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FOLKCOMUNICAÇÃO

A Folkcomunicação é uma disciplina científica que tem como objetivo o estudo da comunicação popular e o folclore na difusão de meios de comunicação de massa. Única teoria brasileira da comunicação, a folkcomunicação tem como objeto de estudo a comunicação por intermédio de artifícios populares, ou seja, a mistura da tradição popular e dos acontecimentos históricos com o contexto massivo. É preciso expandir a conceituação e estabelecer a relação entre as manifestações da cultura popular e a comunicação de massa. Há inúmeros exemplos de processos de Folkcomunicação no mundo atual, que seguem a linha de mistura dos conceitos da população marginalizada com partes da cultura. 


Apesar da simples explicação, o termo possui significado e história mais profundos. Data de 1967 a tese de doutorado de Luiz Beltrão que foi um dos primeiros a se aventurar no estudo científico da Comunicação no Brasil. Influenciado por um Artigo da revista Comunicações e Problemas em 1965 sobre artefatos deixados por devotos nas Igrejas, Beltrão baseou-se em Paul Felix Lazarsfeld para realizar seu estudo. Assim, teve início a única teoria brasileira da comunicação. Uma abordagem de conceito que se liga diretamente com a nova Folkcomunicação, a Opinião Pública, foco da pesquisa realizada por Lazarsfeld. Levando em consideração toda a atmosfera que a inclui, com líderes de opinião e a influência destes em uma massa populacional. 


A partir dessas considerações, Beltrão conceitua o processo “folkcomunicacional” o qual se inicia na fonte, com uma determinada mensagem que por intermédio dos meios de comunicação de massa chega a esses líderes de opinião. O processo continua no quesito folkcomunicação e esses líderes a repassam por meio de canais folk, ou seja, populares, chegando a pessoas consideradas marginalizadas socialmente como as de um interior isolado, grupos urbanos de baixo poder aquisitivo e aqueles que são adeptos da contracultura. Fazendo uso de uma linguagem mais direta e até menos complexa a palavra “Folkcomunicação” surgiu da junção de “folclore” e “comunicação” sendo assim, portanto, um processo de formação de palavras denominado composição por aglutinação, o qual há modificações em uma das palavras. 


Expondo sua origem sintática fica mais fácil explicar sua origem semântica, sendo Folkcomunicação, portanto, a comunicação que se dá por meio do folclore, sendo um pouco menos concisa, significa a comunicação por intermédio de artifícios populares. Contando com as próprias palavras do criador do conceito folkcomunicação é: “O conjunto de procedimentos de intercâmbio de informações, ideias, opiniões e atitudes dos públicos marginalizados urbanos e rurais, através de agentes e de meios direta ou indiretamente ligados ao folclore". 


Para o pesquisador não eram apenas as grandes Redações, Imprensas e Redes Televisivas e Radiojornais que transmitiam as mensagens. E, principalmente, a comunicação nunca foi assunto apenas de pessoas eruditas. Para Beltrão, conversas em portas de bar, “fofocas” em salões de beleza e manifestações folclóricas poderiam influenciar na comunicação. Muitas vezes a comunicação se dá por meio de diálogos debochados por aqueles que se dizem cultos. Os marginalizados das grandes mídias se vêem necessitados de disseminar informação e usam de seus meios possíveis para tal. 


Acompanhar a Folkcomunicação, portanto, é acompanhar as culturas, mesmo com tal grau de abrangência, a mudança cultural nos leva diretamente para as mudanças ocorridas na folkcomunicação. Um exemplo do pensamento de Beltrão e das manifestações primitivas de comunicação são os desenhos rupestres dos homens da caverna. Há artigos, teses e estudos científicos que buscam comprovar tal fato, mas basta uma análise para certificar que era uma forma de comunicação entre a população da época. E também uma forma de folkcomunicação, pois os desenhistas buscavam comunicar-se de forma a criar sistemas de acordo com sua realidade. A comunicação surge à medida que uma determinada população necessita se comunicar e não é plenamente atendida pelos canais existentes. 


A folkcomunicação “é um processo de intercâmbio de informações e manifestações de opiniões, ideias e atitudes da massa através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore”. Dessa maneira, a folkcomunicação atualmente é de extrema importância para estudos na cultura popular e na cultura de massa, pois mistura a tradição popular, acontecimentos históricos com o contexto massivo.




Este artigo pertence ao Curso de Teorias da Comunicação

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