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Estrutura Organizacional

As pequenas empresas muitas vezes falham por causa de fraquezas gerenciais. Assim, ter uma equipe de gestão forte é vital. Destaque a experiência e o conhecimento técnico dos gestores de salão que você pretende contratar para supervisionar seu negócio de salão de beleza.

Descreva seus deveres, responsabilidades e papéis. Além disso, destaque sua experiência anterior e explique como eles têm sucesso em seus papéis anteriores.

Também é importante que você explique como suas experiências e qualificações ajudam você na implementação dos serviços de salão de beleza que você está propondo.

Mesmo que você ainda não tenha contratado ninguém, é importante que você forneça um gráfico da estrutura organizacional da sua empresa. Os papéis típicos de um salão de beleza podem incluir: gerentes de salão, diretor de cabelo, cabeleireiros, cosmetólogos, pedicuristas, esteticista, massoterapeuta, maquiador, assistente de salão/xampu, recepcionistas etc.

Plano Financeiro do Salão de Beleza

Esta é uma seção especialmente desafiadora, mas crucial em seu plano de negócios. Criar um plano financeiro detalhado pode ajudá-lo a prever obstáculos e armadilhas, refinar seu fluxo de caixa e ter uma ideia do progresso mensal e ano a ano do seu salão. Além disso, se você está solicitando um empréstimo, um banco ou agência pode usar seu plano financeiro para determinar sua elegibilidade.

Você precisará incluir o seguinte:

  • Uma previsão de vendas
  • Uma planilha detalhada que projeta suas vendas nos próximos três anos.
  • Um Orçamento de Despesas
  • Um esboço do que você precisará gastar em variáveis como aluguel, produtos e marketing para alcançar suas vendas previstas.
  • Uma Declaração de Lucro e Perda 
  • Um resumo das receitas, custos e despesas projetadas incorridas ao longo de 12 meses.
  • Uma declaração de fluxo de caixa
  • Um plano de 12 meses para como o dinheiro vai fluir dentro e fora do seu negócio., exceto que uma demonstração de fluxo de caixa também inclui empréstimos, pagamentos de empréstimos, impostos, fundos pessoais usados para negócios e qualquer outro dinheiro que não seja um produto direto do seu negócio principal.
  • Um Balanço Patrimonial Projetado
  • Contas de ativos e passivos que não estão (como a dívida de juros) e previsões para o patrimônio líquido do seu negócio no final de 12 meses.
  • Uma previsão de três anos do seu ponto de partida — ou seja, quando suas despesas (incluindo juros) correspondem ou são excedidas por suas vendas.
O plano financeiro é, talvez, com o resumo executivo, a seção mais importante de qualquer plano de negócios.

De fato, um plano financeiro sólido diz aos credores que seu negócio é viável e pode pagar o empréstimo que você precisa deles. Se você está procurando levantar capital de investidores privados, um plano financeiro sólido provará que seu salão de beleza é um investimento atraente.

Deve haver estas seções no seu plano financeiro:

  • Suas finanças históricas (somente se você já opera o negócio e tem contas financeiras para mostrar)
  • Os custos de inicialização do seu projeto (se você planeja abrir um novo salão, renovar seu salão etc.)
  • As projeções financeiras de 5 anos
  • Finanças Históricas (se houver)

No cenário em que você já tem algumas finanças históricas (alguns trimestres ou alguns anos), inclua-as. Um resumo de suas demonstrações financeiras na forma de gráficos, por exemplo, receita, lucro bruto e lucro líquido é suficiente, exceto o resto para o apêndice.

Se você não tem nenhum, não se preocupe, a maioria dos novos negócios não tem nenhuma financeira histórica e tudo bem. Se assim for, pule para os Custos de Inicialização em vez disso.

Custos da startup de salão de beleza

Antes de expandirmos as projeções financeiras de 5 anos na seção a seguir, é sempre a melhor prática começar com a listagem dos custos de inicialização do seu projeto. Para um salão de beleza, os custos de inicialização são todas as despesas que você incorre antes de começar a receber clientes e ganhar dinheiro.

Os custos da startup variam de acordo com uma série de fatores, como a localização e o tamanho do seu salão, a qualidade do equipamento, design e mobiliário, se você aluga ou compra o espaço etc.

Em média, os salões de beleza custam de 100 mil a 200 mil reais para começar dependendo se você planeja alugar o espaço comercial ou comprá-lo. De fato, se este último, você teria que pegar um empréstimo e fazer um depósito substancial antecipadamente em vez disso.

Além dos custos de startup, agora você precisará construir um modelo financeiro sólido de 5 anos como parte do seu plano de negócios para o seu salão de beleza.

Suas projeções financeiras devem ser construídas usando uma planilha (por exemplo, Excel ou Google Sheets) e apresentadas na forma de tabelas e gráficos em seu plano de negócios.

Como de costume, mantenha-o conciso aqui e economize detalhes (por exemplo, demonstrações financeiras detalhadas, métricas financeiras, premissas-chave usadas para as projeções) para o apêndice.

Suas projeções financeiras devem responder pelo menos às seguintes perguntas:

  • Quanta receita você espera gerar nos próximos 5 anos?
  • Quando você espera empatar?
  • Quanto dinheiro você vai queimar até chegar lá?
  • Qual é o impacto de uma mudança nos preços (digamos 15%) em suas margens?
  • Qual é o seu custo médio de aquisição de clientes?
Você deve incluir aqui suas 3 demonstrações financeiras (demonstração de resultado, balanço patrimonial e demonstração de fluxo de caixa). Isso significa que você deve prever:

  • O número de clientes ao longo do tempo;
  • Sua receita esperada;
  • Custos operacionais para executar o negócio;
  • Quaisquer outros itens de fluxo de caixa (como pagamento de dívidas etc.).

Ao projetar sua receita, certifique-se de sensibilizar os preços e o número de clientes como uma pequena mudança nessas suposições terá um grande impacto em suas receitas.
Quando se trata de custos, considere tanto os custos de inicialização quanto os custos operacionais.

Pedido de financiamento

Esta é a última seção do plano de negócios do seu salão de beleza. Agora que explicamos sobre o que é o seu salão de beleza, qual é a sua estratégia e como você chega lá, esta seção deve responder às seguintes perguntas:

  • De quanto financiamento você precisa?
  • Que instrumentos financeiros você precisa: esse patrimônio ou dívida, ou mesmo uma subvenção pública de dinheiro livre?
  • Quanto tempo vai durar esse financiamento?
  • De onde vem o dinheiro? Se você solicitar um empréstimo SBA, por exemplo, de onde vem a outra parte do investimento (seu próprio capital, investidores privados?)

Se você aumentar a dívida:

  • Qual a porcentagem do total do financiamento que o empréstimo representa?
  • Qual é a relação de cobertura de serviços de dívida correspondente?
Se você aumentar o patrimônio

  • Que porcentagem de propriedade você está vendendo como parte desta rodada de financiamento?
  • Qual é a avaliação correspondente do seu negócio?
Utilização de Fundos

Qualquer plano de negócios deve incluir um uso claro da seção de fundos. É aqui que você explica como o dinheiro será gasto.

Você vai gastar a maior parte do empréstimo/investimento para comprar o imóvel e fazer as reformas e design do salão? Ou cobrirá principalmente o custo dos salários nos primeiros meses?

Essas são perguntas muito importantes que você deve ser capaz de responder num piscar de olhos. Não se preocupe, isso deve vir direto de suas projeções financeiras. Se você construiu projeções sólidas, você não terá problemas para responder a essas perguntas.

Apêndice

Seu apêndice é onde você colocará qualquer outro material relevante que você acha que possa ajudá-lo no futuro. Isso inclui currículos, licenças, licenças, arrendamentos etc. É uma seção opcional, mas pode ajudar a ter todos os seus documentos e ideias organizados em um só lugar.


Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Salão de Beleza

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