ESTRATÉGIA DE CAPTAÇÃO DE CLIENTES
Esta seção dos planos de estratégia de vendas se concentra em como você pode alcançar de forma mais eficaz sua base de clientes-alvo.
Descobrir os prós e contras, riscos e custos para todas as rotas possíveis para seus clientes é uma tarefa extremamente demorada e complexa. Os diretores de vendas devem olhar para:
- Vendas de campo
- Vendas internas
- Online
- Parceiros
- Revendedores
A estratégia de captação de clientes é um processo em constante evolução que precisa de revisão constante para corresponder às mudanças do mercado em tempo real.
Para isso, podemos fazer três perguntas para ajudar a analisar questões principais dentro da estratégia de atendimento ao cliente:
- Como encontramos e engajamos todos os nossos clientes-alvo?
- Qual é o método mais eficaz para engajá-los?
- Como podemos conseguir isso com o menor custo/risco possível?
Então vamos começar respondendo nossa primeira pergunta.
Para isso, precisamos saber quem são nossos clientes. O que sua empresa é a melhor em fazer, e quem se beneficia com isso?
Para responder à segunda pergunta, precisamos olhar para o processo de compra do nosso cliente. Como eles iniciam contato com o negócio? O primeiro contato é online, ou através da divulgação através da equipe de vendas externa? Como eles querem comprar?
A maneira mais simples e fácil de descobrir é perguntando aos seus clientes.
Finalmente, depois de estabelecer o método ou processo de engajamento preferido do cliente, como você pode conseguir isso com o menor custo/risco? O modelo de implantação de risco mais econômico raramente é o mais barato, por isso, encontrar um equilíbrio entre o cliente e o recurso orçamentário.
Para cada empresa, a venda é o gerador de receita final que cuida de todos os custos e despesas. Embora as vendas possam ser alcançadas facilmente ou em alguns casos de forma muito difícil, a análise da Venda que se materializou é muito importante.
Não só o como, mas também o porquê de uma determinada venda ter acontecido e por que de outra não ter acontecido junto com uma comparação periódica de vendas alcançadas é muito importante para a organização.
Isso ajuda a dar uma resposta lógica em vez de confiar no instinto. É por isso que a análise de vendas é realizada de tempos em tempos. Entenda o que é isso no próximo tópico.
Este artigo pertence ao Curso de Plano de Vendas
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