História do Pilates
O Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates na década de 1920, que usou como base o conceito de contrologia. Este conceito diz respeito ao controle consciente de cada movimento executado pelo corpo através de toda nossa estrutura corporal, como músculos, tendões e ligamentos.
Joseph sofreu com muitos problemas de saúde durante a infância, por isso passou a vida praticando atividades físicas para melhorar seu condicionamento físico. Em relação ao método do Pilates, ele iniciou o desenvolvimento do exercício durante a Primeira Guerra Mundial, quando se tornou refugiado e foi enviado para uma ilha inglesa. Durante alguns anos dedicou-se à elaboração de melhorias e aperfeiçoamentos para a técnica, até 1967, quando faleceu.
Após a guerra, Joseph voltou à Alemanha, onde continuou a aperfeiçoar o método em colaboração com pioneiros das técnicas de movimentos como Hanya Holm e Rudolf von Laban. Em 1923, viajou para Nova York com sua esposa, Clara, para montar seu primeiro estúdio de Pilates.
O método Pilates fez sucesso imediatamente nos Estados Unidos, principalmente entre os bailarinos, que geralmente se machucavam muito e logo descobriram que os exercícios de Pilates proporcionam uma recuperação mais rápida – isso em um período em que não se conhecia os efeitos terapêuticos da reabilitação imediata.
Joseph praticava aquilo que pregava e se recuperou totalmente recuperado dos seus problemas de infância. Ele afirmava que estava pelo menos cinquenta anos à frente de sua época, e realmente estava, uma vez que ainda não havia feito fisioterapia.
Inicialmente a medicina tradicional foi resistente ao método, ainda que tivesse comprovado sua eficiência na reabilitação de muitas pessoas com diferentes tipos de lesões músculo esqueléticas.
No método original, Joseph criou 34 movimentos, que deram origem a cerca de 500 variações aplicadas atualmente, criadas por estudiosos que se interessaram e resolveram se dedicar ao Pilates.
Os exercícios podem ser executados com ou sem aparelhos e têm o intuito de alongar e fortalecer toda a musculatura do corpo, melhorando a coordenação motora e a flexibilidade. Atualmente esse tipo de exercício físico ajuda milhões de pessoas ao redor do mundo que convivem com diferentes questões, sejam problemas mais simples, mais graves, ou que apenas desejam se manter saudáveis.
Este artigo pertence ao Curso de Pilates
Faça o Curso completo grátis!!