Área do Aluno


ou



Formato da conta de negociação

Para ilustrar a forma de apuração do lucro bruto, o conhecimento do formato da Conta de Negociação é muito importante. Isso dá uma apresentação clara de como o lucro bruto é calculado.

Uma Conta de Negociação é preparada no formato “T”, assim como todas as outras contas são preparadas. Embora seja uma conta, não é apenas uma conta contábil comum.

É uma das duas contas que são preparadas apenas uma vez em um período contábil para apurar o lucro ou prejuízo do negócio. Como essa conta é feita apenas uma vez por ano, nenhuma data ou diário

1. Estoque Inicial: Refere-se ao valor das mercadorias em mãos no final do exercício contábil anterior. Estoque inicial significa o estoque de um item no início de um novo período de manutenção de estoque. Torna-se o estoque inicial do ano contábil atual e contém o valor das mercadorias com as quais a empresa negocia.

2. Compras: Refere-se ao valor dos bens (com os quais a empresa negocia) que são adquiridos à vista ou a crédito para fins de revenda. O saldo da conta de compras, que aparece no balancete, reflete o total de compras realizadas durante o período contábil. Ao lidar com compras, devemos ter em mente os seguintes aspectos:

  • A compra de bens de capital não deve ser adicionada às compras. Se já estiver incluído nas compras, deve ser deduzido imediatamente.
  • Se os bens forem adquiridos para consumo pessoal e forem adicionados às compras, eles devem ser excluídos. Esses tipos de compras devem ser tratados como desenhos.
  • Se alguns dos bens adquiridos ainda estiverem em trânsito no final do ano, é melhor debitar a Conta de Estoque em trânsito e creditar à Caixa ou Conta do Fornecedor.
  • Se os valores das compras incluírem mercadorias recebidas em consignação, aprovação ou compra a prazo, estas devem ser excluídas das compras.
  • O custo das mercadorias enviadas em consignação deve ser deduzido das compras em caso de preocupação comercial.

3. Devoluções de Compras/Devoluções ao Exterior: Pode acontecer que, por algum motivo, a mercadoria seja reenviada ao fornecedor. Nesse caso, o fornecedor é debitado no livro de contas e as devoluções de compras ou devoluções para o exterior são creditadas.

Ele aparece ao lado do crédito no balancete. Existem duas maneiras de mostrar os retornos de compras na Conta de Negociação. Pode ser demonstrado por meio de dedução de compras na Conta de Negociação. Uma forma alternativa é mostrar os retornos das compras no lado do crédito da Conta de Negociação.

4. Despesas Diretas: Esses tipos de despesas são incorridos em relação à compra, aquisição ou produção de bens. Esses gastos estão diretamente relacionados ao processo de produção. Também inclui despesas que levam a mercadoria até o ponto de venda conforme mostrado no Formato de Negociação acima.

Itens de conta de negociação

  • Vendas: Refere-se à venda de mercadorias em que a empresa negocia e inclui tanto as vendas à vista quanto às vendas a crédito. Não inclui a venda de bens antigos, obsoletos ou depreciados, que foram adquiridos para utilização nos negócios. No entanto, as mercadorias enviadas aos clientes com base em aprovação, amostras grátis e impostos sobre vendas, se houver, incluídos no valor das vendas devem ser excluídos.
  • Devoluções de vendas / Devoluções internas: Quando as mercadorias são devolvidas aos compradores por algum motivo, é chamado de Devolução de vendas ou Devoluções internas. Nos livros de contas, “Conta de Devoluções” ou “Conta de Devoluções de Vendas” é debitada e a conta do comprador é creditada. Ele aparece no lado do débito do Balancete. Podemos mostrar os retornos de vendas na Conta de Negociação de duas maneiras. Pode ser demonstrado por meio de dedução das vendas na Conta de Negociação. Uma forma alternativa de mostrar os retornos de vendas é no lado do débito da Conta de Negociação.
  • Perda Anormal: Refere-se à perda anormal de estoque devido a incêndio, roubo ou acidente. Se houver alguma perda anormal, ela é creditada integralmente na Conta de Negociação, pois a Conta de Negociação é preparada em condições normais do negócio e não tem lugar para instâncias anormais.
  • Estoque Final: Refere-se ao valor das mercadorias não vendidas no final de qualquer exercício contábil. Esse estoque no final é chamado de estoque final e é avaliado pelo preço de custo ou de mercado, o que for menor. O balancete geralmente não inclui o estoque final. Portanto, o seguinte lançamento é registrado para incorporar o efeito de fechamento de estoque na Conta de Negociação.

No entanto, se o estoque final fizer parte do Balancete, ele não será transferido para a Conta de Negociação, mas levado apenas para o Balanço Patrimonial. No caso de mercadorias que tenham sido despachadas para clientes em regime de aprovação, tais mercadorias devem ser incluídas no valor do estoque final.

Após o registro dos itens acima nos respectivos lados da Conta de Negociação, o saldo é apurado para apuração do Lucro Bruto ou Prejuízo Bruto. Se o total do lado do crédito for maior que o do lado do débito, o excesso representa o Lucro Bruto.

Por outro lado, se o total do lado do débito for maior que o do lado do crédito, o excesso representa a Perda Bruta. O Lucro bruto é transferido para o lado do crédito da Conta de Ganhos e Perdas e o Prejuízo Bruto é transferido para o lado do débito da Conta de Ganhos e Perdas.



Este artigo pertence ao Curso de Administração Contábil e Financeira

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados