Indicadores de Gestão de Pessoas
Depois de compreender todo o processo de gestão de pessoas, resta agora aprender sobre os parâmetros que podem ser utilizados para mensurar se o setor de gestão de pessoas está ou não fazendo um bom trabalho.
São muitos os indicadores que podem ser utilizados para conseguir essas informações. Um bom time de dados pode ser essencial para administrar as informações e conseguir, assim, direcionar a empresa para o melhor caminho.
Iremos apresentar abaixo alguns dos indicadores mais utilizados no dia a dia da gestão de pessoas.
Avaliação de competências
Esse processo já foi apresentado antes como um identificador de gargalos, de pontos dentro da empresa que demandam melhorias. Porém essas avaliações também são bons parâmetros sobre o trabalho realizado pelo setor de gestão de pessoas.
Mais especificamente, é interessante ter um histórico das avaliações de competência dos funcionários. Assim será possível acompanhar se os processos de desenvolvimento de pessoas estão gerando resultados e, em caso negativo, o que pode ser feito para melhorá-los.
Retorno sobre o Investimento (ROI) em Treinamentos
Esse é um valor contábil a respeito do quanto o treinamento dos funcionários foi lucrativo para a organização. A ideia deste cálculo é relacionar o quanto foi gasto em treinamento dos funcionários e o quanto que houve de produção a mais para a empresa.
Nem sempre esses valores vão ser de simples medição. Alguns treinamentos, principalmente a nível organizacional ou cujo objetivo é desenvolver um possível gerente, pode não ter um resultado imediato para a empresa. Porém o cálculo é um importante fator guia para os treinamentos no geral.
O cálculo funciona da seguinte maneira: ROI = (resultados obtidos no período - custo) / custo.
Produtividade
Esse é um aspecto essencial tanto para o setor de gestão de pessoas quanto para a cúpula da empresa. O objetivo é acompanhar o quanto dos recursos da empresa estão sendo gastos com o objetivo de gerar lucratividade para a organização.
São muitos os dados necessários para avaliar efetivamente a produtividade. Primeiramente, é necessário perceber o quanto está sendo gasto, quais os custos que a empresa possui ao longo do mês.
Depois, é necessário avaliar o quanto esse gasto está gerando de retorno. Quanto tempo as máquinas utilizadas estão efetivamente gerando valor? Há um período em que os trabalhadores ficam ociosos, ou seja, somente esperando até que surja um trabalho para fazer? Qual o motivo disso estar acontecendo? Quais os gargalos existentes na operação, ou seja, quais atividades demandam mais tempo ou recurso para serem concluídas e, por conta disso, atrasam toda a operação?
Essas são algumas das perguntas que devem ser respondidas para que a produtividade de uma organização seja corretamente avaliada. Não é um trabalho fácil de ser feito, porém gera resultados imensuráveis para uma organização.
Taxa de turnover
O Turnover é um termo que se relaciona à rotatividade dos funcionários. Uma alta taxa de turnover corresponde à uma baixa capacidade da empresa de manter os seus funcionários.
Os processos de demissão e contratação, mesmo quando realizados sem nenhum percalço (o que é raro) geram um custo para a empresa. No melhor dos casos, o único custo será o tempo gasto entrevistando os candidatos. No pior dos casos, será gasto com despesas trabalhistas (em caso de demissão) ou no treinamento de um novo funcionário contratado.
Em outras palavras, a empresa deve evitar a rotatividade de seus trabalhadores. O indicador para acompanhar isso é a taxa de turnover.
Dependendo do valor desta taxa, será possível tomar ações, como o alocamento de recursos nos processos de manter pessoas. Lembrando sempre que o salário é um fator que determina a permanência de funcionários, mas a satisfação no trabalho corresponde a muito mais do que isso.
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