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Executando um Programa de Treinamento

Assim como a elaboração de um treinamento requer um passo a passo, a sua execução também. É preciso garantir todos os itens do tópico anterior bem desenvolvidos, para utilizar nesta etapa.

Existem alguns pontos que são necessários ter em consideração antes da aplicação do treinamento propriamente dito, como forma de antecipar o que está por vir, e já reter a atenção dos participantes.

Assim como, outros aspectos são importantes para garantir uma boa aplicação, temos também itens a serem desenvolvidos para o pós treinamento. Confira:

1. Comunicação/convite: Enviar um convite por e-mail, ou entregar um simples papel com as informações e instruções sobre o treinamento, fazem toda a diferença. Mostram ao colaborador que você se preparou para oferecer aquele treinamento, e que acredita que de fato, o conteúdo programado impactará na vida dos participantes.

É uma forma de demonstrar interesse e comprometimento, assim como serve também, para lembrar o colaborador que sua participação é importante.

Essa comunicação também pode ser feita por meio dos murais internos da empresa caso o treinamento seja destinado a todos, no mesmo horário.

2. Preparando o ambiente: ter um check list dos materiais que serão necessários é muito importante, e essa lista pode ser aprimorada principalmente, após o teste do treinamento. É normal esquecermos uma caneta, ou um papel, e estas falhas são evitadas quando o treinamento é testado, e a elaboração do check list pode ser feito de forma eficaz.

Além disso, é preciso deixar a apresentação, seja ela em formato power point ou qualquer outro, já preparada para o início. A climatização também merece uma atenção especial. É importante deixar o ambiente aconchegante para que todos os participantes sintam-se a vontade e confortáveis.

3. Oratória: os instrutores internos das empresas normalmente buscam por cursos de aperfeiçoamento de oratória, e desenvolvimento da arte de falar em público.

É preciso ter segurança, autonomia e assertividade, para conseguir transmitir todo o conteúdo programático de forma clara e objetiva. Passar conhecimento para outras pessoas não é tarefa fácil, e o instrutor deve se preparar bem para este momento.

Na utilização de um material de apoio como o power point, por exemplo, utilize de frases e textos que remetam à todas as falas que você não pode esquecer de trabalhar durante o treinamento. Preparar-se para esse momento é fundamental.

De nada adianta vários slides cheios de conteúdo escrito, onde o instrutor apenas lê o que lá está. Este tipo de abordagem não interessa aos participantes, e não faz com que retenham nenhum conhecimento, dessa forma, transforma o treinamento em uma ferramenta ineficaz.

Para que todo o processo do treinamento seja mais interessante, é importante sempre estimular a participação dos colaboradores. Fazer questionamentos, pedir que exponham suas opiniões e realidades no ambiente de trabalho, acolher suas queixas, e saber mediar possíveis conflitos.

Este momento deve ser dinâmico e divertido, para assim proporcionar aprendizado e motivação. Aproveite este momento para solucionar dúvidas e esclarecer tudo o que for preciso.

4. Acompanhamento pós treinamento: assim que o tempo de treinamento acaba, o trabalho do profissional responsável ainda deve continuar. Lembre-se de aplicar uma avaliação do treinamento ao final, e depois analisar os resultados obtidos.

É interessante compartilhar estes resultados com os gestores das áreas que foram submetidas ao treinamento, para que todos estejam alinhados nas informações.

Além dos resultados de avaliações, também é importante conversar com os gestores após um tempo pré determinado, para identificar quais mudanças foram observadas após a aplicação do treinamento.

Avaliar e medir os indicadores de treinamento garantem que os resultados estão dentro do esperado, ou apontam a direção em que a empresa deve seguir com seus esforços e investimentos. Essas avaliações devem ser contínuas.



Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH

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