ETIQUETA SOCIAL
A etiqueta no ambiente de trabalho se refere a seguir regras e boas maneiras dentro de uma empresa. Isso significa ter um comportamento adequado e disciplinado, que deve ser seguido rigorosamente para não prejudicar a imagem profissional ou interferir no sucesso da carreira.
Algumas vezes, para solidificar essas regras, algumas empresas possuem o seu próprio código de conduta, que consiste em um conjunto de princípios que orientam os trabalhadores sobre como devem ser comportar no ambiente de trabalho. Este documento é feito justamente para ajudá-los a entender qual é o comportamento esperado.
Esse é um fator que interfere positivamente nas relações entre os colegas e os gestores. Também, se o seu comportamento for realmente compatível com a formalidade que o emprego exige, a tendência é que abra novas portas no mercado.
No caso do não cumprimento das regras, isso interfere negativamente na visão que os demais colaboradores têm sobre você. E caso essa impressão se estenda à diretoria, isso pode resultar em demissões por justa causa.
Tenha em vista, portanto, que é fundamental manter a etiqueta no ambiente corporativo, nos seguintes pontos:
Respeito
Em qualquer relação, seja pessoal ou profissional as pessoas devem se pautar no respeito ao próximo. Portanto, no ambiente corporativo você deve estar preparado para ser bem-educado e respeitar os colegas de trabalho, os clientes e as hierarquias, ainda que enfrente situações difíceis.
Tenha em vista que o respeito interfere positivamente no clima organizacional da empresa e tem o poder de fortalecer os laços profissionais.
Pontualidade
Evite chegar atrasado no trabalho, principalmente trabalhando na recepção, que é a porta de entrada do local. Ainda que imprevistos venham a ocorrer, os atrasos não podem ser frequentes. Isso inclui respeitar os horários de pausas e de almoço.
Evite brincadeiras e discussões
No ambiente de trabalho, excessos de toda ordem devem ser evitados, tanto brincadeira quanto discussões, especialmente quando relacionadas a assuntos desconectados do trabalho, como política, por exemplo.
E mesmo que os assuntos sejam pertinentes à empresa, resolva às situações através de debates, evitando conflitos, e busque levar em consideração o ponto de vista do seu colega.
Cuidado com o que diz
Buscar manter a calma e um tom baixo nas conversas deve ser uma regra de conduta no seu dia a dia no trabalho. Procure manter a calma e pensar racionalmente, isso te ajudará a controlar impulsos desnecessários que podem fazer você agir antes de pensar.
Boa vontade e obrigações
Cumprir as suas obrigações com a empresa é algo que você deve fazer sempre, mas não se resume a apenas isso. Tenha boa vontade em desenvolver o seu trabalho. Seja solícito, empático e ajude os seus colegas. Essas atitudes vão trazer não somente satisfação pessoal como podem render bons frutos na sua carreira.
Assuntos pessoais no trabalho
Problemas pessoais não devem ser levados para o trabalho, somente assim você evita variações de humor e queda de produtividade.
Respeito pela privacidade
Não invada a privacidade de terceiros, inclusive no que diz respeito a documentos e computador pessoal. Em qualquer situação, não acesse informações sem consentimento nem compartilhe dados confidenciais da empresa com outros indivíduos ou organizações de fora da companhia.
Não beba em ambiente corporativo
Beber no ambiente corporativo é proibido em qualquer caso. Ao fumar, procure os espaços permitidos.
Este artigo pertence ao Curso de Recepcionista
Faça o Curso completo grátis!!