Estratégia de Marketing do Salão de Beleza

Esta é a seção do seu plano de negócios de salão de beleza onde você deve delinear sua estratégia de aquisição de clientes: como você planeja atrair novos clientes?

Sua análise de mercado servirá de base para sua estratégia de marketing. Primeiro, defina o tipo de clientes que você gostaria de atrair. Crie uma imagem detalhada de seus clientes ideais: sua idade, sexo, renda, estilo de vida, ocupações, desejos e necessidades.
Então, delineie sua posição. Como seu salão atrairá esses clientes? Será que ele será posicionado como um salão moderno, sofisticado, ou um salão de família descontraído? Como você alcançará sua posição desejada? Que tipo de publicidade, produtos, eventos e até decoração interior você precisará para atrair seus clientes?

Tente responder aqui as seguintes perguntas:

• Quais são seus Pontos de Venda Exclusivos?
  • Que canais de marketing você vai usar?
  • Como você pretende acompanhar o sucesso de sua estratégia de marketing?
  • Qual é o seu custo de aquisição de clientes?
  • Qual é o seu orçamento de marketing?
  • Quais promoções e ofertas introdutórias você pretende fornecer para atrair novos clientes?
  • Você oferecerá cartões de presente para abrir um fluxo de receita inicial?
  • Você vai vender produtos? Se sim, como você pretende vendê-los para maximização de receita?
  • Que canais de marketing os Salões de Beleza usam?

Alguns canais de marketing que os salões de beleza normalmente usam são:

• Lista do Google My Business
  • Anúncios do PPC e anúncios nas redes sociais
  • Promoções nas redes sociais e engajamento do usuário em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, TikTok, etc.
  • Marketing de e-mail
  • Imprimir anúncios, panfletos, acumulações e outdoors, etc.

Você precisa usar todos os canais de marketing. Você pode se concentrar em alguns (2 a 3 é mais do que suficiente). No entanto, certifique-se de incluir o marketing de mídia social como uma das opções, pois ele pode ajudá-lo a se conectar e interagir continuamente com seus clientes. Além disso, as mídias sociais podem ajudá-lo a se tornar viral.

Além disso, não se esqueça de fornecer uma estimativa justa e quase precisa do seu orçamento de marketing. A não exibição de um fluxo de caixa bem planejado e adequado para publicidade e marketing pode levar os investidores a perder a confiança.

Quais são seus Pontos de Venda Exclusivos?

Em outras palavras, como você se diferencia em relação aos concorrentes? Isso é muito importante, pois você pode precisar conquistar clientes de concorrentes.

Alguns exemplos de são:

• Somos um salão de beleza de serviço completo que oferece serviços como haircare, maquiagem de noiva, manicure & pedicure, tratamentos de pele & faciais, e massagem corporal sob um único teto porque os clientes potenciais não gostam da ideia de pular de uma porta para outra para obter todas as suas necessidades atendidas
  • Somos um salão de beleza de serviço completo com foco em tratamentos de manicure e pedicure
  • Usamos apenas produtos 100% orgânicos e naturais para evitar efeitos colaterais geralmente causados por produtos de beleza cosméticos quimicamente pesados
  • Usaremos nossa linha proprietária de cuidados com o cabelo e produtos de beleza que não estarão disponíveis com qualquer outro salão de beleza concorrente

Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Salão de Beleza