Gestão de Estoques - Conceito e Funções Básicas
A gestão de estoques é um ponto determinante na gestão estratégica de qualquer organização.
A principal função do gerenciamento de estoque é determinar a quantidade e o tipo suficiente de produtos de insumos, produtos em processo e produtos acabados, facilitando as operações de produção e vendas e minimizando os custos mantendo-os em um nível ideal.
Uma gestão eficiente de estoques é essencial para garantir que o negócio tenha produtos suficientes armazenados para atender à demanda do consumidor. Se não for tratado corretamente, pode resultar na perda de dinheiro do negócio em vendas potenciais que não podem ser satisfeitas ou que você gaste dinheiro cuidando de muito estoque. Um sistema de gerenciamento de estoque pode impedir que esses tipos de erros ocorram.
Efeitos:
O estoque está incluído em todos os segmentos importantes da empresa e tem efeitos importantes em todas as principais funções da empresa – temos principalmente estoques porque isso nos permite desempenhar as funções de compra, produção e vendas em diferentes níveis. Cada função tem que gerar diferentes demandas de inventário:
- Vendas: A demanda do cliente deve ser satisfeita de forma rápida e completa para evitar que o comprador recorra à concorrência, então você não só deve ter estoque suficiente para atender à demanda do mercado, mas também, você deve considerar uma quantia adicional para solicitações inesperadas.
- Produção: A produção e a entrega geralmente não ocorrem instantaneamente, por isso você deve ter estoque do produto que pode ser usado em tempo hábil e que a venda real não espere até a conclusão do processo de produção.
- Compras: Quando se espera um aumento significativo nos preços das matérias-primas básicas, uma quantidade suficiente deve ser armazenada pelo menor preço predominante no momento. Da mesma forma, se houver escassez de matérias-primas necessárias, é essencial ter uma reserva para continuar regularmente com as operações de produção.
Para que o processo de gestão de estoque seja bem-sucedido, ele tem que representar uma resposta combinada para duas questões muito importantes:
Problemas de estoque podem e contribuem para falhas nos negócios. Quando uma empresa fica sem estoque, os resultados não são agradáveis. Se for uma loja de varejo, perde o lucro para este item. Se a empresa é um fabricante, a falta de estoque pode fazer com que a produção pare. Por outro lado, se uma empresa mantiver estoques excessivos, o custo adicional de manutenção e os danos potenciais podem levar a grandes perdas.
Este artigo pertence ao Curso de Gestão da Produção
Faça o Curso completo grátis!!