Entendendo o Tema

Além dos problemas relacionados ao entendimento do tipo de texto que deve ser construído, um importante fator que causa muita confusão entre os candidatos está associado à falta de entendimento dos temas.

O tema de um texto é o motivo por trás da sua escrita, e quando este não é compreendido com clareza, pode gerar estresses e frustrações, pois é um fator eliminatório de qualquer processo de seleção. Eles também possuem estruturação e características próprias de cada bancada e por tal motivo devem ser analisados com cuidado, antes de iniciar o processo de construção do texto.

Primeiramente, você precisará entender que existem diferenças entre tema e assunto do texto. Isso acontece, pois o assunto de um texto pode ser política, sustentabilidade, comércio, entre outros. Já o tema de uma redação trata-se da delimitação do assunto a um eixo específico.

A exemplo, o tema da redação da prova do Enem de 2020 foi “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Perceba que o assunto geral deste texto foi as desigualdades, entretanto, este assunto está sendo abordado na avaliação com outras duas variáveis importantes para o processo.

A primeira variável foi a limitação do assunto às regiões brasileiras. Desta forma, caso você escrevesse, por exemplo, sobre comparações entre o Brasil e outros países, você estaria tangenciando o tema. Além disso, existe uma segunda variável, que é o que chamaremos de termo modificador, neste caso é a palavra desafio.

Perceba que ao desenvolver o tema, os construtores da prova desejam que você aborda acerca dos desafios, ou seja, dos impasses e dificuldades para reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil. Dessa forma, caso você aborde somente sobre as desigualdades entre as regiões do Brasil, sem citar os seus desafios, você também estará tangenciando o tema.

O mesmo acontece com as avaliações de concursos públicos, por exemplo, no ano de 2018, o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército teve como tema “O saneamento básico como direito fundamental para o desenvolvimento da cidadania”.

Perceba que o assunto geral deste tema é “Saneamento Básico como direito básico”, enquanto a limitação principal do tema está em “cidadania”, e o termo modificador é “desenvolvimento”. Logo, podemos perceber que independente da prova aplicada, é necessário realizar a segregação dos termos contidos no tema, para que assim seja possível entender exatamente o que está sendo esperado pelos avaliadores no seu texto.

Além disso, também é necessário perceber que os assuntos da redação têm haver com situações atuais vivenciadas principalmente no Brasil. Isso é um fator extremamente importante para que você consiga se preparar para realizar a prova, buscando aporte teórico e dados suficientes para construir a sua redação. A exemplo, em 2015, o tema da redação foi “A persistência da violência contra mulher no Brasil”. Isto em um tempo em que a violência doméstica representa 90% das mortes entre mulheres no país.

Esse processo de análise, entendimento e construção do texto, considerando os aspectos do tema, estão contidos na competência II da prova do ENEM. Dessa forma, assim como abordamos anteriormente, o primeiro ponto de avaliação da competência é a compreensão do tema. Para isso, será considerado se você compreendeu de forma total, parcial ou não compreendeu o tema exigido para a realização da avaliação.

Já o segundo aspecto da competência estará na avaliação do seu entendimento da tipologia textual cobrada. Como dissemos anteriormente em um capítulo anterior, o tipo de gênero utilizado nas provas de Enem e concursos públicos, há muito tempo, é o dissertativo argumentativo.

Além disso, um outro aspecto da competência II está na capacidade de utilizar e organizar dados e informações sobre o assunto para construir uma argumentação válida. É por este motivo que é feita uma avaliação dos argumentos utilizados, com base na complexidade das informações compartilhadas.

Construir uma redação é uma tarefa árdua, pois exige a capacidade de associar e organizar as informações em tempo ágil, construindo assim uma estrutura coesa entre os parágrafos dispostos no texto.

Quer saber um pouco mais sobre como a estrutura do texto pode alterar a sua nota? Então vem com a gente!

Imagem Interna

Este artigo pertence ao Curso de Técnicas de Redação