Gasto Para Manter o Estoque
Também conhecido como custo de estocagem, trata-se basicamente da quantidade e do tempo de estocagem do material acumulado até aquele período.
Por exemplo, uma grande quantidade de material requer um número relativamente grande de pessoal para mover o material, aumentando assim os custos. Assim, os custos associados ao armazenamento de materiais como:
- Gastos;
- Depreciação;
- Renda;
- Equipamentos de manuseio;
- Deterioração;
- Desatualizado;
- Seguro;
- Salário;
- Proteger;
Uma boa gestão de estoque só pode ser realizada através de um estudo detalhado de todos os gastos associados.
Esses custos podem ser determinados usando fórmulas matemáticas e divididos em vários componentes. Vários autores citam a definição matemática desse custo total como:
Gasto total = gasto total de armazenamento + gasto total do pedido
Existem várias fórmulas para cada componente desta equação que levam em conta diferentes custos totais.
Há também o modelo matemático para calcular o custo total de armazenamento:
Custo de armazenamento = Q/2 x T x P x I
No qual:
Q = quantidade de material em estoque no momento da consideração
P = preço unitário do material
Pode-se então concluir que o gasto para manter o estoque é definido pela soma de vários custos, sendo alguns variáveis e outros fixos, independentemente da quantidade de armazenamento.
Programa de Gestão de Itens
O principal objetivo da gestão de materiais é agrupar produtos para agilizar o reabastecimento.
O evento inclui departamentos típicos para a maioria das organizações, conforme mostrado abaixo.
Inscrição
A inscrição do produto é uma parte essencial do controle do material, pois todas as informações relevantes são registradas neste momento.
Essas informações são críticas para o mundo das compras.
Para Viana (2002), o cadastro de materiais é essencial para a manutenção e desenvolvimento de uma organização e precisa ser completo, com todos os dados necessários para identificar o produto, para que o administrador de materiais possa trabalhar com facilidade.
Mercadoria
Hoje em dia a função do setor de compras é vista como parte do processo de logística, ou seja, parte integrante da cadeia de suprimentos.
Esta área é projetada para atender as necessidades de materiais ou serviços da empresa.
Sabemos que qualquer atividade industrial requer matérias-primas, componentes, equipamentos e serviços para funcionar.
E no ciclo do processo de fabricação, a disponibilidade de materiais e insumos deve estar disponível antes do início, mantendo a disponibilidade contínua para atender as necessidades de todo o ciclo.
Portanto, a quantidade de material obtido deve ser adaptada ao processo produtivo, para o qual é necessária uma boa previsão de demanda.
As atividades típicas na área de compras incluem:
- Pesquisa de fornecedores: incluindo o desenvolvimento de fontes confiáveis de fornecimento, análise de custo e qualidade.
- Aquisição: Processo de recebimento e análise de solicitações; pesquisa de ofertas; contato com vendedores; negociações comerciais; realização de compras; acompanhamento de pedidos.
- Gestão: trata do monitoramento e manutenção dos estoques mínimos, padronização de materiais.
Admissão
A atividade na área de recebimento de materiais, tem a função de garantir que o produto expedido esteja de acordo com o pedido de compra.
Após a verificação de todas as informações com o pedido de compra da empresa, o momento em que a empresa se torna responsável pelo material adquirido é chamado de recebimento do material. Após esse período, a empresa não tem mais o direito de reclamar por possíveis danos ou mau funcionamento do produto adquirido.
Portanto, o inspetor do material deve ser uma pessoa responsável e confiável, pois seus olhos e procedimentos funcionarão como um filtro para a entrada do material.
Estocagem
O armazenamento dos materiais é essencial para a empresa, pois neste momento serão designados locais específicos para armazenar os produtos vendidos pela empresa e estes devem ser mantidos em local seguro e suficiente para manter a qualidade geral até o momento da venda.
Para Viana (2002), o armazenamento de produtos pode ser simples ou complexo, dependendo da variação de armazenamento em função do tipo, peso, volume, fragilidade, etc. O produto.
Portanto, os objetivos de um bom armazenamento são:
- utilizar o sistema PEPS (first in, first out) ou o conhecido FIFO; Para manter a qualidade do material, deve-se tomar cuidado para não alterar suas propriedades originais durante o armazenamento e manuseio;
- identificar claramente o material; - controle de inventário;
- Proporciona um equilíbrio entre compras e demanda, identificando materiais com baixo nível de demanda, estoques altos, mesmo material mas denominações diferentes;
- Reduzir o espaço alocado para armazenamento;
- Reduzir os custos associados ao inventário;
- Manter um sistema de informação rápido e eficiente.
Relatos físicos
Um relato físico é uma contagem de todo o estoque de uma empresa para comparar as informações dos sistemas com unidades físicas de cálculo.
Segundo Viana (2002), o relatório físico destina-se a auditar os estoques nos armazéns, e tem como objetivo garantir a confiabilidade e a precisão dos registros contábeis e físicos, que são fundamentais para o bom funcionamento do sistema.
Entende-se que existem vários tipos de ações de acordo com as necessidades de cada empresa:
Estoque Geral: Caracterizado por um estoque físico de todos os itens da empresa, encerrado em data programada ou no final do ano;
Inventário Permanente: inclui o inventário de produtos pelo menos uma vez por ano;
Estoque Rotativo: Neste modelo de estoque, os produtos são determinados pelo gestor semanalmente ou diariamente com base na frequência do estoque.
Com base nos resultados dessa avaliação, os registros de transações discrepantes são verificados para identificar e resolver os motivos da discrepância.
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