Estilo Pessoal

Você pode não saber, mas moda e estilos são coisas completamente diferentes. Enquanto a moda segue a tendência do momento, sendo algo coletivo, o estilo pode não acompanhar essa tendência, estando mais ligado às nossas vivências e experiências pessoais.

Portanto, encontrar um estilo pessoal não é tão fácil quanto parece, sendo algo bem mais íntimo e delicado do que apenas combinar peças.

A boa notícia é que todos nós temos estilo. Naturalmente muitas pessoas acreditam que não ter um visual mais extravagante, chamativo ou impactante, significa não ter estilo. Entretanto, não é bem assim, pois a grande maioria apenas não sabe qual o próprio estilo!

Existem certas classificações de grupos de estilo, e com certeza toda pessoa faz parte de algum deles.

É importante conhecer o pessoal de todo cliente, pois isso cria maior autenticidade em quem a pessoa é e o que ela deseja expressar. Conheça os mais comuns.

Grupos de estilo

• Estilo clássico

Muitas pessoas podem chamar de visual antigo, entretanto, um verdadeiro clássico nunca sai de moda. O estilo clássico remete às altas costuras antigas, valorizando as peças de alfaiataria, cores sóbrias e discretas, que em sua maioria possuem cortes retos e todas as peças buscam harmonia. Quem possui esse estilo está mais ligado a uma mensagem mais conservadora e tradicional.

• Estilo sofisticado

Pode ser facilmente confundido com o clássico, entretanto o estilo sofisticado aposta em diversos tons de cores mais ousadas, com combinações que fogem da harmonia, sem perder a classe, elegância, e é claro, privilegiando os modelos de alfaiataria e os melhores tecidos. A mensagem transmitida com esse estilo é segurança, refinamento e imponência.

• Estilo moderno

Indo de encontro do clássico e sofisticado, o estilo moderno ousa nas tendências, ele é capaz de misturar outros estilos, como as peças de alfaiataria e acessórios criativos. Geralmente o estilo moderno busca inspiração na moda, mas sem perder a sofisticação. Quem possui esse estilo comunica a mensagem de contemporaneidade e juventude.

• Estilo casual

O estilo casual é o estilo do conforto. As peças utilizadas normalmente são mais despojadas e versáteis, com o uso de tênis e calça jeans. Esse estilo também é conhecido como esportivo. Os tecidos das peças deste estilo requerem pouca manutenção, sem necessitar de muitos cuidados. A mensagem passada com esse estilo é de informalidade e conforto.

• Estilo romântico

É o estilo que valoriza o uso de tecidos bordados, peças mais “infantis”, com tons pastéis, rodadas e acabamento mais delicados. A presença de laços e vestidos são recorrentes. Os cortes são mais fluidos, com bastante movimento, com tecidos leves e estampas delicadas. A mensagem presente no estilo romântico é de feminilidade e delicadeza.

• Estilo sedutor

São as peças de coloração mais fortes, decotadas, mais justas ao corpo. Normalmente é acompanhado por saltos altos, maquiagens marcantes, com tecidos mais pesados, que modelam o corpo. Esse estilo passa uma mensagem de confiança e exuberância.

• Estilo criativo

Para quem gosta de apostar na mistura de estilos, utilizando estampas diferentes, mas que fazem sentido, sem medo de usar cores fortes e vibrantes. O estilo criativo como o nome já diz, o que vale é até onde sua criatividade pode ir, podendo inclusive customizar diversas peças, e trazer novos sentidos para outras. O estilo passa a mensagem de originalidade

• Estilo urbano

O estilo urbano tem o uso de peças assimétricas, utilizando roupas modernas que agregam o estilo e o design dos grandes centros urbanos. Esse estilo comunica força e drama.

Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda ll