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INTERVENÇÕES DO BRINQUEDISTA

O brinquedista deve estar atento às necessidades que o educando tem de utilizar determinado brinquedo por várias vezes, respeitar os desejos a vontade dos mesmos. Procurar trabalhar com grupos pequenos, de modo que irá atender os encantos de todos por igual. Um grupo com um número maior de pessoas poderá prejudicar o fato de não estabelecer contato mais estreito umas com as outras, impede dessa forma de conhecer os nomes e um pouco da história de cada um, por exemplo, nome dos pais data de aniversários, onde moram, entre outros. 


Este profissional deve fazer intervenções pertinentes, oferecer dá ideias que contribuirão com a aprendizagem das crianças, sugerir aos pais que participem das brincadeiras com seus filhos, respeitando o fato de errar na escolha de um brinquedo, deixarem que elas façam suas opções de modo a se tornarem independentes.     


É importante estabelecer uma relação com os pais fazendo com que eles participem das atividades da brinquedoteca, conheça um pouco do brinquedo, o que pode contribuir para a aprendizagem dos seus filhos. Por esse motivo, deve-se emprestar brinquedo quantas vezes forem necessárias a mesma criança. Isso contribui com novas descobertas, com o mesmo objeto. Se a criança sentir vontade de substituir tal brinquedo, isso ocorrerá naturalmente. Elas sentem-se seguras com a presença de um adulto, mas ao mesmo tempo querem sentir que está “sozinha”.


O brinquedista irá se deparar com situações inéditas no andamento das atividades da brinquedoteca, terá que estar atento a cada detalhe e as crianças têm a sensibilidade de perceber se está ou não acontecendo alguma coisa e terá compreensão quando o mesmo não encontra solução que resolverá de imediato o problema. 


O professor é um personagem fundamental no desenvolvimento do aluno, constrói diretrizes para a atividade pedagógica, intervém de forma incisiva no desenvolvimento cognitivo, além de servir como uma ponte entre a criança e o mundo. Nesse sentido, vivencia singularidade do significado de jogo e de material pedagógico, na elaboração da atividade de ensino, ao considerar nos planos afetivos e cognitivos, os objetivos, a capacidade do aluno, os elementos culturais e os instrumentos (materiais e psicológicos) capazes de colocar o pensamento da criança em ação.


Assim, a presença do lúdico nos cursos de formação do educador infantil é importante não só teoricamente, mas também por possibilitar o professor conhecer melhor o seu aluno, a partir dos jogos e brincadeiras que lhe oferece.



Este artigo pertence ao Curso de Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil

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