Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 17hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS

Ginástica Laboral Compensatória


A Ginástica Laboral Compensatória segue uma linha mais terapêutica, tendo em vista a sua finalidade de atingir os músculos sobrecarregados pela atividade de trabalho.

Uma das queixas mais comuns dos colaboradores são as dores e incômodos nas mais diversas regiões do corpo durante o dia.

Geralmente, atividades em que a musculatura está estática, de má postura ou com movimentos repetitivos ocasionam esses episódios desconfortáveis.

Nesse cenário, é de suma importância que o colaborador realize pausas durante sua jornada diária.

Essas pausas podem ser classificadas em dois tipos, livre ou ativa.

No caso da pausa livre, o colaborador separa um pequeno intervalo de tempo para fazer um lanche, tomar um café ou ir ao banheiro.

Essa pausa é bastante eficiente para prevenir doenças ocupacionais, como a DORT.

Por outro lado, o colaborador pode realizar uma pausa ativa, realizando exercícios laborais compensatórios ativos, ou mesmo passivos.

Assim, é possível ter uma recuperação tissular mais eficiente e isso é importante tendo em vista que este é o fator de causa dos DORTs.

Os exercícios compensatórios consistem em atividades de alongamento, relaxamento muscular e de correção postural.

Mas como saber se os exercícios selecionados são efetivos?

Bem, para alcançar o máximo de desempenho, é fundamental que o profissional responsável pelo programa monte um plano embasado no conhecimento profundo das tarefas realizadas.

Além disso, é fundamental ter o conhecimento das estruturas corporais que são predominantemente exigidas;

Com isso, é possível selecionar exercícios que são capazes de compensar os impactos negativos do trabalho sobre a saúde do trabalhador.

Um ponto que deve ser levado em consideração na utilização da ginástica laboral compensatória é sobre o melhor momento para a aplicação das atividades.

Geralmente, as empresas sugerem que o melhor horário para realização das atividades é aquele em que o colaborador tem menor demanda.

Contudo, esses momentos de menor carga e tensão podem não ser o melhor horário, porém, não incomum, precisamos adaptar as exigências do cliente.

A Ginástica Laboral compensatória é especialmente recomendada para colaboradores que passam muito tempo em frente ao computador, como os colaboradores do setor administrativo, por exemplo.

Nessas áreas cada minuto vale muito, então, o exercício não deve afastar o trabalhador por longos períodos do trabalho ou do descanso.

Se não, invés de aumentar o rendimento, o exercício fora de hora pode interferir na produtividade ou no descanso do trabalhador.

Cerca de sete minutos tem sido tempo suficiente para atender à necessidade dos colaboradores.

Imagem Interna

Este artigo pertence ao Curso Ginástica Laboral

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.