Área do Aluno


ou



Influência da Motivação, Engajamento e Autoeficácia

Estes são fatores chave na determinação do sucesso acadêmico das crianças. São fundamentais para garantir que as crianças desenvolvam tanto a habilidade quanto a vontade de se envolver em atividades de alfabetização.

A primeira dimensão, engajamento comportamental, refere-se ao grau de investimento que uma criança dá às tarefas acadêmicas, incluindo o nível de esforço, concentração e persistência.

A segunda dimensão, o envolvimento emocional refere-se às respostas afetivas das crianças às atividades de aprendizagem que podem variar desde respostas positivas (interesse, curiosidade, alegria, sentimento de pertença) a respostas negativas (tédio, ansiedade, alienação) dependendo do clima da escola e da sala de aula e da natureza. da tarefa de alfabetização.

A terceira dimensão, o engajamento cognitivo, engloba um número de elementos, incluindo: a motivação para aprender (intrínseca versus extrínseca); o estabelecimento de metas de aprendizagem (domínio versus desempenho); o aproveitamento de estratégias metacognitivas (por exemplo, planejamento, ensaio, monitoramento e avaliação) em busca desses objetivos e capacidade de sustentar o esforço necessário para realizá-los.

A autoeficácia percebida refere-se às crenças nas próprias capacidades para organizar e executar os cursos de ação necessários para gerenciar situações prospectivas. As crenças de eficácia influenciam a forma como as pessoas pensam, sentem, motivam-se e agem.

Claramente, a motivação para se envolver com tarefas acadêmicas é influenciada por crenças sobre autoeficácia e determina o nível de engajamento.

A alfabetização como uma atividade útil e valiosa que leem amplamente e com frequência, selecionando livros de interesse particular e iniciando conversas literárias. O apetite dos leitores engajados por desafios e autoconceito positivo permite que eles persistam em tarefas difíceis, confiantes de que possuem as habilidades e estratégias necessárias para serem bem-sucedidos. O sucesso na consecução deste objetivo depende de três variáveis ​​consideradas de igual importância:

  1. níveis de conhecimento e habilidade de professores e alunos;
  2. motivação de professores e alunos;
  3. fatores organizacionais e contextuais que estão situados no contexto social e cultural mais amplo

Imagem Interna



Este artigo pertence ao Curso de Alfabetização Infantil

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados