O que é blockchain? Entenda seu significado
Conforme explicamos anteriormente em capítulos anteriores, o Blockchain é um tipo específico de banco de dados.
Ele difere de um banco de dados típico na forma como armazena informações; blockchains armazenam dados em blocos que são então acorrentados juntos.
À medida que novos dados entram, ele é inserido em um novo bloco. Uma vez que o bloco é preenchido com dados, ele é acorrentado ao bloco anterior, o que torna os dados acorrentados em ordem cronológica.
Diferentes tipos de informações podem ser armazenadas em um blockchain, mas o uso mais comum até agora tem sido como um livro razão para transações.
No caso do Bitcoin, o blockchain é usado de forma descentralizada para que nenhuma pessoa ou grupo tenha controle — em vez disso, todos os usuários mantêm coletivamente o controle.
Blockchains descentralizados são imutáveis, o que significa que os dados inseridos são irreversíveis. Para o Bitcoin, isso significa que as transações são permanentemente gravadas e visualizadas por qualquer pessoa.
Estrutura de armazenamento
Um blockchain coleta informações em grupos, também conhecidos como blocos, que detêm conjuntos de informações. Os blocos têm certas capacidades de armazenamento e, quando preenchidos, são acorrentados ao bloco previamente preenchido, formando uma cadeia de dados conhecida como "blockchain". Todas as novas informações que se seguem a esse bloco recém-adicionado são compiladas em um bloco recém-formado que, em seguida, também será adicionado à cadeia uma vez preenchido.
Um banco de dados estrutura seus dados em tabelas, enquanto um blockchain, como seu nome indica, estrutura seus dados em pedaços (blocos) que são acorrentados. Isso faz com que todos os blockchains sejam bancos de dados, mas nem todos os bancos de dados são blockchains. Esse sistema também torna inerentemente uma linha do tempo irreversível dos dados quando implementado de forma descentralizada. Quando um bloco é preenchido, ele é definido em pedra e se torna uma parte desta linha do tempo. Cada bloco na cadeia recebe um data-hora exato quando é adicionado à cadeia.
Descentralização
O blockchain do Bitcoin é usado de forma descentralizada. No entanto, blockchains privadas e centralizadas, onde os computadores que compõem sua rede são de propriedade e operados por uma única entidade, existem.
Em uma blockchain, cada nó tem um registro completo dos dados que foram armazenados na blockchain desde o seu início. Para o Bitcoin, os dados são todo o histórico de todas as transações de Bitcoin. Se um nó tiver um erro em seus dados, ele pode usar os milhares de outros nós como um ponto de referência para se corrigir. Dessa forma, nenhum nó dentro da rede pode alterar as informações mantidas dentro dela. Por causa disso, o histórico de transações em cada bloco que compõem a blockchain do Bitcoin é irreversível.
Se um usuário adulterar o registro de transações do Bitcoin, todos os outros nós cruzariam entre si e identificariam facilmente o nó com as informações incorretas. Este sistema ajuda a estabelecer uma ordem exata e transparente de eventos. Para o Bitcoin, essas informações são uma lista de transações, mas também é possível que uma blockchain mantenha uma variedade de informações, como contratos legais, identificações estatais ou inventário de produtos de uma empresa.
Para mudar a forma como esse sistema funciona, ou as informações armazenadas nele, a maioria do poder de computação da rede descentralizada precisaria concordar com essas mudanças. Isso garante que quaisquer mudanças ocorram são do melhor interesse da maioria.
Este artigo pertence ao Curso de Bitcoin
Faça o Curso completo grátis!!