Área do Aluno


ou



FOTOGRAFIA DE RUA

Um dos estilos mais sinceros é a fotografia de rua. Consiste em fotos espontâneas tiradas de pessoas em situações públicas.


A fotografia de rua também pode ser feita em shoppings, clubes, parques, ou seja, praticamente em qualquer lugar. Um fotógrafo de rua nunca pede a ninguém para posar e não quer que ninguém aja como se soubesse o que está acontecendo. Isso tira a naturalidade necessária ao usar a técnica.



Imagem Interna

A fotografia de rua deriva da fotografia documental. Esta já foi considerada a forma mais honesta e realista de se tirar fotos. 


Existem marcas profissionais e amadoras de fotografia documental, bem como de rua. A fotografia de rua reflete a sociedade em seu estado imaculado. Isso explica muitas imagens que vemos na internet e na televisão que refletem o que estava acontecendo na época.


Muitas fotos desse gênero usam filme preto e branco. A fotografia de rua geralmente mostra ironia em situações. Muitos fotógrafos de rua usam câmeras de lente ampla para capturar uma área maior. As tomadas costumam ter a aparência de uma tela ou janela exibindo o estado humano em um determinado momento. O fotógrafo é removido de cena. Esse tipo de foto captura os momentos mais honestos da vida.


Alguns fotógrafos especializados em fotografia de rua levam suas câmeras para eventos públicos, como convenções, reuniões e mesmo locais de tragédias. Outros simplesmente fotografam a vida ao seu redor.


Um famoso fotógrafo de rua chamado Garry Winogrand ficou conhecido por captar Nova York todos os dias durante anos. Ele estava interessado em lançar luz sobre as questões sociais contemporâneas de seu tempo e se tornou proeminente após a década de 1960. Ele tirou cerca de cem fotos por dia durante quase trinta anos, e deixou mais de trezentas mil exposições não editadas.

Imagem Interna

Uma coisa interessante sobre fotografia de rua é que às vezes um fotógrafo captura coisas no filme que ele nem estavam focando. Coisas estranhas e engraçadas podem estar acontecendo no fundo ou no primeiro plano de uma fotografia sem que eles percebam.


Quando o filme é revelado, os fotógrafos geralmente encontram coisas dentro do escopo das tomadas que são irônicas, interessantes ou engraçadas. Muitas vezes, elas parecem não ter relação com o resto da cena, mas por causa desse fator, pode-se dizer que a fotografia de rua é uma forma que usamos para capturar o momento.


Esse gênero de fotografia começou entre o final do século 19 e meados da década de 1970. Uma das invenções auxiliares foi o filme de 35 milímetros, introduzido no final do século 19. Fotógrafos da Europa e da América do Norte espalharam a popularidade do gênero e desenvolveram a arte por trás dele, como Henri Cartier-Bresson (França) e Robert Frank (Suíça).


Não é preciso ser profissional ou necessariamente usar filme preto e branco para se dedicar à fotografia de rua. Tudo que você precisa é uma maneira particular de tirar fotos, para criar sua própria série de documentários. As fotos dizem muito sobre a sociedade ao registrar pessoas fazendo atividades mundanas, como comer ou dormir. É importante lembrar, no entanto, que você não deve publicar fotos de pessoas sem seu consentimento.


Tornar-se um fotógrafo de rua é um ótimo passatempo. Você pode doar as fotos para museus e sites, ou criar seu próprio site. Existem também arquivos de fotos que consistem em coleções disponíveis para uso público. Este também é um local onde você pode exibir suas fotos.


A fotografia de rua é uma forma de capturar os momentos reais da vida. Graças à tecnologia, a edição de filmes está mais fácil do que nunca. Após tentar a fotografia de rua, você se verá preso ao mundo real e às fotos que refletem a vida cotidiana e os tempos.



Este artigo pertence ao Curso de Fotografia Digital

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados