Área do Aluno


ou



Drenagem Linfática Facial

Quando o sistema linfático trabalha de uma maneira mais acelerada, a irrigação local é melhorada e a cicatrização das áreas tratadas é mais rápida.

Nesse contexto, a técnica de drenagem linfática facial é uma técnica que estimula o sistema linfático da região, sendo bastante indicado para situações pré e pós operatórias.

A drenagem linfática tem como objetivo reduzir possíveis edemas que surgem após cirurgias faciais, além de melhorar a cicatrização.

Através dessa técnica, o excesso de líquidos que se encontram presos entre as células é retirado com maior celeridade.

Com isso, o corpo é capaz de eliminar toxinas, evitando a incidência de doenças da pele, como a acne.

Benefícios da Drenagem Linfática Facial

  • Redução do inchaço facial;
  • Remoção do líquido excessivo na pele;
  • Auxílio da cicatrização;
  • Combate a acne;
  • Redução de edemas;
  • Tratamento das linhas de expressão;
  • Relaxamento;

Hidratação Facial

Como você aprendeu no decorrer desse curso, a hidratação é um dos principais fatores que mantém a pele saudável.

Através das técnicas que permitem uma hidratação profunda, a pele do rosto é favorecida, com uma maior elasticidade, viço e equilíbrio hídrico da pele.

Na hidratação facial são utilizados diversos produtos que contam com princípios ativos hidratantes que tem como função repor a umidade da pele, reduzir as marcas e linhas de expressão, além de eliminar tensões. Quando a paciente se descuida da hidratação, diversos malefícios passam a surgir com decorrer dos anos, entre eles a perda da propriedade de regeneração da pele.

Não somente, uma pele pode ser ressecada cronicamente, se tornando mais susceptível ao surgimento de rugas, tendo em vista que a falta de hidratação afeta diretamente na elasticidade da pele.

Por outra via, quando a pele é saudável e equilibrada hidricamente, se torna mais difícil que esse tecido apresenta problemas

Benefícios da Hidratação Facial 

  • Redução do ressecamento da pele;
  • Prevenção do envelhecimento;
  • Melhora da textura da pele facial;
  • Clareamento de manchas solares;
  • Protege contra impurezas;
  • Controle da oleosidade;
  • Ajuda na prevenção do surgimento da acne;
Como o procedimento de hidratação facial é realizado?

Se você imagina que a hidratação facial se restringe somente a aplicar produtos na pele e fazer movimentos circulares, você está bem enganado(a)!

A técnica utilizada para hidratação é mais complexa, contendo diversos passos, com duração média de cerca de cinquenta minutos.
Para a hidratação, a pele é higienizada e esfoliada para remover as impurezas. 

Em seguida, uma loção tônica ultra hidratante e máscara hidratante são aplicados na pele.

Finalmente, uma máscara descongestionante hidroplástica é aplicada no rosto, trazendo ações imediatas de hidratação.

Além disso, esse produto tem como propriedade reduzir o avermelhamento da pele e dos contornos faciais.

No geral, a hidratação facial não oferece riscos aos usuários, sendo indicado para os mais diversos tipos de pele.

O interessante é que a hidratação facial pode ser realizada em qualquer época do ano, tendo em vista que não necessita de repouso.

Corrente Russa

Partindo agora para as técnicas que utilizam eletroestimulação, começamos com a corrente russa, uma metodologia que tem como objetivo auxiliar na prevenção do envelhecimento da pele do rosto.

A corrente russa utiliza o princípio do aumento do tônus muscular para melhorar a expressão facial.

Essa técnica também é conhecida como iontoforese, promovendo contrações leves da musculatura da pele com a atuação de correntes farádicas.

Essas correntes não são contínuas, tendo ondas com tempo de variação de zero ao valor eficaz de sua amplitude que deve ser menor que 10 ms.

A corrente russa é realizada com um aparelho específico para a técnica, que estimula os nervos periféricos faciais, de forma a gerar contração muscular.

Tendo em vista o impulso gerado, a pele recebe uma maior irrigação sanguínea, sem contar que a técnica oferece a ativação linfática.
Para ter resultados, é necessário realizar algumas sessões, geralmente, são feitas de cinco a dez para começar a ver resultados.

Benefícios da Corrente Russa

Tendo em vista que a corrente russa funciona como uma forma de “exercitar” os músculos faciais, esses estímulos elétricos são capazes de aumentar a força e volume desses tecidos.

Os estímulos elétricos são capazes de promover uma tonificação da pele, ajudando a combater a flacidez e corrigindo as marcas do tempo que surgem na face. 

Tendo em vista que os efeitos surgem com o tempo, pode ser que seja necessário manutenções nos meses seguintes.

Algumas pessoas demoram mais para necessitar essas manutenções, porém, quando o tratamento é para o rejuvenescimento, as sessões ocorrem em um período mais curto.

Contraindicações

É preciso ter cuidado com a corrente russa, não sendo indicado para pacientes portadores de doenças do coração, marcapasso, processos inflamatórios ou infecciosos.

Além disso, pacientes grávidas não devem realizar o procedimento, tendo em vista a possibilidade de complicações.

Radiofrequência

Na radiofrequência uma fonte de calor é utilizada para promover a estimulação da pele do rosto a produzir fibras colágenas.

Essa produção auxilia na maior qualidade da elasticidade da pele, de modo a corrigir linhas de  expressão e rugas.

O tratamento com radiofrequência é capaz de melhorar a circulação da pele, auxiliando na firmeza do rosto, de modo que o tecido se apresente mais rejuvenescido.

A radiofrequência é um método seguro, indolor e que apresenta resultados duradouros.

Por isso, essa metodologia é bastante indicada para pacientes que desejam combater a flacidez do rosto sem sofrer com procedimentos mais invasivos.

É possível realizar a radiofrequência facial em diversas regiões do rosto, como ao redor dos olhos e da boca, queixo, bochechas e testas.

Essas são justamente as partes em que a pele tem a tendência a ficar mais flácida, ocorrendo a maior incidência de rugas e linhas de expressão.

A radiofrequência é realizada com um equipamento que emite ondas eletromagnéticas capazes de chegar até o nível de gordura localizada entre a pele e o músculo.

Ao aumentar a temperatura nessas camadas, a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos é maior.

Dessa forma, ocorre o estímulo à formação de fibras de colágeno, proteínas capazes de dar firmeza e sustentação à pele do rosto.

Os resultados da terapia com radiofrequência surgem logo na primeira sessão, tendo em vista que as ondas são capazes de contrair as fibras colágenas já existentes.

Logo, a pele apresenta um aspecto mais firme, rejuvenescida e sem rugas, logo nos primeiros dias

Benefícios da radiofrequência

    • Combater os principais sinais de envelhecimento;
    • Melhora do aspecto da pele;
    • Redução da flacidez;
    • Mudança do contorno;
    • Remoção de rugas e linhas de expressão;
    • Redução de cicatrizes da acne;
    • Redução de papadas no queixo;

    Quem pode fazer radiofrequência?

    A radiofrequência é um procedimento seguro, indicado para todos os tipos de pele adulta, desde que não haja feridas ou infecções locais.

    O tratamento com radiofrequência pode ser feito por jovens adultos, logo quando as primeiras linhas de expressão começam a surgir, em torno dos 30 anos de idade.

    Esse método também é indicado para pacientes com rugas mais profundas, que formam vincos difíceis de serem removidos, e que surgem acima dos 40 anos.

    Para as pele mais jovens, a radiofrequência é recomendada para pessoas que têm cicatrizes de acne.

    Mas atenção: para melhorar o aspecto da pele é necessário que a área tratada não esteja inflamada, nesse caso, o tratamento não deve ser feito! 

    Eletroterapia

    A eletroterapia é uma técnica bastante utilizada para a potencialização dos efeitos da drenagem linfática facial.

    As microcorrentes são capazes de trabalhar estimulando a produção das fibras de colágeno.

    As correntes elétricas são especialmente indicadas para pacientes que desejam tratar a flacidez facial que surge em torno dos 40 a 50 anos de idade.

    Utilizando a técnica, os tecidos da pele podem ser levantados, oferecendo um aspecto renovado e removendo os principais sinais do rosto cansado.

    Na intensidade disponibilizada pelo aparelho, estímulos fisiológicos são produzidos para a autocura e regeneração dos tecidos.
    Além disso, a eletroterapia é capaz de melhorar o transporte de oxigênio nos tecidos da pele, auxiliando no processo de cicatrização.

    Benefícios da eletroterapia

      • Melhora do aspecto da pele no pós-operatório;
      • Redução das rugas linhas de expressão;
      • Auxilia no tratamento contra a acne;
      • Efeito eletrolifting;
      • Rejuvenescimento da pele; 


      Este artigo pertence ao Curso de Estética Facial Básico

      Faça o Curso completo grátis!!
      Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados