Área do Aluno


ou



GERENCIE O DINHEIRO

Controle seu dinheiro corretamente


Você tem o que é preciso para administrar seu dinheiro? Se não, é hora de encontrar alguém que faça isso por você. Sem o controle rígido sobre as finanças, não há como determinar o que o futuro reserva para seu negócio.


Isso não significa que você não pode gastar dinheiro. Este é um grande equívoco que as pessoas cometem. Em vez disso, como empresário, você precisa aprender a gastar dinheiro da maneira certa.


A primeira coisa que você deve fazer é determinar um orçamento para o sucesso do seu empreendimento. Inicialmente, elabore um orçamento geral. Os itens a serem considerados incluem:


  • Gerir despesas que continuarão a manter o negócio funcionando bem;
  • Administrar a dívida da sua empresa devido ao crescimento ou custos iniciais (para pagá-los no devido prazo);
  • Gerenciar o lucro, se disponível, analisando o quanto será gasto para investir de volta no negócio e o que irá para outras necessidades benéficas do empreendimento.


Gerenciar o lucro, se disponível, analisando o quanto será gasto para investir de volta no negócio e o que irá para outras necessidades benéficas do empreendimento.

O orçamento deve ser feito com cuidado e uma boa dose de pensamento bem delineado em cada uma dessas áreas. Faça-o em porcentagens, não em valores.


Talvez 20% do lucro vá para investir de volta no negócio, enquanto o resto, para o pagamento de dívidas. Mas não faça disso uma regra, trabalhe as porcentagens com as quais você se sente confortável.


Além disso, é necessário implementar medidas para gerenciar despesas inesperadas e até mesmo para certificar-se de que tudo está contabilizado.


Embora pareça óbvio, muitas empresas falham devido à má gestão do dinheiro nos estágios iniciais. Não seja pego no “Eu não tenho tempo agora, vou fazer isso mais tarde”. 


Se não o fizer desde o início, sua empresa vai virar uma bola de neve e você não saberá se ela está de fato dando lucro ou prejuízo.


Você não acha a organização financeira necessária?


Se pensa que não precisa fazer a contabilidade detalhada do seu negócio, você está fadado ao fracasso. Isso não quer dizer que você não pode ter lucro sendo negligente, mas lembre-se, estamos falando sobre longo prazo.


Apesar do controle orçamentário ser difícil, as empresas grandes são muito cuidadosas com o destino de cada centavo. Não importa se você tem alguns reais ou bilhões, gerenciar corretamente o dinheiro é a chave para obter sucesso em qualquer empreendimento, em tempos bons ou ruins.


Com um bom controle financeiro você poderá tomar as seguintes decisões:


• Determinar para onde o dinheiro está indo;

• Decidir onde cortar custos e despesas;

• Estabelecer o que fazer de diferente utilizando menos dinheiro e sem comprometer a qualidade do empreendimento.


Não estar por dentro de todos os setores da sua empresa não é ruim, desde que você cuide de todos os aspectos dela, incluindo reinvestimento e crescimento em seu potencial máximo.


Dois princípios a serem lembrados


Quando se trata de sucesso nos negócios, você precisa considerar esses dois princípios no que diz respeito a como o dinheiro será investido.


Em primeiro lugar, considere o seguinte: você só deve gastar dinheiro quando há potencial para ganhar mais dinheiro com isso.


É autoexplicativo, não é? Você não deveria estar fazendo um investimento em seu negócio, especialmente um dono de uma pequena empresa, a menos que lhe permita receber mais dinheiro no final.


Em segundo lugar, pondere: “Se não for receita, é uma despesa". Avalie como o investimento afetará o seu negócio. Ele oferece a capacidade de obter mais sucesso? Você faz compras sem calcular cuidadosamente cada centavo? Repetimos: se não é receita, é uma despesa.


Gerenciar o fluxo de caixa permitirá que seu negócio gere receita ao invés de perda. Quando você fizer isso com excelência, o empreendimento terá um grande potencial a longo prazo. Se quiser estar no topo no futuro, gerencie seu dinheiro e fique de olho em cada centavo.


Fluxo de caixa


O próximo princípio de gestão de dinheiro que você precisa considerar é o fluxo de caixa.


Sem ter uma boa quantidade de fluxo de caixa, o negócio se afunda. Se você é dono de uma pequena empresa, é ainda mais importante fazer isso, afinal, não haverá nada nem ninguém para te apoiar financeiramente naquele ano ruim ou quando algum incidente acontecer.


A capacidade de manter seu fluxo de caixa é a chave para ter um negócio de sucesso a longo prazo. Para isso, existem várias coisas que você precisa levar em consideração.


Em primeiro lugar, você deve se certificar de que, como empresário, tem uma mão forte no fluxo de caixa do empreendimento. Você deve ser capaz de monitorá-lo pessoalmente

todos os dias.


Considere cuidadosamente cada um dos gastos que você faz, tomando as decisões com sabedoria. Assim como crescer muito rápido pode se prejudicial, não ter fluxo de caixa para sustentar o negócio a curto ou longo prazo pode arruinar toda sua empresa.


Além disso, você deve monitorar pessoalmente o orçamento, as despesas, o lucro e a capacidade de usar cada real sabiamente. Isso é o que deve perdurar: orçamentos adequados. Use-os, continue com eles e trabalhe cada valor para obter o máximo de lucro.


Segue um exemplo de planilha para monitorar cada centavo.


Imagem Interna
Imagem Interna



Este artigo pertence ao Curso de Empreendedorismo

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados