Área do Aluno


ou



EXERCÍCIOS DE LEITURA DINÂMICA II


Para melhorar a leitura dinâmica

Vamos considerar a seguinte frase para esse exercício: “Eu gostaria de aprender mais rápido através da leitura dinâmica eficaz”.


É uma frase bem simples que já pode nos ajudar bastante a treinar a sua visão periférica. Vamos fazer a leitura de uma forma que o force a utilizá-la. A partir de agora você vai ler apenas movendo os seus olhos no sentido vertical, ou seja, descendo através das linhas. Tente não fazer qualquer movimento na horizontal. A ideia aqui é que você consiga visualizar 3 palavras por parada ocular. Posteriormente vamos aumentando o nível. Começando a partir de agora.


Leia como combinamos:


Vamos fazer a leitura do texto abaixo ainda na vertical e dando apenas uma parada ocular por linha. Foque no centro e tente visualizar as outras palavras com sua visão periférica:



    PX Project


    Passo 1: guiar os olhos com uma caneta:


    Pegue uma caneta tampada e utilize-a para ir guiando seus olhos enquanto você passa a caneta abaixo da linha que está lendo no livro.

    Neste início, não se preocupe com velocidade nem com a compreensão do que está lendo. Apenas vá passando a caneta e se acostumando a acompanhá-la com os olhos enquanto está lendo.

    Quando estiver mais acostumado, comece a aumentar a velocidade. No princípio, você levará um segundo por linha, em média. Tente dobrar a velocidade para passar no máximo meio segundo em cada linha.

    Provavelmente você não vai compreender nada do que está lendo, mas se lembre de que está apenas treinando a técnica e a velocidade. Faça sessões de três minutos cada, mantendo a velocidade de meio segundo por linha. Ou seja, em três minutos você terá que passar por pelo menos 360 linhas.


    Passo 2: Expansão da percepção:


    O segundo nível da técnica é expandir a sua visão periférica. Normalmente, nós focamos nossa visão da primeira até a última palavra de cada linha. Assim, gastamos 25% a 50% de nosso tempo “lendo” margens em branco, sem nenhum conteúdo.


    Pegue como exemplo a frase “Era uma vez, certa garota mimada da floresta chamada Maria João”. Se você for capaz de começar sua leitura na segunda palavra “certa” e terminar a linha na palavra “floresta”, estará eliminando 6 de 11 palavras, mais do que dobrando a sua velocidade de leitura.


    Essa expansão da percepção é fácil de executar quando combinada com o uso da caneta como guia. Simplesmente pegue a caneta e, em vez de passá-la da primeira até a última palavra de cada linha, comece da segunda e encerra na penúltima palavra. Novamente, inicie com no máximo um segundo por linha e vá aumentando a velocidade a cada página. Faça isso por três minutos.


    Depois, repita o exercício, porém começando a passar a caneta na terceira palavra e encerrando na antepenúltima palavra de cada linha.


    Em um terceiro estágio, comece com a caneta na quarta palavra e termine quatro palavras antes do fim. Lembre-se de que é a caneta que vai até essas extremidades, mas a sua leitura, obviamente, tem que ser de todas as palavras de cada linha.


    Fazendo esse exercício você estará condicionando seu cérebro a ampliar a visão periférica e a receber uma quantidade maior de palavras em um menor espaço de tempo. Mantenha sempre a velocidade alta, idealmente um máximo de meio segundo por linha durante três minutos.


    Passo 3: Cálculo da nova velocidade:


    Por fim, é hora de você comparar a sua nova velocidade de leitura com a anterior. Aqui você vai encontrar a velocidade em que consegue ler e compreender o que está lendo.


    Coloque o cronômetro em contagem regressiva de um minuto. Leia com a técnica que aprendeu, mas elevando a velocidade de leitura apenas até o ponto em que consegue compreender o que está lendo.


    Quando o tempo de um minuto acabar, multiplique o número de linhas que conseguiu ler pela média de palavras por linha que você calculou anteriormente. Essa será a sua nova velocidade de leitura.


    Sempre lembre que o cérebro vai se adaptando a novos estímulos, então quanto mais você treinar essa técnica, mais conseguirá compreender do que está lendo, mesmo em altíssimas velocidades.


    Treine um pouco a cada dia, de preferência com livros não essenciais no princípio. Sempre utilize livros físicos no início, pois a técnica fica um pouco prejudicada para leitura em tablets ou monitores.


      Exercícios de deslocamento visual


      Tem como principal objetivo, adaptar a musculatura ocular, para movimentações de deslocamentos verticais e horizontais em grande velocidade. Procure focar sua visão na posição bem no centro a acima das palavras ou grupos de palavras, para facilitar a visualização das mesmas de forma completa, utilizando-se a técnica da visão periférica.

        Exercício de aceleração compreensiva


        Você deverá escolher um trecho qualquer de um livro de sua preferência, ou seja, uma ou duas páginas. Tente ler o mais rápido possível, com uma velocidade adequada à compreensão. Compreender o significado do que for lido ;e a maior preocupação deste exercício. Em seguida escreva o que compreendeu sobre o texto e anote o tempo de leitura. Repita o exercício, procedendo como segue:


        Some o número de linhas lidas na primeira vez, calcule quatro terços do resultado, e leia essa nova  quantidade de linhas no mesmo tempo do texto anterior. Exemplo:


        1. 1º texto: 30 linhas em 1 minuto

        2. 2º texto: 40 linhas em 1 minuto (4/3 de 30)


        Novamente, escreva sobre o que leu, anote o tempo, e não se preocupe com avaliação nem erras ortográficos.

          Exercício de aceleração visual


          Este exercício tem como finalidade, aprimorar o desempenho na movimentação ocultar na leitura de textos, aplicando-se as técnicas descritas no item anterior. Para tanto, você deve escolher um livro de sua preferência, que deverá ser utilizado no treino diário. Observe a seguir como administrar sua velocidade:


          • Vamos considerar de início, um valor P.P.M. (palavras por minuto) que será utilizado para determinarmos a velocidade de leitura de uma página.

          • Para calcular o tempo de leitura de um texto, execute a rotina a seguir:

          • Conte o número médio de palavras por página, multiplique-o por 60 segundos e divida o resultado pelo P.P.M. desejado.

          • Imagine que você queira ler numa velocidade de 360 P.P.M. uma página com 540 palavras:


          540 x 60/360 = 90 s


          Significa que esta página será lida em 90 segundos, se for mantida a velocidade constante de 360 P.P.M. Exercitando durante 6 minutos a (360 P.P.M.), você terá lido um total de páginas conforme o cálculo a seguir:


          360 seg (6 min)/90 seg = 4 páginas



          Este artigo pertence ao Curso de Métodos de Leitura

          Faça o Curso completo grátis!!
          Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados