Área do Aluno


ou



HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO COACHING

Apesar de ser uma palavra escrita em inglês, coaching tem origem húngara, com seu equivalente no termo kocsi. Kocs é uma cidade na Hungria, às margens do Rio Danúbio. No século XVI, começou a produzir as primeiras carruagens com suspensão feita de molas de aço, que logo se tornaram as mais cobiçadas da época por seu conforto.


As carruagens de Kocs eram chamadas de kocsi szeker, enquanto os nativos da cidade eram, também, chamados de kocsi. Esse vocábulo era entendido, pelos ingleses, como "coach". Portanto, o primeiro significado da palavra é "carruagem". Mas, com o passar do tempo, uma metáfora surgiu.


Do mesmo modo que a carruagem leva as pessoas aos diversos campos geográficos, o coach era a designação do tutor que conduzia outras pessoas pelos diversos campos do conhecimento. Ainda, reza a lenda que as famílias muito ricas, quando em longas viagens pela Europa, levavam servos no interior da carruagem.


Eles liam  em voz alta para as crianças o que elas tinham de aprender. Esse servo passou a ser chamado de coach, também. Já na segunda metade do século XIX, os alunos da Universidade de Oxford adotaram a gíria "coach" para designar os professores que lhes auxiliavam nos exames finais.


Em seguida, a própria universidade começou a chamar os técnicos das equipes esportivas desse modo. O grande diferencial desse método é o chamado Inner Game, ou Jogo Interior, criado por Timothy Gallwey, que considera que o oponente real do esportista não é outro competidor, mas suas próprias limitações e fraquezas.


Este jogo interno visa superar hábitos mentais que podem inibir o bom desempenho. Nas décadas de 1950 e 1960, o gigantismo das operações empresariais impulsionadas pelo mercado de capitais gerou alguns desafios básicos. Primeiro,  profissionais mais antigos foram dispensados para obter resultados maiores.


O quadro acarretou a perda de experiência relevante para as empresas, que se viram obrigadas a recontratá-los, mas como consultores externos. Em segundo lugar, o aumento do número de subsidiárias em países distantes fez surgir a necessidade de formar líderes. Daí a necessidade de um novo tipo de profissional: o coach.


O sucesso do Inner Game despertou o interesse de alguns executivos que praticavam tênis, que notaram como a metodologia também poderia ser aplicada no mundo corporativo. Nos dias de hoje, o Coaching é bastante utilizado para o desenvolvimento pessoal e profissional, aplicado, principalmente, em gestão de pessoas.

A metodologia que estabelece parceria entre um profissional coach e o coachee, é indicada para quem deseja alcançar objetivos específicos, desenvolver habilidades, aprimorar competências e atingir resultados extraordinários. O processo aumenta motivação e produtividade, facilitando a interação de equipes e melhorando a comunicação.


Diversas organizações estão investindo neste poderoso processo para, assim, desenvolver e qualificar seus colaboradores, de modo que todos alcancem resultados cada vez mais satisfatórios. Este é um diferencial extremamente importante para aqueles que buscam e almejam o sucesso.



Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados