Estampas Famosas na Moda
Além das padronagens, as estampas também têm o seu grande papel na composição de roupas, acessórios e outras peças de vestuário. Atualmente, a estampa é largamente utilizada na indústria, inclusive como forma de adquirir peças com característica de padronagem, sem precisar alterar a tecelagem de um tecido. Dessa forma, hoje é possível encontrar peças como o Xadrez e o Pet-de-Coq, por exemplo, presentes em roupas em forma de estampa. Isso acontece, pois através da aplicação dessa técnica, é possível realizar o barateamento dos produtos, almejando assim, o lucro da empresa ao qual está aplicando, sendo mais comum em peças destinadas ao varejo.
- Florais
Um print atemporal utilizado principalmente nas temporadas de verão. As flores sempre foram um fator de inspiração artística e com a moda não seria diferente. Foi inicialmente utilizada pelos indianos na composição das suas peças, em seguida, a tendência ganhou maior reconhecimento após o movimento Art Noveau.
Em 2021, as estampas florais foram a aposta do mercado da moda, devido a sua conexão direta com as tendências estéticas provenientes ao bem-estar ligado à natureza, derivadas da filosofia de vida “slow living”. Dessa forma, a utilização de estampas que remetem ao natural, sustentável e minimalista, passaram a ser valorizadas. Logo, no inverno obtivemos peças como o xadrez e as listras retornando as passarelas, transmitindo o conceito de artesanato, enquanto no verão, o floral vem à tona, compartilhando a sensação de lividez e conexão com a natureza.
- Animal Print
Considerada uma tendência atemporal, o animal print entrou na moda no século XVIII com a intensificação da caça de animais para composição estética. Durante centenas de anos essa prática foi adotada, originando a morte e a ameaça a extinção de diversos animais selvagens, como a zebra, a onça pintada e os jacarés.
Entretanto, com o passar dos anos a prática de caça a animais para fins estéticos passou a ser proibida e largamente repudiada ao redor do mundo.
Hoje, as indústrias já possuem técnicas e tecnologias passíveis de aplicarem o tipo de padrão nas roupas sem necessariamente utilizar os couros destes animais. Logo, o animal print está sempre presente nos guardas roupas, como peças capazes de chamar atenção e prover empoderamento e ousadia a uma composição de vestuário.
- Poá
A sua utilização se tornou um sucesso tão grande, que foi eternizado em letras de músicas como a canção “Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini”, interpretada por Brian Hyland. Além disso, no Brasil, também conhecemos a versão da música na voz de Celly Campello, com o título “Biquíni de Bolinha Amarelinha”
- Listras
Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda I
Faça o Curso completo grátis!!