Para exercer corretamente as suas funções, um profissional necessita das ferramentas e acessórios adequados para tal. Com o pintor, isso não seria diferente. O pintor que tem tanto a quantidade como a qualidade dos materiais necessários para a sua atuação consegue garantir não somente bons resultados no seu serviço, como também a sua própria segurança ao realizar suas atividades.
Dessa forma, este capítulo tem o objetivo de trazer alguns dos principais equipamentos para a pintura de ambientes, considerando o trabalho do pintor predial, ou seja, do nível mais básico da profissão. A medida que você for se especializando com os nossos cursos, novos equipamentos serão apresentados, trazendo um maior aporte teórico baseado em seu nível de aprendizado.
Veja os principais materiais para o pintor predial:
Equipamentos de Proteção Individual
Independente do trabalho a ser realizado, em residências ou em mediações industriais, o pintor profissional precisa estar sempre equipado com os objetos de segurança adequados.
Isso acontece, pois durante as atividades, o pintor está sempre mexendo com produtos químicos, como solventes, esmaltes, diluentes e vernizes. Além disso, o processo de pintura naturalmente gera a expansão de partículas, como grãos, poeiras, gotículas de produtos químicos e outros.
Equipamentos de Proteção Individual.
Por isso, EPIS como luvas, óculos de proteção, capacetes, máscaras filtrantes e protetores auriculares (a depender do barulho do ambiente), são necessários para garantir a integridade física do profissional.
Num ambiente de construção ou reformas, os riscos estão presentes em todos os lugares, mesmo que estes sejam imperceptíveis aos olhos de pessoas sem o devido nível de informação.
Fita Crepe
Ao se deparar com o trabalho de um pintor profissional e um “quebra-galho” você já deve ter percebido que existem diferenças gritantes no resultado final de ambos os serviços. Isso acontece, pois o pintor profissional consegue garantir a aplicação da tinta com uma maior precisão e riqueza de detalhes.
Lonas Plásticas
Também fazem parte dos acessórios de devem ser contabilizados e distribuídos no ambiente antes da realização da pintura. As lonas plásticas atuam como uma barreira protetora contra respingos em locais inapropriados.
Lixas
E por falar em lixas, elas também são qualificadas como um equipamento imprescindível para a atuação do profissional pintor. As lixas retiram a primeira camada do acabamento antigo da superfície, permitindo que uma renovação seja feita.
O pincel é outro grande melhor amigo do profissional pintor. Ele é o principal responsável pelos acabamentos nas pinturas de paredes, como quinas e outras regiões onde o acesso é dificultado por alguns obstáculos.
Existem pincéis de inúmeros tipos e tamanhos e isso dependerá da superfície e da tinta que está sendo utilizada. Isso acontece, pois quando utilizado de forma errada, os pincéis podem deixar marcas na superfície prejudicando o seu acabamento.
O ideal é que exista como resultado final uma parede uniforme, com tons homogêneos. Com a utilização do pincel errado, você pode gerar texturas semelhantes a riscos nas paredes, ou ainda o acúmulo de tinta deixando locais mais escuros que outros devido ao excesso de material.
Tintas, solventes e vernizes
Além de todas essas ferramentas, o material mais importante da pintura é a tinta. Existem diversas opções de tintas disponíveis no mercado e todas elas são compostas por diferentes espécies químicas.
É muito importante que o pintor entenda que devido às suas diferentes composições, é necessário um grande cuidado com a mistura desses materiais, para que os mesmos não se estraguem e nem reajam de forma a prejudicar a saúde das pessoas ou do meio ambiente.
Por isso, vamos elucidar melhor sobre estes materiais nos capítulos que vêm a seguir.
Baixe nosso App
Estude Offline, com o app poderá baixar o conteúdo.
Instalar
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.