Instrumentos para Avaliação de Desempenho do Funcionário

Existem diversas formas de se aplicar uma avaliação de desempenho, mas cada empresa deve buscar a forma que melhor responde as suas necessidades, e que menos afeta o ritmo de produtividade, considerando que cada colaborador deverá preencher a sua avaliação durante o horário de trabalho.

Pode-se optar por exemplo, por testes específicos para cada setor juntamente com um questionário geral, ou um questionário único que englobe todas as áreas.

Um instrumento muito utilizado pelas empresas atualmente é a pesquisa de clima organizacional, que avalia todos os aspectos necessários, e geralmente é desenvolvida em formato padrão para se adequar a toda a empresa.

Vamos ver abaixo um modelo de pesquisa de clima organizacional, e a seguir uma lista com sugestões de perguntas a utilizar.

Imagem Interna

Utilizando este modelo apresentado, em relação a satisfação do trabalhador sobre os itens, ainda pode-se pensar em outras questões como:

- Você se sente reconhecido pelo seu líder?

- Confia no seu líder?

- Considera que ele(a) é um bom líder?

- Acredita que o seu salário é justo?

- Acredita que os benefícios oferecidos pela empresa são justos?

- Sabe qual é o seu papel dentro da empresa?

- Se identifica com os valores da empresa?

- Sabe qual é a missão da empresa?

- Acredita que a comunicação entre você e o seu gestor/colegas é clara?

- Se sente confortável para conversar com seu líder?

- Sabe o que acontece nos outros departamentos da empresa?

- Acredita que a infraestrutura da empresa é adequada?

- O ambiente é bem iluminado?

- Se sente sobrecarregado?

É importante sempre lembrar de escolher questões que tragam as respostas esperadas, e fazer perguntas específicas, sobre todos os aspectos necessários. Além disso, é interessante optar por perguntas de fácil mensuração de resultados, assim como no modelo apresentado.

Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH