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Histórico do cliente - Análise de Crédito e Cobrança

Ao solicitar um empréstimo, deve ser preenchido um formulário contendo as informações financeiras e não financeiras do solicitante.

Isso permite que a instituição de crédito determine sua solvência e adequação. 

Além disso, fornecer informações de contato para referências ajuda a estabelecer informações preliminares de contato com eles (BLATT, 1999). 

O registro é uma lista de todas essas informações e pode ser encontrada no formulário. Todas as informações exigidas pelo registro devem ser incluídas em um requerimento para que a instituição credora possa obter um entendimento inicial do cliente.

A análise dos créditos tradicionais de nota “C” de um candidato fornece à empresa uma compreensão completa e detalhada da pessoa que está se candidatando. 

Isso porque os “C’s” indicam aspectos sobre o solicitante que são analisados ​​no processo de registro. Existem muitas maneiras de realizar essa análise, uma das quais é através do uso de uma tabela descrevendo cada nota “C”.

Ao cadastrar um cliente, às vezes é necessário pedir uma garantia como rede de segurança adicional para o negócio compensar determinados fatores de risco. 

Silva (2008) defende que os profissionais do setor de crédito devem identificar os devedores e as fragilidades operacionais e, então, recomendar as garantias necessárias, levando em consideração a liquidez e segurança que proporcionam. Santos (2000) argumenta que a finalidade de uma garantia é evitar que fatores imprevistos interfiram na liquidação de um empréstimo, como concorrência, clima, medidas governamentais etc. 

Além disso, salienta que a decisão de concessão de crédito deve basear-se na capacidade de pagamento do cliente e não em garantias.

Para reduzir o risco de crédito, além de serem registradas em cartório, as garantias devem ser devidamente formalizadas, o que é fundamental para sua validade, como meio de prova e contra terceiros (SANTOS, 2000).

Uma etapa importante da tomada de decisão no processo de liberação de crédito é a análise econômico-financeira, que permite verificar como a administração de uma empresa conduz os negócios ao longo do tempo. 

Nesse sentido, a análise das demonstrações financeiras busca avaliar o desempenho econômico-financeiro de uma empresa em um determinado momento do passado, com o objetivo de avaliar a resposta às decisões tomadas sobre sua liquidez, estrutura acionária e rentabilidade. 

O desempenho de uma empresa deve ser baseado nos valores contidos nas demonstrações, principalmente na demonstração do resultado do exercício e no balanço patrimonial, onde serão aplicados padrões analíticos para obter conclusões sobre o desempenho retrospectivo, atual e futuro da empresa.

Contudo, é importante se manter alerta para ter boas conclusões e tomar as decisões certas. Portanto, as análises são fundamentais, porém dependerão do volume das informações disponíveis e qualidade.



Este artigo pertence ao Curso de Análise de Crédito e Cobrança

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