Área do Aluno


ou



Estampas Famosas na Moda

Além das padronagens, as estampas também têm o seu grande papel na composição de roupas, acessórios e outras peças de vestuário. Atualmente, a estampa é largamente utilizada na indústria, inclusive como forma de adquirir peças com característica de padronagem, sem precisar alterar a tecelagem de um tecido. Dessa forma, hoje é possível encontrar peças como o Xadrez e o Pet-de-Coq, por exemplo, presentes em roupas em forma de estampa. Isso acontece, pois através da aplicação dessa técnica, é possível realizar o barateamento dos produtos, almejando assim, o lucro da empresa ao qual está aplicando, sendo mais comum em peças destinadas ao varejo.

  • Florais

Imagem Interna

Um print atemporal utilizado principalmente nas temporadas de verão. As flores sempre foram um fator de inspiração artística e com a moda não seria diferente. Foi inicialmente utilizada pelos indianos na composição das suas peças, em seguida, a tendência ganhou maior reconhecimento após o movimento Art Noveau. 

Em 2021, as estampas florais foram a aposta do mercado da moda, devido a sua conexão direta com as tendências estéticas provenientes ao bem-estar ligado à natureza, derivadas da filosofia de vida “slow living”. Dessa forma, a utilização de estampas que remetem ao natural, sustentável e minimalista, passaram a ser valorizadas. Logo, no inverno obtivemos peças como o xadrez e as listras retornando as passarelas, transmitindo o conceito de artesanato, enquanto no verão, o floral vem à tona, compartilhando a sensação de lividez e conexão com a natureza.

  • Animal Print
Imagem Interna

Considerada uma tendência atemporal, o animal print entrou na moda no século XVIII com a intensificação da caça de animais para composição estética. Durante centenas de anos essa prática foi adotada, originando a morte e a ameaça a extinção de diversos animais selvagens, como a zebra, a onça pintada e os jacarés.

Entretanto, com o passar dos anos a prática de caça a animais para fins estéticos passou a ser proibida e largamente repudiada ao redor do mundo.

Hoje, as indústrias já possuem técnicas e tecnologias passíveis de aplicarem o tipo de padrão nas roupas sem necessariamente utilizar os couros destes animais. Logo, o animal print está sempre presente nos guardas roupas, como peças capazes de chamar atenção e prover empoderamento e ousadia a uma composição de vestuário.

  • Paisley

Imagem Interna
Marcado pela utilização de folhas distorcidas, muito similar a o formato de uma gota, a estampa Paisley é uma das apostas para a primavera-verão 2022. Ela surgiu em diversos tecidos, com várias formas e cores aplicadas em sua composição. Já a sua fama foi marcada pelo movimento Hippie e pelo estilo Boho em 1970.

Existem diversas variações desta estampa, podendo ser com dois tons, de forma mais neutra, como também com a combinação de diversas cores num mesmo padrão.

  • Poá
Imagem Interna
Um clássico dos anos 50, o Poá é uma estampa que foi derivada do estilo musical polka, trazido para américa pelos imigrantes europeus. Foi popularizado após ser utilizado por figuras como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn, gerando a esse padrão o conceito de romantismo e feminilidade. 

A sua utilização se tornou um sucesso tão grande, que foi eternizado em letras de músicas como a canção “Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini”, interpretada por Brian Hyland. Além disso, no Brasil, também conhecemos a versão da música na voz de Celly Campello, com o título “Biquíni de Bolinha Amarelinha”

  • Listras
Imagem Interna
Pode ser encontrado tanto em padronagens como em estampas, as listras são padrões clássicos e atemporais, que foram utilizados primeiramente, para marcar pessoas que viviam à margem da sociedade, como judeus, prostitutas, e até mesmo os bobos da corte dos grandes reinados. 

Entretanto, foi através da grande estilista Coco Chanel que as listras começaram a ganhar um novo significado. Após uma viagem ao litoral da França, Coco percebeu que os marinheiros utilizavam o padrão listrado em seus uniformes, o que inspirou a grande referência da moda a aplicar este conceito em suas roupas. Logo, não demorou muito até que grandes artistas como Marilyn, Audrey Hepburn e Elvis Presley passassem a utilizar a moda das listras, que ficou marcada no mundo de forma atemporal.

Sejam elas estampas ou padronagens, são peças que não podem faltar no guarda roupa de um grande consultor e estilista de moda. São tecidos que podem fazer total diferença na composição de um look ou vestimenta, transmitindo sentimentos, emoções e conceitos que ultrapassam décadas nas grandes passarelas do mundo.

Podemos perceber a sua importância através dos mais prestigiados eventos, como os Red Carpets realizados ao longo do globo. A utilização de antigas tendências como os florais e o xadrez voltam a compor os modelos dos maiores estilistas do mundo. Dessa forma, é imprescindível para você, caro aluno, o conhecimento acerca deste conteúdo tão importante para a composição de um vestiário.


Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda I

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados