Entrar/Criar Conta
ESTUDO DO AMBIENTE
Como mencionado na introdução, antes de dar início às etapas fundamentais do processo de decoração, é necessário se sentar com o proprietário para entender seu estilo e suas necessidades, bem como quanto dinheiro ele intenciona despender. Ter uma noção das expectativas de tempo em que o cliente espera ter tudo pronto é importante, mas é o decorador quem deve avaliar as necessidades de prazo a depender do volume de trabalho. Por isso, essas questões devem ser negociadas antes de dar início à decoração, deixando claro que imprevistos podem acontecer.
Os principais passos são:
▪ Definição de medidas: tire todas as medidas de elementos fixos do local a ser decorado, como altura e largura de paredes, portas e janelas.
São essas medidas que irão apontar quais são as mobílias ideais, porque com elas é possível estudar proporções e profundidade, garantindo fluidez ao ambiente.
▪ Definição de cores: a paleta de cores dita o estilo dos ambientes. Os decoradores podem se orientar entre tons de nude, cores vibrantes ou quentes a depender do ambiente. Geralmente, para apartamentos pequenos, por exemplo, são indicadas cores menos vibrantes e nudes claros. Já imóveis maiores correspondem bem a cores mais fechadas, tons nudes com quebra de cores ou aquelas mais escuras. Essas escolhas valem tanto para a estrutura, como paredes, quanto para os objetos e mobília.
▪ Definição da utilidade do ambiente: o decorador precisa estar atento à divisão dos ambientes. Alguns são separados por paredes ou divisórias, enquanto outros pela usabilidade. Como os imóveis atuais, principalmente apartamentos, têm se destacado pelos tamanhos menores e pela praticidade, muitos cômodos já não têm funções específicas e se transformam de acordo com a necessidade. A sala acoplada à cozinha é um grande exemplo disso, o que torna o ambiente mais integrado e alegre. Consequentemente, os móveis e cores devem ser compatíveis à essa união de cômodos e à energia do local.
Já os quartos ainda continuam separados devido à preferência pela privacidade. Mas, existem quartos dispostos de forma mais aberta. O decorador deverá estudar, nesses casos, a melhor maneira de manter o clima aconchegante para esse tipo de cômodo.
▪ Desenhe: um esboço não precisa de grandes habilidades. Rabiscar as ideias no papel é importante para visualizar como a disposição ficará na realidade antes de fazer compras ou tomar outras medidas concretas. Para quem tem facilidade com softwares de modelagem, há o SketchUp, uma ótima opção para elaborar a planta do ambiente com uma perspectiva 3D. Há outros programas mais intuitivos e didáticos, ideais para iniciantes, como o da Suvinil.
▪ Reaproveite: procure saber com o proprietário se há possibilidade de você conhecer os entulhos ou outras coisas guardadas dentro de casa. Muita coisa pode ser reaproveitada, gerando economia na decoração e ajudando o planeta. O decorador deve estar aberto à criatividade para transformar esses objetos. Também, quando o orçamento é menor, é possível recorrer a brechós de móveis. Esses lugares são ótimas alternativas para aliar o estilo vintage à economia.
▪ Definição do orçamento: ao conversar com os proprietários, entenda em quais quesitos eles pretendem gastar mais e em quais pretendem economizar. Elabore o orçamento de acordo com o que for conversado e envie de volta para aprovação dos clientes. Uma forma de precificar o valor do seu projeto é através do CUB/m2, que reúne o Custo Básico Unitário da construção, avaliação da obra e execução. Os CUBs de cada estado é disponibilizado no site www.cub.org.br pela Câmara Brasileira da Indústria e Construção (CBIC). Basicamente, a fórmula para estimar o preço de um projeto é "m2 x CUB x Guia de Orientação Profissional do seu estado".
▪ Definição do tempo: após avaliar o tamanho do projeto, estime o tempo de execução, assim como a necessidade dos proprietários saírem de casa.
Este artigo pertence ao Curso Decoração de Interiores
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesTudo bom
Muito importante esse curso
Amei o curso
Tudo bom
Muito bom
Muito importante esse curso