Introdução
O “Serviço Social” é uma profissão que permeia o campo dos processos e relações sociais. Passou a ser uma profissão mais exigida na década de 1930, porém atualmente tem um vínculo direto com as operações no setor das ciências sociais, os quais tem o objetivo principal a intervenção nas questões sociais apresentando soluções para uma sobrevivência digna e plena na sociedade.
A profissão decorre de variados campos científicos, abordando os mecanismos e estratégias dessas áreas como a: sociologia, antropologia, psicologia, ciências políticas, filosofia, direito, história, econômica, estatística, entre outras. Com isso, percebe-se que a profissão é altamente interdisciplinar no campo sociopolítico, exigindo uma visão analítica, crítica, criativa e solucionadora, utilizando de recursos interdisciplinares das ciências humanas para aplicar soluções eficazes em combate às desigualdades que foram e ainda são planejadas e construídas na sociedade através das relações de poder e controle social, para cumprimento de políticas públicas e políticas sociais.
A profissão intitula o profissional formado como “Assistente Social” e possui instituição que representam e regulamentam o setor, por exemplo:
- Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
O CFESS é uma entidade nacional que as atividades desempenhadas tem o objetivo de, junto aos conselhos regionais, dar orientações, disciplinar, normatizar e defender a execução da profissão do Assistente Social em todo o país, além de assegurar que o Código de Ética Profissional será cumprido.
- Conselho Regional de Serviço Social (CRESS)
O Conselho Regional desempenha um papel jurídico nesse setor social, com autarquias vinculadas ao CFESS, porém possui autonomia administrativa e financeira com jurisdição estadual. No Brasil, há 25 Conselhos Regionais e tem a função também de orientar e fiscalizar o exercício da profissão do Assistente Social.
- Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS)
A ABEPSS é uma entidade civil científica com abrangência nacional, construída por unidades de ensino de Serviço Social e por sócios de instituições privadas ou até mesmo individualmente.
- Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO)
Essa entidade visa representar os estudantes de Serviço Social no Brasil, além de buscar fomentar e potencializar a formação política e profissional. Logo, a entidade promove debates sobre os diferentes problemas que cercam tanto o curso, quanto a área profissional e busca garantir contatos permanentes dos estudantes junto à categoria dos assistentes sociais, entidades nacionais, da América Latina, entre outras.
Este artigo pertence ao Curso de Serviço Social Básico
Faça o Curso completo grátis!!