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Higiene e Biossegurança

Todo estabelecimento que deseja fornecer um serviço voltado à saúde deve estar de acordo com os princípios norteadores da biossegurança. Entretanto, nem todo mundo entende o que é biossegurança e como ela pode ser aplicada através dos mínimos detalhes.

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Afinal, o que é biossegurança?

De maneira geral, podemos dizer que a biossegurança é um conjunto de ações voltadas para prevenir, minimizar e eliminar riscos à saúde do profissional e do seu paciente. Diferente do que muitos pensam, os riscos estão presentes em diversos lugares em diferentes níveis de gravidade.

Durante a pandemia do coronavírus, fomos capazes de entender a importância dos mandamentos da biossegurança e conscientizar a população em geral sobre as técnicas básicas desse conjunto de ações para garantir a saúde individual e coletiva.

A massoterapia é uma atividade profissional considerada de risco baixo, pois ainda que estejamos entrando em contato direto com diferentes corpos, a prática da massagem não envolve perfurações da pele, preservando assim a nossa principal barreira de proteção contra agentes infecciosos.

Entretanto, isso não significa que a atuação na biossegurança deve ser deixada de lado, já que ainda assim, uma clínica de massoterapia está lidando com a saúde de pessoas distintas.

Diferentes tipos de riscos

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Acidentes: um acidente ocorre quando alguma coisa não programada impede que as tarefas do trabalho continuem a ser executadas, de maneira totalmente inesperada e somada a um risco fora do controle. Por exemplo: quedas em pisos escorregadios; cortes em superfícies pontiagudas;

Risco ergométrico: todo fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do profissional, causando desconforto ou afetando sua saúde. Por exemplo: lesões por levantamento excessivo de peso; postura inadequada; atividades repetitivas.

Riscos físicos: envolvem exposições a fontes de energia que podem ser prejudiciais a saúde do profissional, tal como os ruídos, temperaturas extremas, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade

Risco químico: a probabilidade de sofrer agravo devido ao acesso e o contato a composições químicas prejudiciais que possam penetrar no organismo. Por exemplo: gases, ácidos e bases fortes, metais pesados. Risco biológico: envolve o contato com um organismo vivo de característica patogênica, ou seja, que fornece alguma ameaça à saúde humana ou animal. Por exemplo: vírus, parasitas, fungos e bactérias.

Agora que você já entende os diferentes riscos que circundam o nosso dia a dia, cabe a você garantir que o consultório de massagem esteja perfeitamente adequado e permita a minimização desses riscos para a promoção da saúde e segurança a você, seus pacientes e demais funcionários.

De acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2020, as maiores causas de acidente em clinicas de massoterapia são::

1. Instrução inadequada de novos funcionários e estagiários;
2. Supervisão ineficiente, levando ao acúmulo de funções e a má execução de tarefas;
3. Mau uso e armazenagem de aparelhos e materiais como pedras, cremes e óleos;
4. Negligência de normas existentes;
5. Práticas inadequadas;
6. Planejamento falho;
7.Má higienização dos utensílios e materiais;

Como garantir a biossegurança nas clínicas de massagem?

Como dito anteriormente, os riscos podem estar presentes em diversos locais e por isso devemos estar atentos sobre diferentes práticas que juntas conseguem minimizar esses riscos e garantir uma condição mais segura para o atendimento dos seus pacientes. 

Barreira de proteção primária

Os nossos corpos são um conjunto de sistemas completos e que a todo momento estão trabalhando para proteger o nosso organismo contra agentes causadores de doenças. No nosso corpo, a principal barreira de segurança que temos é a nossa pele. Portanto, quando falamos em manutenção da barreira primária estamos nos referindo principalmente sobre a higienização de tudo que entrará em contato com a nossa pele, como as macas, toalhas, equipamentos, e apoios. 

O objetivo dessa higienização é conseguir prevenir a disseminação de doenças entre diferentes pessoas  que estão acessando o consultório de massagem. Isso significa que essa barreira de proteção deve ser trabalhada a cada troca de paciente. Entenda como: 

Limpeza das mãos 

Com o advento da pandemia da Covid-19 o mundo já foi capaz de entender a importância da lavagem das mãos seguido do uso do álcool em gel para a prevenção de doenças. De maneira geral, o objetivo da lavagem das mãos é conseguir minimizar os riscos de transmissão de agentes patogênicos como vírus e bactérias, além das sujeiras que ficam nas mãos para o corpo do paciente. Dessa forma, como dito anteriormente, a limpeza das mãos tem que ser feita entre e/ou durante cada atendimento e toda vez que vai ocorrer a manipulação de algum objeto que possa conter microrganismos ou sujeiras indesejadas. 

Por fim, logo após a lavagem das mãos devemos realizar a assepsia com o álcool a 70%. Entretanto, é importante lembrar que a utilização do álcool não é capaz de substituir a lavagem das mãos com sabonete e água corrente, já que esse componente não consegue remover sujeiras como poeiras e óleos.

Para uma boa lavagem das mãos, é importante primeiro molhar as mãos, para em seguida ensaboar e esfregar as palmas, o dorso das mãos, os espaços entre os dedos, os polegares, as unhas e os punhos. Por fim, enxague as mãos com o auxílio de papel toalha descartável. 

Limpeza da maca (cadeira de massagem)

Tem como principal motivo prevenir a transmissão de microrganismos e sujeiras que ficam na maca. A limpeza da maca tem que ser feita entre e/ou durante cada atendimento. Também envolve acobertar a maca com papel toalha ou lenço descartável. A limpeza da maca é feita com álcool de 70o ou outro antisséptico.

Troca e higienização de toalhas

Em alguns casos, o ideal é utilizar toalhas descartáveis, evitando assim o acúmulo de sujeira e a transmissão cruzada. Entretanto, nem sempre isso é possível, por isso, devemos nos atentar acerca da troca periódica das toalhas e da sua higienização após o uso. 

Essa limpeza tem como principal função prevenir a transmissão de microrganismos e sujeiras que ficam impregnadas na toalha. Isso significa que, de maneira geral, a troca de toalha tem que ser feita entre cada atendimento, lavadas com sabão antisséptico e de preferência em água quente a 60 graus celsius.

Limpeza do ambiente

A clínica de massagem deve ser mantida extremamente limpa e de qualquer fonte de sujeira. A higienização do local deve ser feita considerando as recomendações da Organização Mundial da Saúde ara estabelecimentos de saúde e clínicas de estética de baixo risco, utilizando água, sabão e hipoclorito de sódio a 1%.

O que é o hipoclorito de sódio?

O hipoclorito de sódio é um produto largamente utilizado pela população brasileira, Comumente, essa substância pode ser conhecida como água sanitária, lixívia, Qboa ou cândida. Para o uso doméstico, o hipoclorito de sódio pode ser encontrado em solução de até 2,5% de hipoclorito de sódio, por isso, a sua diluição deve ser feita considerando a concentração inicial do produto e o que você deseja obter.

O Hipoclorito de Sódio é o resultado final da reação do cloro com uma solução diluída de soda cáustica. Em altas concentrações ele pode gerar toxicidade e risco químico, por isso, a comercialização legal desse produto é realizada somente na forma de Água Sanitária. 

O hipoclorito de sódio a 1%  serve para limpar superfícies, clarear e higienizar as roupas, toalhas e tecidos, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como a hepatite. 

Para desinfetar superfícies e eliminar vírus e bactérias a partir dessa concentração final,  o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda misturar 1 colher de sopa da solução a cada  1 litro de água. Após a mistura, você pode usar essa solução  para desinfetar superfícies como balcões, mesas, piso e até mesmo na lavagem de toalhas, por exemplo.

Utilização de EPIs

Os equipamentos de proteção individual tem como principal objetivo minimizar riscos de contaminação e higiene pessoal. Dessa forma, o investimento nesses materiais é de caráter obrigatório e envolve uma série de componentes como: roupas adequadas como jaleco e roupas brancas, luvas, óculos, máscaras e toucas cirúrgicas.


Este artigo pertence ao Curso de Básico de Massoterapia

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