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Empregado e Empregador - Conceito, diferenças

Todas as empresas possuem regras e normas que devem ser seguidas por todos os colaboradores, por outro lado, os colaboradores também possuem uma série de direitos que devem ser respeitados.

Segundo o Art. 3 da legislação trabalhista, “empregado é toda pessoa física que presta serviço de natureza não eventual, mediante salário”. Vale ressaltar que fica proibido todo tipo de discriminação ou distinção em função de cor, raça, religião, sexo, estado civil, idade ou desigualdade de salários não justificadas.

Por outro lado, empregador segundo o Art. 2 da Consolidação das Leis do Trabalhador (CLT), é toda “empresa, individual ou coletiva, que assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço”.

Além de tudo o que já é previsto em lei, as empresas devem entregar ou informar ao novo colaborador sobre as regras gerais, assim como as regras de cada função e/ou setor.

De modo geral, o momento em que um novo funcionário entra na empresa, é um momento de conhecimento mútuo, onde o funcionário analisa os principais fatores da empresa e do seu cargo, conhece o ambiente de trabalho, ainda que de forma superficial, começa o processo de adaptação ao novo cargo e a nova realidade. 

Também é um período importante de avaliar a sua identificação com a cultura e os objetivos da empresa, afim de analisar se são compatíveis com seus objetivos pessoais.

Muito mais do que a necessidade de um trabalho por questões financeiras, é importante dar atenção aos desejos pessoais, identificar se você se sente confortável com o trabalho a ser desempenhado, se é um local onde você se sente bem e com o intuito de colaborar para o crescimento mútuo.

Este período também serve para a empresa avaliar o novo colaborador, seus esforços, seu ritmo de trabalho, suas qualidades e defeitos e, então, analisar se de fato a contratação se efetivará. 

2.1 Período de experiência

O período de experiência é um momento em que ambas as partes analisam um ao outro, mas também é um momento de algo muito importante, que por vezes passa despercebido, ou não se dá a devida importância: é o momento do feedback. 

É quando o chefe do setor em que o novo colaborador foi inserido, avalia todos os pontos necessários, e dá uma resposta sobre tudo isso, é um momento de explicar o que, e como precisa ser melhorado, mas também elogiar e destacar os pontos positivos. 

A avaliação de experiência em si e esse momento de feedback, normalmente são realizados pelo setor responsável pelo novo colaborador, no entanto, fica a cargo do departamento pessoal desenvolver e arquivar estas avaliações.



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