Área do Aluno


ou



FORMA

Tem a ver com a configuração dada às letras durante o processo de escrita. De acordo com o ponto de vista psicológico, está relacionada aos diversos tipos de condutas, comportamento, nível de sociabilidade e caráter da pessoa avaliada.

Há dois aspectos que devem ser levados em consideração ao se avaliar a forma da escrita:

- Execução (desenho global das letras).

- Coligamento (modo como as letras se unem).


A Forma de Acordo com à Execução

▪ Angulosa: nesta escrita predominam os movimentos com ângulos. Aponta bom nível intelectual de um sujeito prático, firme, tenaz, decidido e cuja razão está acima da emoção. Também, possui objetividade de critério, perseverança, tendência ao controle nos vínculos e pode chegar a reagir agressivamente a opiniões contrárias às suas. É independente, possui tendência a manipular o outro e apresenta certas dificuldades de adaptação, o que tem a ver com a falta de flexibilidade.


▪ Arredondada: as letras são curvas ou ovaladas. Indica maior capacidade intuitiva, extroversão, graça, doçura, maciez e sentido estético. Leva mais tempo para pensar e falta-lhe poder de decisão diante das situações. Possui marcas de amabilidade, espontaneidade, boa adaptação social, porém com pouca capacidade de comando.


▪ Singela: possui apenas traços essenciais (falta ornamentos). Indica uma personalidade modesta, natural e singela que tende a passar inadvertida, de gostos singelos, com capacidade de observação, raciocínio e pensamento lógico. Esta escrita expressa sinceridade, ingenuidade e franqueza.


▪ Complicada: possui traços adicionais que não pertencem ao modelo caligráfico aprendido. Nestas pessoas predomina a imaginação sobre a razão. São criativas, artistas, com necessidade de exibicionismo e desejo de comando. Porém, há dificuldade para aceitar as normas e necessidade de admiração.


▪ Original: apresentam modificações em relação ao modelo aprendido. A pessoa que possui esta escrita tem bom nível intelectual, imaginação, criatividade e intuição. Está na busca por novas sensações, é emocionalmente espontânea, extrovertida, aberta, independente e gera vínculos com facilidade.


▪ Caligráfica: a escrita não apresenta modificações em relação ao modelo aprendido. Aponta capacidade de concentração, lentidão de ideias e criatividade limitada. A pessoa é passiva, controlada, teme as mudanças e prefere se conservar na zona de conforto. Além disso, apresenta dificuldade para estabelecer vínculo, mas quando o faz pode gerar relações “simbióticas” com o outro, chegando a perder sua própria identidade.


▪ Tipográfica: algumas letras são similares às de imprensa. Aponta sentido estético, memória visual e boa capacidade intelectual. Algumas partes do texto são no estilo de imprensa e outras partes são em itálico, o que indica uma atitude volátil e que busca diferentes objetivos. As pessoas são espontâneas e sociáveis. Para avaliar, é necessário confirmar se a escrita é original ou caligráfica para a correta interpretação.


▪ Filiforme: apresenta-se em forma de fio. Aponta criatividade e dinamismo para resolver situações e capacidade para “desemaranhar” o pensamento do outro. São pessoas agradáveis, pois adaptam-se ao que lhes convém. Os pontos negativos é que podem ser evasivas, com baixo nível de compromisso afetivo, imprecisas e ambiciosas.


▪ Simplificada: a escrita se reduz a rasgos, porém não há perda de legibilidade. Não há traços adicionais e maiúsculas tipográficas (tipo imprensa). Denota personalidade concreta, concisa, com visão de coletividade, rapidez na assimilação de ideias, originalidade, capacidade de análise e de simplificar aquilo que aborda e facilidade na adaptação ao ambiente.


A Forma de Acordo com o Coligamento

Reflete a capacidade do sujeito de adaptação ao meio.

- Guirlanda e anel: se adapta com facilidade.

- Ângulo: se adapta de forma belicosa.

- Serpentina e filiforme: foge da sociabilidade.


▪ Guirlanda: movimento similar ao das letras ou aberto para acima no “m” e “n”. Aponta naturalidade para se relacionar com o próximo e boa capacidade de adaptação. Porém, é influenciável e pode ser dependente.


▪ Anel: quando as letras se entrelaçam por anéis. A personalidade é amável, agradável, diplomática e a pessoa busca obter benefícios com o menor esforço.


▪ Ângulo: as letras unem-se por movimentos angulosos. Típico daquelas pessoas que são orgulhosas, com alta autoestima, exigente consigo mesma e com os demais. Possui dificuldade de adaptação.


▪ Serpentina: neste caso as uniões são de forma ondulada. Aponta uma pessoa cordial, que possui bom humor e flexibilidade na conduta. O lado negativo é que pode denotar astúcia, hipocrisia e  falta de sinceridade.


▪ Filiforme: as letras unem-se por um traço que se assemelha a um fio que vai se desenrolando. O “m” e “n” também se vêem como uma linha ondulada. A pessoa é diplomática e obtém benefícios das relações. Amabilidade, bom trato, extroversão, economia de tempo e esforço são suas principais características.



Este artigo pertence ao Curso de Grafologia

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados