Área do Aluno


ou



Equipamentos e Acessórios do Barista

Mesmo com todo conhecimento e habilidade técnica, um barista só poderá realizar a sua função se ele tiver os equipamentos corretos disponíveis. Afinal, um expresso não pode ser feito sem a sua máquina. Confira alguns dos equipamentos importantes para a atividade de formulação de drinks e bebidas a base de café:

Máquina de expresso:

Esse é o utensílio mais importante do barista. Isso acontece, pois sem ela seria impossível fazer o expresso e, como dito anteriormente, sem ele grande parte das receitas de bebidas a base do café não poderiam ser realizadas.

Essa máquina atua com alta especificidade e diversos mecanismos de controle que são utilizados para garantir a qualidade do café expresso, como por exemplo: o manômetro, que permite a verificação da pressão no momento de preparo do café; a bomba elétrica responsável por gerar a energia necessária para que a água ganhe pressão e encha a caldeira de aquecimento; o aquecedor de xícaras que mantém as louças aquecidas; as caldeiras; os filtros de água; o tubo de vapor e o componente de extração.

Não é preciso dizer que a máquina de café expresso é diferente dos demais equipamentos caseiros, certo? E é justamente por isso que as bebidas preparadas nos estabelecimentos comerciais possuem sabores e texturas diferentes das feitas em casa, além é claro do bom profissional que opera essas máquinas. Para utilizá-las, basta colocar água no compartimento adequado, ou deixar com que a água flua através do filtro. Em seguida, com ajuda do tamper coloque o café recém-moído e controle os fatores de temperatura e pressão adequados.

Moinho:

Conhecido também como moedor de grãos, o moinho de café possui uma particularidade que difere o equipamentos de outros que também possuem a função de triturar ingredientes, como os mixers e processadores: ele é adaptado à estrutura dos grãos e pode ser regulado de acordo com a granulometria desejada.

Você já aprendeu que um bom café é aquele que é extraído logo antes do seu processo de preparo. Agora, chegou a hora de preparar os melhores drinks do mercado a partir do investimento certeiro do seu moinho. Lembre-se que se a sua intenção for montar o seu próprio negócio, esse equipamento é obrigatório na sua lista de compras, afinal, sem um moinho não existe barista.

Tamper:

Outro utensílio muito importante para a função do barista e que pode ser subestimado pelos profissionais de primeira viagem é o tamper. Esse equipamento é o responsável por garantir a compressão correta dos grânulos de café após o processo da moagem.

Quando o pó do café é preparado, ele deve ser logo adicionado ao filtro. Em seguida você utilizará o tamper para compactar o conteúdo permitindo uma boa extração do expresso. A resistência promovida por esse equipamento é extremamente relevante para a manutenção da qualidade do café no processo de extração.

Pitcher:

esse pequeno instrumento lembra uma leiteira, e sua utilidade é praticamente a mesma. É o objeto utilizado para armazenar o leite vaporizado necessário para fazer latte art.

Cremeira Latte:

Também conhecido como emulsificador, esse equipamento tem o objetivo de alterar a estrutura do leite, criando uma espuma que é utilizada no preparo de diversas bebidas, como o latte e o cappuccino. Apesar de não ser um equipamento complexo, o emulsificador também não pode ser deixado de fora da lista pois ele não é substituído por nenhum outro equipamento. Sem ele, a espuma não é formada e o menu da cafeteria se torna restrito.

Garrafa de Chantilly:

Ao visitar algumas cafeterias, você já deve ter percebido alguns desenhos incríveis feitos na superfície do café, certo? Esses desenhos são feitos a partir da garrafa de chantilly. Trata-se de uma ferramenta com bico fino que permite que o barista trabalhe com inúmeras artes na estrutura das bebidas. Uma curiosidade sobre o assunto é que existem inclusive competições profissionais entre os baristas relacionadas à apresentação das bebidas mais bonitas e complexas, que integram tanto a construção do café quanto a arte final no topo da xícara.

Polvilhador:

Esse também é um acessório importante para o barista e é muito similar aos extratores de pimenta. Através deste equipamento o barista é capaz de dar o acabamento perfeito na sua obra de arte. Isso acontece, pois ele permite que o profissional polvilhe inúmeros ingredientes, como especiarias e chocolates sobre o creme, espuma no próprio chantilly da bebida que está finalizando a bebida.

Termômetro:

Esse aparelho também é obrigatório no armário de qualquer barista. Num processo de extração do café expresso, por exemplo, é crucial que você verifique se a temperatura da água está realmente a 90 °C. Portanto o termômetro é um acessório responsável por assegurar que diversos métodos de preparo estejam sendo cumpridos da forma correta. Isso, pois mesmo com os indicadores presentes na máquina, um problema de regulação ou manutenção pode acabar prejudicando a extração do café, interferindo no resultado final da bebida. A chaleira elétrica que também é muito utilizada com esse objetivo, pode ou não ter um termômetro embutido., portanto o ideal é que você realmente invista no aparelho correto.

Balança:

Não precisamos nem abordar a necessidade da balança nos nossos armários, certo? Ela é um item indispensável e que está presente em praticamente todas as receitas. É por meio dela que o barista garante as medidas corretas para cada uma das suas preparações. E pode ser utilizada para medir tanto os grãos e grânulos, como também o leite, os chocolates, açúcares e água.

Filtros: de papel ou pano?

Em alguns locais espalhados pelo mundo o filtro de pano foi abolido devido ao seu potencial como meio proliferador de microrganismos. Por isso, o ideal é que você utilize filtros de pano ou possua um sistema de limpeza capaz de esterilizar esse acessório que é indispensável para o preparo dos cafés.

Algumas máquinas exigem que você compre filtros específicos, normalmente vendidos pela mesma empresa. Portanto, um ponto importante é que você verifique o modelo da sua máquina e quais filtros ela comporta antes de realizar a compra, para evitar o desperdício de recursos desnecessariamente.

Porta-filtros:

Para alguns baristas o porta-filtros não é tão necessário, já que alguns estabelecimentos possuem a cozinha planejada com esses itens já embutidos nos armários. Entretanto se o seu objetivo for montar um balcão de café na sua casa, por exemplo, esse acessório pode ser muito útil na manutenção da limpeza e da organização.

Pincel:

O pincel é um acessório basicamente de limpeza e possui a sua relevância nas cafeterias já que ele consegue alcançar locais mais fechados, como quinas e bordas dos maquinários. Alguns baristas também gostam de adquirir pincéis largos para realizar a varredura dos balcões, mas isso vai a critério do profissional.

Escova para limpeza:

Esse por sua vez, é um acessório obrigatório, pois interfere diretamente na conservação das máquinas de expresso. Algumas linhas já têm essa ferramenta acoplada ao equipamento quando comprados, entretanto caso o seu modelo não possua a escovinha, você pode buscar diferentes opções no mercado.

Basicamente ela é utilizada para a correta higienização do grupo de extração da máquina de expresso e dos seus tubos de vapor e água. Essa ferramenta deve ser sempre acompanhada por produtos de fórmula específica para que não ocorra a corrosão ou contaminação dos componentes.

O processo de higienização de uma máquina é indispensável pra sua manutenção e para a garantia da qualidade dos produtos processados por ela. Além disso, trata-se de uma questão de segurança alimentar que é avaliada pelos agentes da ANVISA nos processos de fiscalizações dos estabelecimentos de venda de alimentos.

Imagem Interna



Este artigo pertence ao Curso de Básico de Barista

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados