Algumas técnicas de pintura podem permitir que seu trabalho saia do comum e alcance um lugar de destaque e motivo de elogios e preferências, aumentando até mesmo a clientela com apenas pinceladas e muito conhecimento.
Além de valorizar o seu serviço, entender os efeitos decorativos impacta no custo final daquele trabalho, sendo muito mais barato e rápido do que outras técnicas ou aplicações mais caras.
E é por isso que iremos abordar neste capítulo os principais tópicos sobre os efeitos decorativos.
1. O que são os efeitos decorativos?
Os efeitos decorativos são técnicas de pintura utilizadas como estratégia para renovar e trazer destaque àquela parede, trazendo principalmente a beleza para aquele ambiente.
Os efeitos tem como objetivo fazer parecer algo que não, ou seja, uma técnica de pintura ser feita de forma que pareça concreto, granito, mármore, pedra serrada/triangular e muitos outros!
Apostar nos efeitos decorativos da pintura é estar atualizado em relação às tendências do momento no mundo da pintura e arquitetura.
2. Tipos de efeitos decorativos
Algumas pinturas imitam texturas e aparência, e estão sendo amplamente utilizadas e requisitadas no mercado. Algumas delas são:
- Efeito decorativo do tipo granito
O granito é uma rocha formada por um conjunto de minerais e sua composição básica é de quartzo, mica, feldspato e zircão, possuindo também outros minerais. Na natureza é mais comum encontrar os granitos nas cores de tons cinzentos e avermelhados, mas também se encontra o branco, azul, verde, preto, amarelo e marrom.
Apesar de ser muito bonito e elegante, o granito é considerado caro, e às vezes quando mais caro, mais desejado é. O seu preço elevado impossibilita o uso dele em muitos orçamentos.
Mas a solução foi encontrada na aplicação de tintas que imitam as características dos granitos, possibilitando um ambiente elegante, charmoso e atual.
Para realizar esse efeito de granito é muito simples: com a parede lisa com aplicação anterior de massa corrida ou acrílica, é o local onde será feito a decoração e delimitado com fita crepe. Posteriormente, goteje corante preto em uma base branca até chegar ao tom de cinza desejado e passe pela parede com o rolo de tinta, feito isso, goteje mais corante preto ao recipiente contendo a tinta cinza até chegar ao tom de cinza mais escuro, a aplicação do efeito granito é com bucha vegetal, passa-se ela na tinta cinza escuro formada e aplica na parede com batidas leves.
Após isso, aguarde secar completamente e repita o processo com a bucha utilizando a tinta preta e após aguardar a secagem da segunda etapa, repita pela terceira e última vez com a cor branca ou bege de forma mais sútil. O acabamento pode ser feito com verniz para dar brilho à decoração feita quando as tintas utilizadas não forem acrílicas acetinadas.
Para causar esse efeito também é possível utilizar as pedras de São Tomé (já prontas) para serem aplicadas na parede, mas como todo trabalho já previamente pronto este também passa a ser mais custoso do que utilizar a técnica de pintura.
Com a argamassa pronta, aplique na parede de forma que fique uma camada grossa de 3 a 4 mm do produto. Após preencher a parede desejada, antes dela secar faça riscos com o próprio aplicador da argamassa, é muito utilizado formatos de “x” nessa etapa. Ainda com a argamassa úmida, faça marcações para delimitar o tamanho da pedra, o material improvisado e muito utilizado é uma colher, e com um pincel molhado com a intenção de realizar “rejuntes” entre uma pedra e outra, como mostra na imagem abaixo.