Influência da Motivação, Engajamento e Autoeficácia
Estes são fatores chave na determinação do sucesso acadêmico das crianças. São fundamentais para garantir que as crianças desenvolvam tanto a habilidade quanto a vontade de se envolver em atividades de alfabetização.
A primeira dimensão, engajamento comportamental, refere-se ao grau de investimento que uma criança dá às tarefas acadêmicas, incluindo o nível de esforço, concentração e persistência.
A segunda dimensão, o envolvimento emocional refere-se às respostas afetivas das crianças às atividades de aprendizagem que podem variar desde respostas positivas (interesse, curiosidade, alegria, sentimento de pertença) a respostas negativas (tédio, ansiedade, alienação) dependendo do clima da escola e da sala de aula e da natureza. da tarefa de alfabetização.
A terceira dimensão, o engajamento cognitivo, engloba um número de elementos, incluindo: a motivação para aprender (intrínseca versus extrínseca); o estabelecimento de metas de aprendizagem (domínio versus desempenho); o aproveitamento de estratégias metacognitivas (por exemplo, planejamento, ensaio, monitoramento e avaliação) em busca desses objetivos e capacidade de sustentar o esforço necessário para realizá-los.
A autoeficácia percebida refere-se às crenças nas próprias capacidades para organizar e executar os cursos de ação necessários para gerenciar situações prospectivas. As crenças de eficácia influenciam a forma como as pessoas pensam, sentem, motivam-se e agem.
Claramente, a motivação para se envolver com tarefas acadêmicas é influenciada por crenças sobre autoeficácia e determina o nível de engajamento.
A alfabetização como uma atividade útil e valiosa que leem amplamente e com frequência, selecionando livros de interesse particular e iniciando conversas literárias. O apetite dos leitores engajados por desafios e autoconceito positivo permite que eles persistam em tarefas difíceis, confiantes de que possuem as habilidades e estratégias necessárias para serem bem-sucedidos. O sucesso na consecução deste objetivo depende de três variáveis consideradas de igual importância:
- níveis de conhecimento e habilidade de professores e alunos;
- motivação de professores e alunos;
- fatores organizacionais e contextuais que estão situados no contexto social e cultural mais amplo
Este artigo pertence ao Curso de Alfabetização Infantil
Faça o Curso completo grátis!!