Maquiagem e sua historia
Durante o período paleolítico, os seres humanos passaram a se reunir, determinando territórios para habitarem. A partir disso, eles começaram a ficar mais sedentários e a formar hierarquias, e assim, o homem passou a despertar o sentimento de vaidade.
As primeiras pinturas surgiram no período de guerra, onde seriam considerados os primeiros tipos de uniformes tribais. No entanto, foi na Mesopotâmia que surgiram os primeiros utensílios e itens de maquiagem à base de carvão, henna e outras substâncias naturais.
Contudo, foi no antigo Egito que o costume de passar maquiagem diariamente tornou-se um ritual. Os faraós passaram a usar perucas coloridas e maquiavam os olhos com misturas de metais pesados, que os protegiam da intensa luminosidade e poeira do sol daquela localidade.
Com isso, a rainha Cleópatra passou a se inteirar mais do assunto e ficou conhecida por seus banhos de leite e tratamento facial com argilas.
Além disso, a maquiagem era muito utilizada para diferenciar membros de cada aldeia, celebração de rituais religiosos e também simbolizar a passagem de fases da vida.
- Idade Média
Na Idade Média, a terrível Idade das Trevas, o fanatismo religioso levou ao abandono da maquiagem: apenas prostitutas e bruxas usavam esses truques para "enganar" os homens.
Assim, a maquiagem tornou-se impopular e o Parlamento britânico puniu as mulheres da mesma forma que as que praticavam feitiçaria. Se o marido achar que esses fatores foram usados para persuadi-lo e induzi-lo a se casar, ele podia pedir o divórcio.
Já durante o século 20, os cosméticos foram amplamente utilizados ao redor do mundo, mas a produção foi interrompida durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais devido à necessidade de produzir armas e à escassez de matérias-primas.
Nessa época, algumas mulheres começaram a produzir seus próprios produtos de beleza, e essa produção se espalhou pelo mundo.
Após o período de Guerras, a maquiagem tornou-se muito popular e também foi usada como uma forma de as mulheres se recuperarem dos horrores da guerra e recuperarem seu poder feminino.
Com a evolução dos produtos, eles deixaram de ser usados apenas para fins cosméticos, mas também passaram a precaver o prematuro envelhecimento, proteger a pele do sol, hidratar e outras funções desempenhadas pelos cosméticos atuais.
Isso significa que, além de cobrir as manchas, eles acabam tratando a pele ao mesmo tempo. Por isso, há décadas, a maquiagem se tornou uma tendência, sempre acompanhando a moda atual.
Dessa forma, vários looks de maquiagem com funções diferentes são criados. Entre as várias novidades, podemos citar os olhos, que ganham diferentes tons de rímel, delineador, glitter e sombra.
Além disso, a pele tem base, corretivo, diferentes tons de pó, diferentes tons de blush, iluminador e contorno. Para os lábios temos batom em bastão, batom líquido, gloss. e brilho labial.
Por fim, as sobrancelhas recebem produtos específicos como lápis, sombras e pomadas.
Este artigo pertence ao Curso de Automaquiagem
Faça o Curso completo grátis!!