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Elaborando um Programa de Treinamento - Curso Grátis

Para que possamos elaborar um programa de treinamento eficaz, seja ela para qual finalidade for, é preciso seguir algumas etapas, são elas:

1. Avaliação das necessidades: através das pesquisas feitas para implantação das políticas internas, pesquisas de clima, ou outros métodos de avaliação, é possível identificar as necessidades de treinamentos.

Também podem acontecer por necessidade da empresa, questões legais, ou por solicitação dos gestores das áreas.

2. Alinhamento e metas: aqui iremos alinhar as necessidades com a realidade da empresa. Não adianta definir que todos os treinamentos serão dados pelo melhor instrutor do mercado, se a empresa não possui orçamento para isso.

Normalmente dentro do setor de recursos humanos, há uma sub área especialmente para o processo de treinamento, com profissionais capacitados para ministrar diversos formatos de treinamento.

Além disso, é preciso vincular todo o conteúdo programático com a realidade da empresa e do setor que receberá este treinamento. Definir e deixar claro para todos qual o propósito do treinamento que estão participando, é o que de fato, promove mudanças significativas.

Metas bem definidas poupam tempo, reduzem significativamente os custos da empresa, permitem a aplicação de maior quantidade de treinamentos, além de serem aplicados com maior eficácia, e elevarem os indicadores.

3. Produção de conteúdo: este é um tópico que merece especial atenção de quem irá planejar e executar um treinamento. Os conteúdos devem ter coerência, qualidade e serem relevantes para todos.

Para isso deve-se optar por conteúdos que estimulem a participação, mesclando conteúdo escrito, visual, e dinâmicas.

A aplicação de dinâmicas, por exemplo, auxilia tanto na colaboração de todos, como também permite que as pessoas criem um vínculo maior uns com os outros, e também com os objetivos da empresa.

Estes conteúdos devem também ser relevantes para a vida pessoal do colaborador, para que este possa perceber que a empresa se preocupa tanto com o trabalho dele, como também com o seu bem estar e desenvolvimento pessoal.

A forma de apresentação destes conteúdos deve estimular a participação, motivar e manter interessado e focado todos os participantes. Para isso deve- se buscar usar pouco conteúdo escrito em apresentações de slides, deixar apenas os tópicos mais importantes, e utilizar principalmente de imagens que remetam ao assunto. É preciso que o conteúdo seja visualmente interessante e estimulante.

Outra forma pouco explorada, mas que traz ótimos resultados, é a utilização da gamificação aplicada a treinamentos. Consiste na utilização de princípios de jogos, ou nos jogos propriamente ditos, para a transmissão de um conteúdo.

Além disso, deve-se lembrar sempre de manter um padrão visual em todo o conteúdo, como a utilização da logo da empresa por exemplo, e um layout de base para todos os treinamentos.

4.Teste: testar qualquer coisa antes de colocar em prática deve ser regra para as empresas. Empresas de grande porte possuem um setor de controle de qualidade, para testar os produtos, e avaliar sua qualidade. O mesmo deve ser feito com os treinamentos.

O teste serve também para avaliar a eficácia imediata do treinamento, assim pode ser utilizado para avaliação a médio prazo, questionando os participantes do treinamento teste.

1.Cronograma de aplicação:

Imagem Interna

A partir deste programa é possível definir um horário limite para o trabalho de cada assunto, e garantir que todo o conteúdo será repassado dentro da carga horária.

2.Avaliação do treinamento: antes de colocar em prática, é preciso deixar preparada uma avaliação do treinamento, esta avaliação não é necessariamente a que trará número relevantes para os indicadores de eficácia, mas mostrará os resultados imediatos da aplicação do treinamento.

É por meio dela que se pode perceber qual o nível de motivação dos participantes, o quanto o conteúdo apresentado foi relevante e de forma o conteúdo gera impacto em suas vidas e no seu trabalho.

Também identifica questões como carga horário, se foi apropriada ou não, e as habilidades técnicas no instrutor do treinamento.



Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH

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