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FOQUE NO SEU CLIENTE

4O cliente está sempre certo. Isso é um dos mandamentos do atendimento ao cliente.


Umas das principais razões pelas quais as startups falham é porque não conseguem se concentrar no cliente. Não cometa esse erro!


Por que você deve focar no que os clientes desejam/precisam?


Os clientes são o sangue vital da empresa. Se eles não estão felizes, seu negócio irá falhar. É simples assim.


Já falamos sobre pesquisas e testes de mercado. Após testar tudo, porém, você ainda precisa se concentrar em seus clientes.


Não importa o que os críticos da empresa e produtos digam. Se os consumidores estiverem felizes e satisfeitos, você ganhará dinheiro.


A experiência de um cliente com você começa quando ele conhece pela primeira vez a empresa e contínua enquanto ele usa o produto.


Quando você refletir sobre a experiência do consumidor, pense bem cada etapa da experiência. Ofereça conteúdo de qualidade, um fácil processo de compra e excelente suporte.


Os clientes que receberam suporte de alto nível sempre se lembram disso. Eles vão mencionar isso para seus amigos.


Antes que alguém gaste dinheiro em seu produto, eles querem saber se funcionará como prometido. Faça com que se sintam melhor fornecendo informações interessantes e conteúdo relevante e acessível sobre o produto. Isso ajudará a engajar a atenção.


Entregar qualidade desencadeia uma “falha mental” chamada reciprocidade. Quando você dá ao cliente algo de graça - mesmo que seja informação -, ele fica mais propenso a se sentir obrigado a comprar de você.


Obviamente, a qualidade também deve vir do produto, incluindo utilidade, longevidade e preço.


Torne-se uma autoridade


As pessoas admiram figuras de autoridade. Prove a sua fazendo o que acabamos de explorar: agregando valor aos seus clientes.


Mas autoridade é mais do que isso. É sobre mostrar que você é uma fonte confiável e bem informada. Nas redes sociais, significa fornecer conteúdo original, informativo e acessível, com curadoria de conteúdo para publicações acerca da indústria e sobre autoridades no assunto, compartilhando com sua própria opinião sobre o tópico.


Uma maneira de se estabelecer como uma autoridade é oferecer uma oportunidade-ímã para aumentar sua lista, como um e-book curto, uma folha de dicas ou qualquer outra coisa que demonstre seu conhecimento.


O suporte ao cliente começa quando ele visita seu site pela primeira vez. Pense que tipo de assistência o consumidor precisa e como você vai entregá-la.


Antigamente, o suporte era principalmente pessoal ou por telefone. Hoje, existem mais opções:


  • Suporte por e-mail;

  • Suporte por bate-papo;

  • Opções de autoatendimento;

  • FAQ (sigla em inglês para questões frequentemente perguntadas);

  • Suporte por redes sociais.


Você precisará testar várias alternativas para descobrir as que funcionam em seu público. Lembre-se que muitas empresas estão oferecendo suporte nas redes sociais e considere fazer o mesmo.



Este artigo pertence ao Curso de Empreendedorismo

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