ÉTICA PROFISSIONAL
A ética profissional é um conjunto de normas que determina as condutas esperadas de um profissional no ambiente de trabalho. Algumas profissões reúnem essas normas em seus próprios Códigos de Ética e nesses casos há uma diretriz a seguir.
Da mesma forma que essa é uma obrigação dos profissionais, as empresas também devem ser orientadas pelos padrões éticos.
O objetivo geral da ética profissional é estimular a harmonia no ambiente de trabalho, aumentar a produtividade e auxiliar o desenvolvimento profissional das pessoas que fazem parte da organização.
Algo que deve ser levado em consideração é que apesar da competição existir nos ambientes profissionais, isso não significa que possa haver margem para a falta de caráter ou o desvio de conduta.
O espaço para bons profissionais sempre vai existir. É muito melhor destacar-se pela habilidade, além de ser mais honroso do que passar por cima dos outros para obter reconhecimento, mentindo, roubando ideias ou diminuindo o trabalho de colegas.
O conhecimento e as habilidades técnicas do profissional jamais vão ser o bastante se este não for confiável. Por isso, diz-se dos funcionários que sustentam seus comportamentos e suas ações, almejando o respeito e a cooperação, que estes são indivíduos éticos. Confira agora alguns exemplos de ética profissional:
Humildade
No ambiente empresarial, são tomadas todas as medidas para que os erros sejam evitados. No entanto, empresas são feitas de pessoas, o que dá margem para que erros aconteçam, vez ou outra. Nesses casos, seja humilde o suficiente para reconhecer e tentar corrigir o erro, para amenizar prejuízos.
Integridade
Ter integridade é a mesma coisa que ser honesto. E para isso é necessário manter transparência nas atividades exercidas. Esse comportamento garante que todos sejam influenciados de forma positiva com seu trabalho.
Manutenção de um ambiente de trabalho saudável e harmonioso
Um ambiente saudável e harmonioso é vantajoso para todos. Por isso, evite atitudes que não condizem com a ética profissional, como fofocas e brincadeiras de mau gosto.
Obediência às regras e hierarquia da empresa
O respeito à hierarquia também é fundamental para criar um bom ambiente de trabalho. Não respeitar essa regra impede que questões pessoais interferiram nas relações de trabalho. Insubordinação às regras também é considerada uma atitude em desacordo com a ética profissional.
Comprometimento
O comprometimento tem que ser visto como uma atitude frequente a fim de alcançar seus objetivos e metas. E isso não vale apenas para você, também é necessário estar comprometido com os líderes, colegas de trabalho e clientes. Ao executar sua função com qualidade, o profissional estará contribuindo para o desenvolvimento de toda a empresa.
Educação e respeito entre todos
Por fim, é importante lembrar que as normas do ambiente profissional têm muito a ver com as regras que seguimos no nosso cotidiano familiar e social. Porém, as consequências geralmente trazem prejuízos mais graves. Portanto, como regra em todos os momentos da sua vida, trate todos com educação e respeito.
Este artigo pertence ao Curso de Recepcionista
Faça o Curso completo grátis!!