma pessoa independente, leal a seus objetivos e que possui segurança em relação a algo.



▪ Direção das linhas descendente: as linhas baixam da esquerda para a direita. Isso pode ser confirmado com a direção das barras do t, finais das letras, rubrica da assinatura e os pontos. Essa direção se interpreta como sensação de abatimento, cansaço, baixa no rendimento e na capacidade de trabalho. Também pode indicar depressão e tristeza, além de introversão nos vínculos. É característica de pessoas influenciáveis.



▪ Direção das linhas sinuosa: as letras oscilam de forma que nem todas se apoiam na linha. Isso pode ser confirmado com a irregularidade na colocação dos pontos dos “i”, barras do “t” e acentos. Indica imaginação, capacidade criativa, intuição, sensibilidade, flexibilidade e adaptação.

Por outro lado, também é indício de insegurança emocional e oportunismo. As irregularidades na direção das linhas significam que o sujeito vacila ante a execução de dois atos equivalentes opostos.



▪ Direção das linhas serpentina: as linhas apresentam ondulações, o que indica  personalidade com grande imaginação, capacidade criativa, intuição, mas também inconstância. Pode ser uma pessoa dependente emocionalmente do outro, além de ser influenciável.


▪ Direção das linhas côncava: as linhas formam um arco que se abre para cima, desce e depois sobe. Neste caso a pessoa sente timidez, insegurança, passividade, angústia e desalento. Isto faz com que mude a direção da escrita e que ela ascenda de forma agressiva. A introversão inicial que se transforma em extroversão indica ganho de confiança.



▪ Direção das linhas convexa: as linhas ascendem e depois descem. É característica de pessoas que apresentam grande entusiasmo inicial e euforia, mas que diante do primeiro obstáculo, baixam. Também aponta pessoa impulsiva, que se dispersa facilmente e apresenta instabilidade emocional (a ponto de levar à depressão).




Este artigo pertence ao Curso de Grafologia

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados