Entrar/Criar Conta
Gestão Estruturada na Ética Profissional
Para que uma empresa ganhe credibilidade no mercado, não basta fornecer produtos e serviços de qualidade.
Isso exige algo mais, tanto a atitude do empregado no ambiente de trabalho quanto a atitude da empresa em relação ao empregado, a relação entre a empresa e o empregado.
Há também o relacionamento entre a empresa e o cliente, que neste caso é um fator fundamental na impressão que as pessoas têm da empresa, pois o grupo consumidor moderno está cada vez mais exigente.
Por último, mas não menos importante, está o relacionamento da empresa com seus fornecedores, ou seja, o acesso ao produto original.
Quando falamos de credibilidade, estamos falando de ética naqueles relacionamentos e atitudes que transmitem confiança.
Nesse contexto, comportamento ético significa seguir algumas regras ou princípios.
Para entender melhor, vamos definir o que é moralidade?
A ética pode ser pensada como o estudo das formas de comportamento humano que a sociedade considera valiosas. É também a teoria ou ciência do comportamento moral masculino na sociedade.
A ética é a ciência da moralidade, a ciência do comportamento humano. Etimologicamente, as duas palavras têm origens diferentes e o mesmo significado.
Moral vem do latim mores, que significa hábito, comportamento, modo de fazer, enquanto Ética vem do grego ethos, que também significa hábito, modo de fazer.
Compreensivelmente, a ética são as atitudes ou princípios que as pessoas seguem, muitas vezes derivadas da educação familiar e dos ideais herdados para a vida.
Nos ambientes organizacionais, há muitos conflitos para proteger os interesses pessoais e corporativos, e a ética para organizar essas relações surge, estabelecendo limites a serem seguidos.
Geralmente, cada departamento de uma organização está defendendo seus próprios interesses ou estratégias de trabalho, o que pode gerar conflitos.
Ética, portanto, é saber até onde ou quais atitudes podem ser tomadas para defender esses interesses e perceber que essas atitudes têm consequências e, portanto, responsabilidades.
Alguns setores, como compras e armazéns, são mais éticos em suas atividades: compras porque envolve a salvaguarda dos interesses de todas as partes, e armazenamento porque está diretamente relacionado ao patrimônio de uma empresa.
No que diz respeito ao departamento de compras, por estar diretamente relacionado aos interesses dos fornecedores no momento do fechamento, é muito difícil agradar os compradores da empresa, como brindes, brindes, descontos em compras particulares, hospitalidade e outras manifestações.
Para os compradores, deve-se assumir postura profissional e responsabilidades significativas, como respeito à legislação, ou seja, conformidade com o ordenamento jurídico (lei), sigilo de informações da empresa, como informações de novos produtos, promoções, matriz de custos, patentes registradas, capacidade de produção, vendas volume etc.
Além disso, as informações sobre fornecedores como: preço, capacidade, condições comerciais, informações da empresa e cadastro, etc., e comportamento ético nas negociações, tais como:
- Deturpar a demanda para obter um preço menor é para o seu fornecedor
- Atos de desonestidade que não abordam o futuro conhecido do comprador em termos de design que afetem os custos ou níveis de serviço do fornecedor é um conflito ao atrasar o futuro do comprador.
- taxas de operadora para prestação de serviços;
- a qualidade dos serviços prestados, como manuseio cuidadoso do produto (caso a embalagem seja adequada ao modelo selecionado);
- Prazo de entrega para alguns produtos, pois este prazo é importante devido à vida útil do produto.
- Rodoviário: Para pequenos lotes ou produtos mais complexos que exigem prazos de entrega relativamente rápidos.
- Orbitar: Para maior volume e menor custo unitário.
- Aéreo: Utilizado para pequenos volumes e classificado como “Carga Valiosa”.
- Marítimo: Deve-se levar um produto com custo unitário muito baixo, cujo tempo de execução e operação não seja o principal fator no aumento do preço da mercadoria.
Este artigo pertence ao Curso Gestão de Estoque
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesExcelente conteúdo
ótimo curso.
Muito bom, adorei o curso, poderia ter apenas mais questões na hora da prova, porem como é um curso rápido, vale muito apena!
Eu gostei muito
Muito bom estes cursos
Excelente conteúdo
Muito bom o curso
ótimo curso.
Agregando conhecimento
Muito bom, adorei o curso, poderia ter apenas mais questões na hora da prova, porem como é um curso rápido, vale muito apena!
Ótimo
Eu gostei muito