Entrar/Criar Conta
Gestão de Conflitos
Não obstante a aplicação de todas as técnicas já apresentadas ao longo do curso, o convívio entre as pessoas nem sempre é pacífico. É comum que em situações de estresse os ânimos aflorem e o convívio se torne mais difícil.
É nesse momento que uma boa gestão de pessoas se torna um fator chave. Conhecer os motivos que podem levar a conflitos e já se preparar de antemão é a chave para o sucesso.
E para os casos em que o conflito já se encontra instaurado, é essencial que o setor de gestão de pessoas compreenda técnicas de resolução de conflitos que podem solucionar o problema, sem contorná-lo ou simplesmente escondê-lo por debaixo dos panos.
Portanto, o primeiro aspecto para uma boa gestão de conflitos é evitar o surgimento de um conflito. Parece óbvio, mas é o primeiro passo.
Isso pode ser possível de ser conquistado ao se criar um ambiente saudável de trabalho. Um ambiente assim possui diversos benefícios como já foi explicado ao longo do curso. Para além de melhorar a produtividade e facilitar a retenção dos melhores nomes, um bom ambiente de trabalho evita o surgimento de conflitos internos.
Para tanto, a liderança deve ajudar. Já explicamos também como uma liderança que dê uma certa autonomia e responsabilidade aos funcionários é essencial. O líder autocrático está sempre muito próximo de lidar com situações de conflito que os demais.
No extremo oposto, um líder liberal tem dificuldades em lidar com situações de estresse. Quando a cobrança começa a ser intensa, cada um vai terminar tentando resolver as coisas de seu próprio jeito e o resultado pode acabar se tornando uma grande colcha de retalhos.
Portanto, um bom ambiente de trabalho é aquele em que todos trabalhem juntos com um mesmo objetivo. E a cultura da empresa pode ajudar em muito para criar esse sentimento de comunidade.
A definição de valores éticos e de comportamentos padrões para os funcionários é um passo importantíssimo neste sentido. Tendo um comportamento guia, os indivíduos conseguem determinar menor quando a própria ação ou a de um colega está desviando e, assim, acionar o seu superior para resolver o problema..
O ideal é que conflitos não apareçam, porém a convivência das pessoas nem sempre é fácil. Cada um possui seus próprios valores pessoais e diferentes formas de resolver os percalços que surgirem ao longo do trajeto da empresa no mercado.
Isso não é um aspecto negativo! Quanto mais pontos de vista diferentes uma organização possuir, mais preparada ela estará para as diversas situações que podem acontecer no mercado.
Porém, lidar com diferentes ideias não é fácil. É necessário um critério de decisão, para impedir que um dos funcionários se sinta, de alguma forma, prejudicado com a forma de se resolver a situação.
Mais uma vez, a resposta está nos valores que a empresa determina como seus. O julgamento do conflito deve ser tomado com base nestes valores, de forma que haja uma justificativa para cada decisão. Isso impedirá que algum funcionário pense que a decisão se pautou em critérios subjetivos ou que sua opinião foi desconsiderada por não estar sendo valorizado no local.
E mais do que tudo, o detalhe está em conseguir uma comunicação clara com os colaboradores. Quanto menos ruído existir entre os setores, mais fluida será a comunicação e menos conflitos surgirão dentro da empresa.
Como lidar com um conflito
Este artigo pertence ao Curso Gestão de Pessoas
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesCurso muito importante, aprendi bastante e aprimorei meus conhecimentos na área. Conteúdo bem elaborado. Parabéns.
Fui Gerente Geral por mais de 9 anos e liderava uma equipe de 19 colaboradores, esse foi o primeiro curso que fiz sobre gestão de pessoas, até então nunca tinha feito qualquer curso de liderança ou similar, contava apenas com minha experiência no cargo. Gostei muito, foi de grande ajuda para aprimorar meus conhecimentos. Ótimo curso.
O curso que tenho é muito antigo, por isso quero atualiza-lo, pois área que ocuparei futuramente é de liderança!!
Fácil entendimento, bons exemplos e a autonomia do estudo a distância
Curso muito importante, aprendi bastante e aprimorei meus conhecimentos na área. Conteúdo bem elaborado. Parabéns.
O curso é muito bom, ajuda muito no nosso desenvolvimento profissional
Fui Gerente Geral por mais de 9 anos e liderava uma equipe de 19 colaboradores, esse foi o primeiro curso que fiz sobre gestão de pessoas, até então nunca tinha feito qualquer curso de liderança ou similar, contava apenas com minha experiência no cargo. Gostei muito, foi de grande ajuda para aprimorar meus conhecimentos. Ótimo curso.
Conteúdo muito bom, bem claras as explicações
O curso que tenho é muito antigo, por isso quero atualiza-lo, pois área que ocuparei futuramente é de liderança!!
Gosto muito desse curso