GESTÃO DE MATERIAIS E CONTROLE DE QUALIDADE
Trata-se do planejamento e controle da compra, utilização e manutenção do estoque da empresa, garantindo um fluxo contínuo de materiais, sem gastos excessivos e com adequada qualidade.
A organização dos materiais da empresa é especialmente importante para uma indústria, pois este setor utiliza muito mais materiais do que outros, como serviços.
Agora, chegou a hora de entender como manter a organização do almoxarifado e otimizar o trabalho, garantindo o controle de qualidade:
1. Ter o espaço ideal
Conhecendo as medidas exatas da estrutura, fica mais fácil estabelecer se ela realmente atende às necessidades da sua empresa e, também, planejar o layout, incluindo estantes e outros elementos essenciais para o andamento dos processos.
Além disso, é interessante investir em uma área arejada, bem iluminada, livre de pragas e com paredes impermeabilizadas.
2. Limpe a área constantemente
Pode parecer óbvio, mas muitos empreendimentos deixam de limpar o depósito. Porém, esse é um grande equívoco, pois esse descuido pode resultar no aparecimento de baratas, aranhas e outros animais que deterioram móveis e mercadorias.
O acúmulo de objetos descartáveis e sujeira só vai ocupar espaço e poluir o meio ambiente, o que pode comprometer a produtividade dos colaboradores, consumindo mais tempo e dinheiro do que o esperado. Diante disso, converse com sua equipe e peça esse atendimento.
3. Organize as prateleiras de acordo com o peso dos produtos
O correto é organizar os objetos por peso, ou seja: mais leves na parte superior, mais pesados na parte inferior.
Outro ponto que merece atenção é a validade dos produtos, se for o caso: o ideal é posicionar na frente os itens mais próximos de ganhar e abastecer o fundo dos móveis à medida que novas mercadorias chegam.
4. Atualize o inventário
Esta medida consiste na identificação, classificação e contagem das mercadorias contidas nas prateleiras.
Para que a administração flua de uma determinada forma e sem perdas, é fundamental que haja pessoas treinadas para se responsabilizarem pela atualização do estoque, ou seja, por cadastrar tudo que entra e sai do almoxarifado.
5. Inspecione a entrada de produtos
Vale ressaltar a importância da fiscalização na entrada dos produtos para possibilitar o controle de qualidade no almoxarifado. Isso porque muitas empresas, quando recebem uma mercadoria nova, pensam apenas em guardar tudo para se livrar do processo, mas essa atitude pode resultar em sérios problemas.
6. Preste atenção às mercadorias paradas
Lembre-se que esses materiais sem movimento podem perder sua validade ou serem substituídos por modelos mais atuais.
Preencher seu estoque com produtos que não giram significa oferecer mercadorias que o cliente não deseja comprar. Isso pode ser prejudicial à saúde da empresa, pois existe o risco de o público ir ao concorrente para ter suas reais demandas atendidas.
7. Capacite a equipe
A equipe precisa ser confiável e qualificada para oferecer um trabalho perfeito. A gestão de pessoas é importante em todos os processos de negócios. Portanto, capacite sua equipe para ter os melhores funcionários.
Este artigo pertence ao Curso de Almoxarifado
Faça o Curso completo grátis!!