Equipamentos de Padaria
Balanças: é um dos equipamentos indispensáveis na padaria, pois é a peça chave na mise-en-place. Isso acontece, pois, para garantir a padronização das massas, a melhor maneira de mensurar na panificação, é pesar tudo, tanto os ingredientes líquidos como os sólidos. As farinhas também devem ser pesadas.
Batedeiras: Existe um número gigante de batedeiras disponíveis no mercado, as planetárias são as mais usadas, elas são extremamente importantes em padarias e confeitarias. A produção em escala comercial é uma tarefa praticamente impossível sem o uso de batedeiras mais potentes, já que as domésticas não possuem força para bater a massa.
Amassadeiras: Como o seu próprio nome sugere, a função desse equipamento é misturar a massa com eficiência batendo ela até que uma rede de glúten seja formada. No Brasil, os modelos mais conhecidos são a amassadeira espiral, e as masseiras rápidas e semi rápidas.
Modeladoras: esses equipamentos são os responsáveis por conferir aos pães o formato desejado após cocção, como o pão francês, a bisnaga e o baguete automaticamente, eliminando o trabalho manual.
Laminadora: é um grande cilindro que consegue abrir porções de massa em uma lâmina de espessura uniforme. Pode ser usado também para fazer massas de pastéis ou macarrão.
Câmaras de fermentação: são equipamentos em forma de armário que apresentam ambiente climatizado. Elas são a combinação de uma estufa e de uma câmara fria. Possui controle de temperatura, bem como de umidade em seu visor. Essas câmaras podem permitir que a fermentação de uma massa seja retardada por um período preestabelecido; em seguida, o equipamento muda seu funcionamento de maneira autônoma para o modo estufa, com temperatura e umidade também controladas.
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Panificação
Faça o Curso completo grátis!!