Área do Aluno


ou



GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas pode ser definida como um conjunto de habilidades, técnicas e métodos que têm como objetivo administrar e potencializar a eficiência do capital humano dentro das empresas. Trata-se de uma área essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.


O responsável pela gestão de pessoas precisa garantir a disseminação da cultura organizacional, que todas as necessidades dos funcionários da empresa serão atendidas e que os mesmos estarão dentro dos cargos que têm a capacidade de exercer. Ademais, é o encarregado do principal recurso de uma empresa: o capital humano.


Ao longo dos anos, a relação entre líder e liderados evoluiu e passou por diversas modificações. A concepção de um líder puramente autoritário, que não oferece espaço para sugestões da equipe, vem sumindo gradativamente.  A verdade é que o capital humano de uma organização é muito importante.


Entretanto, ainda mais importante é saber conduzir as pessoas de forma que elas apresentem um desempenho excelente. As organizações corporativas funcionam a partir do empenho e da dedicação de pessoas. Fato é que, investimentos estruturais, tecnologia e inovação não são suficientes se os funcionários não contribuírem da forma como se espera.


Isso pode ocorrer por uma série de fatores, como a falta de motivação, ausência de expectativas com relação ao crescimento dentro da empresa e salários incompatíveis com a função atribuída. Por isso, saber compreender o que pensam os funcionários, e o que eles esperam da organização na qual eles atuam, é um grande desafio a ser enfrentado.


Por isso, amplia-se a cada ano a necessidade dos gestores de conhecerem mais profundamente seus colaboradores. Descobrir seus potenciais pode servir para direcionar suas atividades, melhorar sua motivação e, consequentemente, permitir novas oportunidades na carreira.


Este trabalho de conhecimento é feito através do processo de coaching, também conhecido como motivador. O coach atua diretamente nas organizações de forma a direcionar os funcionários na busca pelo foco profissional e também pessoal, além de ajudar a construir uma melhor harmonia no ambiente de trabalho.


O processo tem o objetivo de elevar o desempenho dos indivíduos, o que influencia diretamente na gestão de pessoas de uma organização. Além disso, o coaching proporciona motivação, organização, gestão, foco e autodesenvolvimento. Todos esses pontos são necessários e compõem a administração dos recursos humanos.



Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados