Área do Aluno


ou



Guia de Segurança para o Motorista de Aplicativo

Diante do grande crescimento dos aplicativos de transporte nos últimos tempos, alguns fatores negativos também começaram a surgir, como os casos de assaltos e furtos aos motoristas de aplicativos.

Com isso, este tópico tem o objetivo de alertar e mostrar quais são os procedimentos de segurança que os profissionais devem realizar para se prevenir dessas situações e ficarem mais seguros e tranquilos para a realização das suas corridas.

Além disso, aqui também falaremos sobre o uso da direção preventiva e defensiva e a utilização correta do GPS/WAZE para que o seu fluxo de trabalho seja favorável, seguro e livre de acidentes.

Portanto, confira a seguir a lista com todos os comportamentos que você deve adquirir para ficar longe dessas ocorrências e garantir a sua proteção e a dos seus passageiros:

Trabalhe em regiões que fazem parte do seu total conhecimento

Muitos motoristas, na tentativa de ter um ganho financeiro maior, acabam fazendo corridas em várias localidades. No entanto, essa ação não é recomendada, principalmente para quem ainda está no início da carreira.

Acontece que ao trabalhar em regiões que você não conhece ou conhece pouco, você se torna mais vulnerável para situações de assaltos, furtos e afins. Portanto, dê prioridade para trabalhar em locais que você já conhece, pois assim será mais fácil ter uma atitude caso você não sinta segurança com o passageiro, mesmo antes de ele entrar em seu carro.

Não se apegue a nota do usuário

Mesmo com a nota alta, o ideal é que você sempre fique atento ao perfil do passageiro que está solicitando a corrida. Por exemplo: desconfie caso o cliente tenha menos de 5 estrelas, tenha feito menos de 5 viagens e pediu a corrida com o pagamento em dinheiro.

Nessa situação, o mais indicado é que você ligue para o passageiro e faça algumas perguntas sobre o local de partida e o destino que ele deseja ir. Isto porque, grande parte dos assaltos e furtos que acontecem com os motoristas de aplicativos, são realizados a partir desse tipo de solicitação de corrida.

Logo, se você não se sentir confortável e seguro com a ligação realizada com o cliente, o melhor é cancelar a chamada e aguardar pela seguinte.

Confira todos os dados do cliente

Além disso, é fundamental que, antes de embarcar, você verifique os dados do passageiro para ver se, realmente, ele é a pessoa que solicitou a corrida. Sendo assim, analise a foto do perfil, o nome do cliente e todos os recursos que estiverem disponíveis nos aplicativos de transporte.

A boa notícia é que alguns aplicativos já estão usando um código que tem o objetivo de intensificar ainda mais essa identificação.

Fique atento ao ponto de partida do usuário

As viagens mais seguras, comumente, iniciam em endereços residenciais. Desse modo, evite fazer o embarque de passageiros que estão em locais genéricos, desertos e de alta periculosidade. Principalmente à noite.

Contudo, ao receber chamadas com o ponto de embarque em shoppings, bares, lojas ou pontos de ônibus, prefira sempre parar nos locais de grande movimento. E não esqueça de entrar em contato com o passageiro antes de embarcar para ter mais confiança. Quanto aos locais de pouco movimento e desertos, eles devem ser sempre evitados!

Sempre chegue aos locais com as portas trancadas e vidros fechados

Ao chegar no local em que a corrida foi solicitada pelo passageiro, é recomendado que você mantenha a maior discrição possível. Sendo assim, não dê brechas e sempre chegue com as portas do carro trancadas e os vidros fechados.

Além disso, é muito importante que você também deixe as luzes apagadas e, antes de chegar ao cliente, observe de longe todo o ambiente. Caso sinta desconfiança, cancele a corrida e saia do local o quanto antes.

Invista em um bom seguro para o seu veículo

O seguro de carro deve ser considerado um serviço obrigatório para todos os motoristas em geral. Ainda mais, em se tratando de motoristas de aplicativos, onde essa obrigatoriedade é ainda mais importante e deve ser levada em consideração.

Dessa maneira, um bom seguro pode te ajudar em situações em que não foi possível prevenir o roubo, mesmo tomando todas as medidas protetivas. Sendo assim, o profissional terá uma maior segurança financeira e ficará mais tranquilo, pois saberá que o seu veículo terá direito a uma indenização e ele não ficará com todo o prejuízo. Portanto, o ideal é que você contrate um seguro auto.

Coloque insulfilm nos vidros do seu carro

Além de ajudar a proteger o vidro da exposição solar e tornar a visão mais agradável para quem faz corridas durante o dia, o insulfilm é uma película que também dificulta a visualização de quem está de fora do carro.

Logo, o passageiro não verá com facilidade o que está acontecendo dentro do carro do motorista e, em grande parte das vezes, os bandidos costumam pensar duas vezes antes de agir quando eles não têm certeza de quantas pessoas estão no veículo e qual é o perfil delas. Portanto, essa é uma excelente maneira para prevenir assaltos.

Não reaja a assaltos

A sua vida é um bem precioso que não tem volta e, se mesmo com todos esses procedimentos de segurança, você passar por essa situação, o recomendado é que você faça tudo o que lhe for pedido e lembre de sempre informar os seus movimentos.

Por exemplo, avise caso seja necessário que você tire o cinto ou se precisar ter qualquer outra ação. Dessa forma, você estará mostrando que não está tentando reagir.

Após o ocorrido, vá até a delegacia mais próxima e faça o seu boletim de ocorrência. Sabemos que essa situação pode ser bastante conturbada. Por isso, busque ajuda com alguém de sua confiança e relate o ocorrido. Assim você ficará bem mais tranquilo.

Evite contato visual e físico

Esse comportamento deve ser priorizando, principalmente, em casos de passageiros do sexo feminino. Isto porque, infelizmente, ainda existem muitos casos de assédios e violências verbais e físicas relacionados a determinados motoristas de aplicativos.

Portanto, ao receber clientes mulheres em seu carro, sempre seja muito respeitoso e mantenha a discrição profissional. Evite contatos visuais e físicos. Além de incentivar que a passageira sente no branco de trás e na posição contrária à sua, para que ela esteja ciente de tudo que você está fazendo durante a corrida.

Sempre utilize o cinto de segurança

Nunca deixe de utilizar o cinto de segurança durante as suas corridas. Esse material é capaz de salvar vidas e pode te proteger em casos de acidentes. Além disso, lembre também a todos os seus passageiros de colocarem o cinto.

Assim, todos estarão bem protegidos e mais seguros durante a viagem. Haja vista que essa ação também é obrigatória e pode gerar multas caso seja descumprida.

Mantenha o contato frequente com os seus amigos e familiares entre uma corrida e outra

Mais uma excelente maneira de garantir a sua segurança durante o momento de trabalho, é utilizar o seu celular para manter o contato frequente com pessoas próximas e de sua confiança, sejam elas amigos ou familiares. Dessa forma, elas estarão sempre cientes de qual região você está trabalhando e para onde está indo.

Assim, seus amigos e familiares poderão te ajudar caso você esteja em uma situação de perigo. Além disso, você pode fazer esse contato principalmente nos casos em que um passageiro parecer muito suspeito ou, se durante a corrida, o cliente te guiou para um bairro afastado, desconhecido e perigoso.

No entanto, o ideal é que você combine com elas algumas frases ou palavras-chave para que as pessoas próximas de você identifiquem que você está em uma situação de risco durante a ligação. Dessa forma, o passageiro não perceberá que esse contato se trata de um pedido de ajuda. O que evitará uma possível reação violenta que ele possa ter.

Dicas de direção preventiva e defensiva para a segurança das suas corridas

A direção preventiva e defensiva é um termo dado para um conjunto de ações que o motorista deve ter para gerar um trânsito seguro e tranquilo para todo mundo. Com isso, entre os cuidados que envolvem essas direções, estão a habilidade, a ação, o conhecimento, a previsão e a atenção. Logo, todos os comportamentos que um motorista deve ter para chegar ao seu destino sem acidentes ou riscos.

Sendo assim, a direção preventiva é caracterizada pelos comportamentos que um condutor deve ter para se prevenir de riscos e problemas no trânsito. Ou seja, são os atos que cada motorista precisa dispor para tornar-se um trânsito seguro para todos.

Já a direção defensiva, está relacionada as atitudes que o motorista deve possuir para se proteger de situações de riscos e evitar se envolver em um acidente no trânsito, por exemplo. Desse modo, esse tipo de direção trata-se de saber o que deve ser feito quando o condutor se ver exposto a situações que podem causar acidentes graves.

Dessa maneira, veja a seguir como manter a direção preventiva e defensiva na prática:

Sempre mantenha uma distância segura dos outros veículos

Essa atitude está muito relacionada com a direção defensiva, mas também se assemelha com a direção preventiva. Visto que, quando o motorista está a uma certa distância do veículo que está a sua frente, ele tem mais tempo de reagir caso alguma coisa aconteça. Como por exemplo: desvios e freadas bruscas que podem gerar acidentes no trânsito.

Além disso, essa é uma excelente forma de se prevenir de quaisquer problemas. Já que dessa maneira você estará colaborando para uma pilotagem tranquila tanto para os automóveis que estão à sua frente, quanto para todos os outros de trechos diferentes.

Tenha a atenção redobrada em dias chuvosos

Quando o tempo está fechado e o dia está bastante chuvoso, existe uma dificuldade maior para os motoristas, mesmo para aqueles que já são experientes. Sobretudo em se tratando de chuvas fortes e tempestades.

Com isso, além da visibilidade do condutor ficar comprometida, a aderência dos pneus ao solo é diminuída, facilitando para o acontecimento de possíveis acidentes.

Dessa maneira, a atitude mais correta para ter diante dessas ocorrências é reduzir a velocidade do carro, redobrar a sua atenção no trânsito e ligar o ar quente que é direcionado para o pára-brisa ou o ar condicionado para evitar que os vidros fiquem foscos.

Assim como, é muito importante que você sempre mantenha os pneus do seu veículo bem conservados e com a manutenção em dia, pois eles serão os seus maiores aliados em dias de chuva. Portanto, esteja sempre checando o estado dos pneus periodicamente. Principalmente no inverno.

Sempre seja muito cuidadoso ao trocar de faixa

Um dos maiores causadores de desentendimentos e acidentes no trânsito é o momento da troca de faixa. Isto porque, muitos motoristas não aguardam a hora mais apropriada ou, em muitas vezes, nem sinalizam os outros condutores para fazer essa troca.

Podendo gerar acidentes graves ou, no mínimo, um grande susto dos outros motoristas, obrigando-os que tomem uma atitude imediata para evitar batidas.

Sendo assim, além de ser uma atitude muito importante para gerar a direção preventiva e tornar um trânsito seguro para todos os condutores, a troca de faixa também é regida por lei. Desse modo, antes de fazer essa troca, você deve aguardar o momento mais oportuno e sinalizar. Além de ser o seu dever manter a prudência e gentileza no trânsito.

Em dias de neblina, nunca deixe os faróis altos

Em épocas mais chuvosas do ano e dependendo da sua cidade, é possível que em alguns momentos você encontre neblina durante o caminho de suas corridas. Logo, a visibilidade é comprometida e a melhor maneira de passar por essa situação de forma positiva é utilizando os faróis baixos. Isto porque, quando eles estão altos, a sua visão fica ainda mais ofuscada.

Além disso, se o seu veículo tiver os faróis de neblina, não esqueça de ligá-los pois o objetivo deles é fazer a iluminação por baixo e nas laterais do carro. O que irá garantir uma melhor visualização da sinalização e da estrada.

Assim como, se o veículo possuir faróis de neblina traseiros também, acenda-os para que os motoristas que estão vindo atrás de você, também consigam ter uma melhor visualização.

Respeite o seu cansaço

Não ultrapasse os seus limites e sempre respeite quando estiver cansado ou com sono. Já que uma atitude também muito comum de muitos condutores, que levam a causa de acidentes no trânsito, é o fato de dormir involuntariamente durante o percurso. Contudo, mesmo que você não pegue no sono, ao dirigir cansado, os seus reflexos ficam diminuídos e você se torna mais vulnerável. Sendo assim, você não consegue ter uma reação imediata caso algo aconteça. Além de poder gerar acidentes por causa de uma batida que foi provocada por uma “simples piscada de olhos”.

Além do mais, respeitar o cansaço deve ser ainda mais priorizado pelos motoristas de aplicativos que preferem fazer as suas corridas durante a noite. Visto que, a visibilidade é mais prejudicada e o pouco movimento, luz e som podem estimular o cansaço e o sono mais rápido em comparação a quem trabalha pela manhã ou tarde.

Tenha cuidado ao fazer ultrapassagens

As ultrapassagens de automóveis são outros grandes causadores de acidentes no trânsito, que podem até mesmo ser fatais. Portanto, tenha sempre muita prudência e atenção durante as ultrapassagens para garantir uma direção segura para todos os outros condutores.

Desse modo, ao decidir fazer uma ultrapassagem, sinalize com a seta para o lado em que você quer fazer a conversão, toque um pouco a buzina para avisar ao condutor que está na sua frente e observe pelo retrovisor por alguns segundos se não tem outro veículo que está te ultrapassando. Só depois que tudo isso estiver dentro dos conformes, acelere com uma marcha mais forte e ultrapasse.

Esteja sempre atualizado em relação às leis de trânsito e seja gentil com todos os condutores

Respeitar as leis de trânsito é o ponto mais importante para dirigir com segurança e de forma preventiva. Por isso, tire sempre um tempinho da sua rotina para conhecer e se atualizar de todas as regras e normas esquecidas ou que ainda não foram vistas.

Além disso, seja sempre um motorista gentil e prudente com as suas atitudes e com a maneira que você lida com os outros condutores.

Aqui abaixo tem algumas dicas de gentileza e prudência para transformar a sua rotina de trabalho sempre segura e tranquila:

  • Respeite as vagas exclusivas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência;
  • Nunca deixe de utilizar o cinto de segurança;
  • Incentivem que todos os seus passageiros também utilizem o cinto;
  • Não estacione em frente a locais proibidos e garagens;
  • Respeite todas as placas de trânsito;
  • Dê preferência para os ciclistas e pedestres;
  • Evite fazer as curvas muito fechadas;
  • Mantenha sempre o bom senso e esteja sempre atento em todos os carros que estão ao seu redor.


Este artigo pertence ao Curso de Motorista de Aplicativo

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados