Área do Aluno


ou



Especialistas e Áreas de Atuação

A carreira do auxiliar de saúde bucal pode ser vista como os primeiros passos para a inserção na graduação em odontologia ou em outras profissões de saúde.

Profissionais de saúde sempre foi e sempre serão de extrema necessidade para a sociedade e, estando inseridos nesta classe, auxiliares de saúde bucal se encontram em um mercado que não para de crescer.

Nos últimos anos, com o aumento da busca do autocuidado, qualidade de vida e embelezamento facial, o auxiliar de saúde bucal se tornou ainda mais imprescindível para os atendimentos.

Para aqueles que são mais ligados à odontologia tradicional, o mercado voltado para a instrumentação cirúrgica e gestão de clínicas também se apresenta como promissor.

Para complementar o curso se tornando um conhecedor mais a fundo da área e poder ter uma remuneração maior, auxiliares de saúde bucal podem partir para o Técnico em Saúde Bucal.

O auxiliar em saúde bucal poderá atuar em diversos estabelecimentos de saúde, sendo eles particular ou público.

Então, você pode encontrar oportunidades de emprego em locais como consultórios e clínicas odontológicas, de radiologia e em programas de promoção de saúde bucal da rede pública.

Com relação ao piso salarial, isso é definido em cada estado por intermédio dos sindicatos que definem em convenção coletiva qual será o valor mínimo que pode ser oferecido por um emprego na área.

Todavia, quanto mais você estiver qualificado com certificados e cursos complementares as chances de ter uma remuneração melhor são bem maiores.


Atividades desenvolvidas pelo auxiliar de saúde bucal

O Auxiliar de Saúde Bucal tem como função principal oferecer suporte ao dentista que está realizando um procedimento odontológico. 
Com isso, os pacientes podem desfrutar de um atendimento mais dinâmico, eficiente e seguro.

Todas as atividades que podem ser desenvolvidas pelo Auxiliar de Saúde Bucal estão previstas no artigo 20 da Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia (CNPCO). 

Lembrando que todas elas devem ser realizadas sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em saúde bucal.

vejamos abaixo quais são as principais funções exercidas pelo auxiliar de saúde bucal em cada momento do atendimento:


Antes do atendimento
  • Acolhimento e preparo do paciente, realizando a coleta de todas as informações que são pertinentes para o atendimento e que são importantes para o dentista;
  • Separação do material necessário para a realização dos procedimentos durante a consulta. 

Durante o atendimento
  • Organização do material utilizado no momento do procedimento odontológico;
  • Instrumentar os profissionais da odontologia nas intervenções clínicas;
  • Realizar a manutenção dos aparelhos de uso odontológico;

Após o atendimento
  • Processar filmes radiográficos das consultas;
  • Preparar modelos de gesso;
  • Registrar os dados relacionadas ao controle administrativo;
  • Realizar a limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização dos instrumentos utilizados durante o atendimento, além dos equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho.

Outras atividades

O Auxiliar de Saúde Bucal também é encarregado de executar e cuidar para que as medidas de biossegurança sejam aplicadas na clínica.

Esse profissional participa ativamente desse processo lidando com a separação, armazenamento, transporte, manuseio e descarte adequados dos resíduos gerados durante as consultas e atendimentos.

Além disso, é dever do auxiliar de saúde bucal conhecer e executar as medidas de controle de infecções no consultório.

Não somente, o também pode auxiliar o profissional dentista nas ações de promoção da saúde bucal e de prevenção de problemas ambientais e sanitários.


Atividades vedadas ao auxiliar de saúde bucal

A Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia (CNPCO) descreve que os auxiliares de saúde bucal não podem realizar suas atividades sem a supervisão do cirurgião-dentista.

Além disso, existem algumas tarefas que são vedadas, como:

  • Prestar assistência, direta ou indiretamente, a paciente, sem a supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em saúde bucal;
  • Realizar procedimentos na cavidade oral do paciente que não são discriminados no artigo 9º da Lei 11.889 de 24 de dezembro de 2008.
  • Fazer propaganda de seus serviços, mesmo em revistas, jornais ou folhetos especializados da área odontológica.

Formação necessária para se tornar auxiliar de saúde bucal

Para exercer a profissão de Auxiliar de Saúde Bucal e poder atuar em um consultório de odontologia, é necessário realizar cursos para atuar.

Para isso, é necessário se inscrever em escolas profissionalizantes, como a Escola Educação, que oferece o curso de forma remota.

Contudo, a obtenção do certificado, no entanto, não é suficiente para que o ASB possa exercer sua profissão legalmente. 

É necessário que, em seguida, o profissional se inscreva no Conselho Regional de Odontologia (CRO) do seu estado.

Para quem já exercia a profissão antes da promulgação da Lei 11.889/2008, sob o nome de Auxiliar de Consultório Dentário, a inscrição junto ao CRO é garantida. 

Além disso, profissionais formados em escolas estrangeiras também podem atuar no Brasil, desde que o diploma seja devidamente revalidado.

Para aqueles que desejam se aprofundar melhor na área, é possível realizar o curso técnico em saúde bucal, mas para isso, é necessário ter cursado o ensino médio completo.

Sendo auxiliar de saúde bucal ou técnico, é necessário estar sempre atento às novidades da área, participando dos cursos, congressos e outros eventos relacionados à odontologia.

Dessa forma, é possível aprimorar seus conhecimentos e alcançar maiores conquistas profissionais.

Além da formação no âmbito educacional, o auxiliar de saúde bucal também deve desenvolver algumas habilidades que podem ajudar no seu desempenho trabalhando em uma clínica odontológica.

Veja só quais são elas:

Organização 
Uma das principais funções do auxiliar de saúde bucal é manter o consultório organizado tanto antes do atendimento ao paciente quanto depois, por isso, é fundamental ser uma pessoa que se planeja e é organizada.

Empatia 
A empatia é fundamental para tornar o atendimento mais humanizado, enxergando no paciente as suas necessidades, para tornar esse momento confortável.

Desenvoltura interpessoal 
Auxiliares de saúde bucal lidam diretamente com o paciente e para muitas pessoas, visitar uma clínica odontológica pode não ser uma experiência tão boa assim.

Por isso, é fundamental que o auxiliar de saúde bucal tenha uma boa desenvoltura interpessoal para que o paciente se sinta seguro e confortável.


Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Saúde Bucal

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados