Finalizando a Venda e Emitindo o Cupom Fiscal

A nota fiscal é um documento de comprovação de venda de produto ou serviço, ela pode ser emitida a pessoas jurídicas ou físicas ou entre essas pessoas.

A nota fiscal destina-se em especial para o recolhimento de impostos.

As empresas ou pessoas que não emitem a nota fiscal cometem o crime de sonegação fiscal.

Por isso, é importante que os dados presentes na nota fiscal sejam os mesmos presentes nos recibos, para que o estabelecimento não sofra nenhuma penalidade.

Como existem diversas notas fiscais, a mais comum, presente na operação de caixa é o cupom fiscal, emitido pelo equipamento emissor de cupom fiscal (ECF).

Assim o cupom fiscal apresenta vários dados como: itens comprados, valor, quantidade, total pago, data e hora da transação e os dados da empresa.

Na hora de emitir o cupom fiscal, você deve acionar o código ou a sequência de operações que encerram a conta.

Esse procedimento varia de acordo com os tipos de equipamento e sistema utilizados em cada estabelecimento.

Pode ser que na hora de fechar a conta ocorra falta de energia, queda no sistema ou problema no equipamento ECF.

Nessas situações, o Fisco autoriza as empresas a manterem um talonário para emissão manual de Notas Fiscais.

Para realizar essa operação, consulte o contador para aprender a fazer isso sem erros.

Este artigo pertence ao Curso de Operador de Caixa